NOTINHAS PRÉ-RODADA



Da Copa do Brasil.

E perdoe a claríssima vantagem para Fluminense x Corinthians, mas este é o jogo no qual estou trabalhando desde a semana passada.

Se você não vive no Rio de Janeiro, não queira saber como é a vista do meu hotel, em Ipanema. Seria muita maldade.

As notinhas:

* A escalação de Carlos Eugênio Simon para apitar o segundo jogo do Corinthians em quatro dias é uma temeridade. Simon é experiente, sim, mas não vive boa fase (outro dia, deu um pênalti “Arquivo X”, em que simplesmente não houve contato entre os jogadores). E o problema maior não é o fato de Simon apitar dois jogos do mesmo time, e sim ser o mesmo árbitro.

* No fim do primeiro tempo de Botafogo x Corinthians, houve uma jogada com Ronaldo na área, em que aconteceu de tudo entre ele e Fahel. Simon deu falta, mas poderia ter dado pênalti. Se ele errar contra o Fluminense amanhã, isso será usado como argumento. Se errar contra o Corinthians, também. É a típica situação que deveria ter sido evitada pela nossa fantástica Comissão de Arbitragem.

* Pouca gente percebeu, mas Mano Menezes jogou uma casca de banana para Carlos Alberto Parreira, em sua entrevista coletiva pós-jogo, no Engenhão. Perguntado sobre a possibilidade de o Fluminense jogar com dois meias (Conca e Thiago Neves) amanhã, Mano afirmou, categoricamente, que Parreira não começará a partida assim, e que essa é uma possibilidade para o segundo tempo.

* Talvez o Corinthians prefira o Fluminense com dois meias…

* Entrei em General Severiano ontem (voltarei em minutos), para o treino do Corinthians, ciente de que estava pisando em solo sagrado do futebol brasileiro. Ao ler uma pequena placa ao lado da entrada para o gramado, a ficha caiu de vez.

* “Estádio Nílton Santos”. Preciso dizer mais?

* Já reparou como, entra ano sai ano, tem sempre um jogador do Flamengo contestando os treinamentos do clube? No ano passado foi Bruno (que, repita-se, tinha toda razão no conteúdo, mas nenhuma na forma), ontem foi Juan.

* Problemas internos (que não conhecemos totalmente) à parte, nenhum time tem tantos preparadores-físicos no futebol mundial.

ATUALIZAÇÃO, 18h40 – Como você já deve ter ouvido, Dentinho recebeu efeito suspensivo e poderá jogar contra o Fluminense.



  • Edouard Dardenne

    Você poderia se habituar a, sempre que possível, editar notinhas assim sobre alguns jogos da rodada. No mais, outro dia você estava com dúvidas sobre utilizar ou não o Twitter, e acho que situações como a desta semana (cobrindo intensamente os treinos e um jogo específico) e da próxima rodada (em que você estará em Roma) podem ser bem abordadas pelo perfil de mídia que o Twiiter oferece. Tb acho que pode usar para comentar ao vivo os demais jogos que esteja assistindo. Da ruma nota “online” sobre um golaço, sobre um fato relevante qualquer combina mais com o Twitter do que com o Blog, onde se espera ler textos mais elaborados. Um abraço.

  • Jovaneli

    André, gostaria de saber se acha uma boa o futebol adotar o chamado “desafio” usado na NFL, nesse caso com as devidas adaptações.
    Os técnicos teriam dois desafios por tempo. Errando o lance desafiado, perderiam uma das substituições. Acertando, número de desafios por tempo de jogo estaria mantido.
    Outra coisa: que tal dar um basta na subjetividade dos lances de penalidade? Como? Mudando a regra de forma que somente sejam marcados pênaltis em jogadas de toque de mão se a bola estiver indo claramente e diretamente ao gol. Nesse caso, não caberia interpretação. Se a bola estiver indo para o gol e bater na mão, o pênalti deve ser marcado, com ou sem intenção. E qualquer outra jogada com de mão na área deveria ser marcado tiro livre indireto.
    Entendo que penalidade máxima deve ser dada quando um lance de gol é impedido irregularmente. Um toque simples deve ser encarado como falta e nada a mais.

    AK: O desafio faz parte da minha “proposta” de ajuda aos árbitros, chamada de “O Apito Eletrônico”. Já postei duas vezes (uma no IG e outra aqui) e gerou muita conversa. Se você quiser, te mando por e-mail. Um abraço.

  • Roberto Carlos Junior

    li gora no Lance que o STJD, vai ver a fita de Corinthians x Botafogo, e que pode punir o Ronaldo por puxar o cabelo do zagueiro, será que vão usar a mesma fita para punir o Simon por não dar 2 penaltis para o Corinthians,

    sem falar que querem punir o Felipe por declarações contra o tribunal, é uma vergonha,

    O Ronaldo deveria ir embora se fosse punido, e dar a conta dos prejuizos para o STJD pagar.

    tá ficando chato acompanhar o futebol, a FIFA deveria entrar nessas discussões, pois tá virando palhaçada.

    e os palhaços são os torcedores.

  • Diego D. Mazeto

    André, o que você achou das punições para o D. Souza e Domingos.
    Uma pergunta que vem na mente. Se em 2010 Diego ou o Domingos estiverem jogando em outro time que não dispute o Paulista eles não vão cumprir a pena. E se em 2011 eles disputem o Paulista essa pena ainda vai valer alguma coisa?

  • Simone

    O Flamengo deveria ter menos preparador físico e alguém que específicamente treine pontaria. Por que as oportunidades surgem, mas a facilidade com que se perde gol nesse time é de impressionar. Acaba gerando discussões e desgastes entre os jogadores e comissão técnica. Ser Flamenguista ultimamente é ficar a vendo uma sequência de bolas, na trave, no travesão, no goleiro, para fora. Cansativo…

  • Josildo

    Uma pergunta André: o Dentinho tinha sido denunciado por agressão cuja pena é de 120 a 540 dias e teve a acusação mudada no primeiro julgamento. Ele será julgado no plenário pela acusação inicial de agresão ou já será julgado num artigo cuja pena é em suspensão de jogos?

    AK: Ele poderá jogar enquanto não for julgado em segunda instância. A pena é a mesma: 3 jogos. Um abraço.

  • Eu tenho um carinho especial pelo Botafogo por causa do Nilton Santos e do Garrincha. Deve ser um privilégio mesmo estar em General Severiano. Eu nunca fui. O Rio de Janeiro é a cidade mais linda do mundo, Veneza e Roma chegam depois… Imagina quem tem essa vista todo dia,como nós cariocas… Boa cobertura! Será um jogaço!

  • Vota

    Prezados,
    Podem notar, como o Ilustre colunista bem ressaltou, que vai “começar a roubalheira” na campanha “Pró times de massa”. Aqui no RJ sempre vemos isso muito bem, haja vista que o Flamengo SEMPRE ganha com lances “polêmicos” e “duvidosos”. Não tenho a menor dúvida que no jogo de amanhã, o Sr. Simon vai cumprir seu “papel” direitinho, passando o Corinthians para a próxima fase. É preciso tirar a venda dos olhos e perceber como o “ESQUEMA” atua. É assim na política, é assim nos governos e em qualquer lugar. O Futebol é um instrumento poderoso nas mãos do governo. Podemos chamar de “pão e circo” que eles dão a população, para que esquecam das falcatruas que cometem em suas administrações. Uma ótima desculpa para desviar as atenções da “massa de manobra”. Futebol é um negócio e como tal, deve atender aos interesses (nem sempre “legais”) de quem o controla. OLHO VIVO!

  • Lula_Dodói

    “Talvez o Corinthians prefira o Fluminense com dois meias…” Acho que sim…Mano Menezes jogou verde…Com relação ao flamengo…bem colocado o lance dos preparadores físicos…nunca vi ng abordar esse assunto…talvez aja uma confusão por isso…some aos constantes atrasos de salários…já viu. rs t+

  • Marcelo David Macedo

    Seja bem-vindo à Cidade! Sugiro que volte ao Rio sem trabalho em pauta…

    Quanto ao jogo no Maracanã, eu vou: levarei minha mulher, que é corintiana, e não vai a um jogo do time de coração há dois anos. Será emocionante pra ela, e pra mim. Aqueles olhos brilhando me fazem até assistir Fluminense x Corinthians no horário do jogo decisivo do Vasco…

    Um abraço, bom trabalho!

  • voce so comenta do corinthians?

    AK: Você leu?

  • Alexandre Reis

    André, que sua estadia por aqui seja otima.
    E que aproveite o que há de melhor no Rio. A alegria e a descontração dos cariocas.

    Abs

    Alexandre Reis

    Ps. Sobre Flamengo x Inter, apenas 1 comentário: 1×0 Mengão com gol de ombro do Obina aos 46 do segundo tempo em impedimento. rss

  • Alexandre

    Caro André.

    Sou leitor assíduo de seu blog, acho seus comentários pertinentes e interessantes sobre diversos assuntos, ainda que discorde de alguns, mas acima de tudo, acho uma excelente fonte de informação, contudo você não cha que nas notas de hoje faltou uma análise do grande primeiro jogo das finais do oeste da NBA, como por exemplo da grande aula de defesa forte e agressiva que Kobe e Carmelo fizeram uma contra o outro no último quarto e mesmo assim o talento para pontuar prevaleceu.

    Não sei qual sua opinião, mas achei uma grande embate, que prenuncia uma grande série, quem sabe em sete jogos (com vitória do Denver), para agradar aqueles que amam o basquete como eu.

    Abraços.

    AK: Cara, eu só consegui pegar os últimos 7, 8 minutos do jogo. Já sei que foi muito bom, mas não vi quase nada. Também acho que o Denver tem boas chances de ir à final. Seria ótimo ver dois brasileiros jogando pelo título. Um abraço.

  • Cassio Luis Parra

    Vou pro Rio em junho, vc pode passar o nome do hotel ?
    Abraço.

  • Edouard Dardenne

    Cara, sem querer, sem sucesso, ser chato, quem “recebeu” o efeito suspensivo não foi o Dentinho, mas o Recurso que o Corinthians interpôs… Significa que um dos efeitos do recurso é suspender a decisão que o afastava dos jogos até novo julgamento. Um abraço.

  • Jovaneli

    André, se quiser e puder, gostaria de receber esse seu texto “O Apito Eletrônico”. Pode mandar, sim.
    Outro assunto: já chegou a fazer algo parecido em relação a uma eventual Liga Brasileira de Futebol? Um sonhador exercício de futurismo. Esse assunto dá uma bela conversa. Sabe…estádios bem sinalizados, respeito ao torcedor, gramados perfeitos, organização dos campeonatos, responsabilidade financeira, boa gestão, campeonatos bem apresentados, finais bem promovidas ao estilo de NFL, NBA…coisas assim e muitos mais.

  • rafael rodrigues

    andre olhando hj a escalação do shaktar na final da copa da uefa e reparei nos tantos brasileiros medianos e promessas lah…diferentemente da liga dos campeoes onde soh tem craque
    vendo aquilo vc nao axa que os times brasileiros teriam grande chance de vencer se a disputasse???

MaisRecentes

São Paulo joga, Corinthians soma



Continue Lendo

Sqn



Continue Lendo

Gato



Continue Lendo