TWITTER OU NÃO TER?



Sugestão de Serginho Gandolphi, repórter do Lance!, em conversa ontem à noite no Morumbi: André, você precisa fazer algo no Twitter, é importante…

Já pensei sobre o assunto.

Passo longe (e põe longe nisso…) da intenção de usar essa espertíssima ferramenta de micro-blog da forma mais comum, ou seja, como fazem celebridades, atletas e políticos pelo mundo.

Não discuto que é um jeito rápido e eficiente de manter contato com muita gente interessada em você, no que você faz, por onde anda, o que comeu, etc.

O alcance pode ser realmente absurdo.

Mas, é óbvio, não é o meu caso.

Por outro lado, pensei que poderia ser um aliado do blog. Uma forma de avisar os raros leitores deste espaço a cada vez que publicasse um post.

Mas para isso existe o RSS.

Poderia também ser um jeito de dar uma informação importante, fazer um comentário rápido sobre qualquer assunto.

Mas para isso existem os “telefones inteligentes” (o post de anteontem sobre o interessante nome do vencedor da Maratona de Boston foi feito usando um).

Então, respondi ao Serginho: não sei.

Admiro o mecanismo, mas não vejo como usá-lo profissionalmente.

Estou errado?



  • Sim. Você devia fazer principalmente para divulgar seu blog e as transmissões que cobre, como o Conrado Giulietti faz. O twitter está te esperando, André.

  • capu

    André, tenho 32 anos , trabalho no computador o dia todo e sempre fui o cara que ensinava os outros a usar os programas, sempre fui pioneiro em tudo , tenho orkut, fotolog , etc etc etc
    mas o twitter eu nem vou experimentar…o twitter é a ficha que está caindo de que eu já não tenho mais 20 anos…estou experimentando a falta de paciência ! hehehehe abração

  • Milton Toshiba

    Você não precisa postar o que almoçou, mas vale a pena informar quando o blog foi atualizado, ou se houver alguma notícia que depois poderia ser detalhada do blog.
    E não use como substituto do msn.
    Abr

    AK: Obrigado. Nunca usei msn, não tenho orkut, nem facebook… mas tenho um belo pacote de sms no meu plano de telefonia celular. Um abraço.

  • André, acho que seria mais um canal de comunicação com os seus fãs, leitores e pentelhos de plantão. (esses em maior quantidade na internet). Mas acho que mais legal que você ter um Twitter (que seria bem legal mesmo) seria voltarem as entrevistas de sexta, o que você acha? (ok, eu sei que você não deve ter tempo, mas a função de nós, internautas, é sempre querer mais né? hehehehe)

    Abraços!

  • Mauricio

    Poderia ser usado pra dar notícias importantes, sim! Assim, quem não está com acesso a um computador pode lê-la no celular ao receber a mensagem do Twitter.

    Pense nisso!

    Abraços.

  • andré…. tb ainda estou com um pé atras com relação ao twitter… mas nos ultimos dias resolvi dar uma nova chance a ferramenta principalmente depois que vi um comentario de um usuario, que tb é blogueiro e que disse usar a ferramenta para simplesmente publicar coisas que não chegam a dar conteudo para um post no blog, mas que encaixariam perfeitamente na plataforma compacta do twitter… por exemplo postar uma opiniao rapida sobre a escalacao ou uma mudanca de um time…

  • André,

    Apesar dos meus 29 quase 30, vou com a velha guarda.
    Nada melhor que o velho e bom “Grambel” nas horas de aperto…. È muito mais eficiente e seguro. Quanto ao Orkut, Twiter e afins, são ferramentas interessantes em sua essência, porém mal utilizadas, que acabam ganhando outros propósitos, menos importantes.

    Abraços
    Rodrigo

  • Leandro Thomé

    Acho que seria interessante…

    Eu sou um “seguidor” do Shaq (até pq ele sempre faz uns updates engraçados), do Lédio Carmona e de uns comentaristas americanos que informam as novidades via twiter.

    Seria bom pra vc fazer um rápido update de alguma notícia que vem por ai, ou até pra “tease” a glra com um prenuncio de post no blog, ou até pra vc usar enquanto cobre algum evento esportivo.

    Se fizer, avisa ai hehehe…

    Abraço

  • http://chuteirasdeouro.blogspot.com/2009/04/ronaldo-e-selecao-brasileira.html#links

    Olá,
    Leia este artigo sobre Ronaldo, por favor.
    No blog há tb uma eleição dos 3 melhores jogadores de cada ano, de 1958 a 1990. Lembrando que a FIFA apenas começou a premiar os 3 melhores em 1991.
    Abraço

  • Só vejo vantagens em usar o Twitter.

    Você poderá falar brevemente sobre coisas que não cabem neste blog ou que simplesmente não merecem um post. Se você tiver um smartphone o uso pode ser bem interessante: uma opinião no momento de um evento, uma foto, um vídeo. A publicação instantânea de conteúdo é o que torna a ferramenta tão interessante.

    Tentar por um mês não custa nada! O pior que pode acontecer é você não achar graça.

  • TECNOLOGIA INÚTIL

    PRA QUEM NÃO TEM SERVIÇO!

  • Mas leandro, o Shaq é a celebridade/atleta que melhor usa o Twitter. Sempre dando ingressos e interagndo com os fãs, além dos post engraçados.
    Eu honestamene uso o twitter pra falar sobre coisas que não posso no BasketBrasil (link no meu nome, sim, propaganda, foi mal AK) e avisar de posts importantes. Além de seguir peesoas interessantes.
    Seria interessante AK, mas não sei. Como vc já não faz esses updates pequenos no blog, por sms, não seria tão útil assim…

  • Guilherme

    André, sou estudante de jornalismo e também tenho lá minhas dúvidas sobre as utilidades profissionais da ferramenta.

    Mas sinceramente acredito que, para você, seria bem interessante. Você está diariamente ligado ao dia-a-dia do futebol. Aposto que muitas frases são ouvidas em treinamentos, entrevistas ou conversas informais que, se não valem um post, talvez sejam muito curiosas em poucos caracteres.

    Grande abraço.

  • Olá André!
    Me espanta ler que o Twitter poderia ser “Uma forma de avisar os raros leitores deste espaço […]”.
    Não entendo como as pessoas ainda não descobriram a qualidade de seus textos, e o ponto de vista único de quem acompanha os jogos e eventos de muito perto, mas ainda tem a fascinação e empolgação de um de nós, que somente assistimos a tudo daqui, do outro lado das telas.
    Não canso de elogiá-lo, e continuo frequentando e recrutando frequentadores para espaço.
    E, a propósito, serei o primeiro a segui-lo quando seu Twitter chegar – acredito que em algum tempo será essencial.
    Um grande abraço!

  • Obrigatório.
    Para posts menores, que não ‘cabem’ no blog (o do Merga é um excelente exemplo), para divulgação de novos assuntos do blog e, principalmente, para insights rápidos, com interação de seguidores, que gerarão posts no blog posteriormente.
    Demorô.

  • Rodrigo

    Acho que vc esta correto. Eh uma ferramenta muito chata e bem ridicula.
    Na minha opiniao, se for para ter, entao que tenha um… Orkut, facebook etc. Tenho meus contatos organizados em meu computador e back-up, tb nao preciso disso td para se manter em contato.. Gosto do orkut para manter contato com algumas pessoas, acho interessante, mas so tenho isso.

    Ate quando sera que isso vai durar? Jaja teremos outra coisa e isso nao sera mais “novidade”.

    Imagina, So para trabalho tenho milhares de senhas etc. Nao da, e nem tenho tempo de ter 150 coisinhas de internet de tal tipo. Nao da para fazer big brother com a vida dos outros por 150 meios diferentes. Nao sou paparazo.

    Tem gente que sempre segue o bando; tem gente que so segue o bando quando vale a pena…

    Eu tenho orkut, e acabou; mais nada.
    Essas coisinhas de internet ja se tornou tipica coisa de gente que quer se sentir “na onda”, na moda, “moderno”.
    Tem gente que nao se contenta em ter 1 ferramenta, ou 2. Na verdade essas pessoas precisam ter td que ta “na moda”. Toda hora que sair um novo e fizer sucesso/modinha (e sempre vai ter), a pessoa vai la e faz igual (e ainda acha que eh inovador). Isso eh uma caracteristica muito comum no Brasil onde “o material” determina muita coisa – para vc fazer parte de determinados grupos.

    Acho um pouco de falta de personalidade quem precisa ter td, e sempre anda atras dos passos dos outros.

    So minha opiniao. Quem quiser ter que fique a vontade. Mas adimiro quem pensa e opina como vc fez sobre tal coisa. E nao que a gente nao possa estar enganado e mudar de opiniao amanha (que isso fique bem claro). Mas achei esse twitter ridiculo! como tem muito publico para essas coisas…. virou sucesso.

    Rodrigo Pessanha disse:
    23.abr.2009 às 20:06 -OTIMO COMENTARIO

    ABS!

  • Lendo o seu post, vejo que, pra você e pro seu jeito de escrever, o Twitter não compensa.

    Não vejo como algo viável uma ferramenta como o Twitter para divulgar seu blog. Seria divulgar dentro da comunidade Twitter, mas, até aí, compensa mais fazer uma comunidade no orkut, que tem muito mais usuários, do que um usuário no Twitter.

    Sinceramente, acho que não compensa.
    O que realmente compensaria seria o o portal Lancenet divulgar um pouco mais seus blogs, pois eles pouco aparecem (a não ser dentro das notícias espalhadas pelos sites).

  • Victor

    Não acho que o Twitter tenha alguma utilidade prática maior do que um blog, por exemplo. Tirando, obviamente, de ter virado a nova ferramenta da moda.

    Em comparação, a informação que um blog pode fornecer é infinitamente mais rica que num ‘micro-post’. E ainda pode ser tão instantâneo quanto. O único trabalho é ter que digitar o endereço ou acessar o favoritos, portanto, não acho tão mais cômodo assim.

    Não acho que o twitter fortaleça em nada demais. Continue com foco no blog, por favor AK!

  • prá quem trabalha com internet, comunicação, publicidade, vendas, essas ferramentas todas tem uma finalidade, usadas em conjunto vc consegue atingir muito mais pessoas, pq alguns tem apenas orkut, outros msn, uns twitter e por aí vai, mas creio que esses sejam os três mais abrangentes no momento.

    cada um tem uma função

    pelo orkut vc atinge aquelas pessoas que acessam menos a internet, já que os recados só serão apagados se lidos (apesar que o orkut tem apagado alguns scraps automaticamente, quando consideram como spam)

    o msn seria uma ferramenta de comunicação direta com seu contato, seja ele um cliente ou até mesmo alguém que pode ser uma fonte de informações, claro que para quem trabalha com vendas é uma ferramenta essêncial, poder adicionar interessados e clientes estando sempre on line com ele, podendo atender vários aos mesmo tempo já que existem as janelas de diálogos

    o twitter ainda conheço pouco, trabalho o dia todo com divulgação dos meus serviços pela internet, tenho literalmente um negócio virtual muito funcional, já me cadastrei no twitter, ainda não aprendi a usar, creio que uma versão em português faria dele muito popular no Brasil e tudo que atinge as massas é interessante prá quem lida com informação e vendas.

    não tenha medo de usar tudo isso, mesmo que de início vc não seja tão frequente no uso já vá se acostumando.

    hj em dia talvez vc não precise tanto, pq a geração atual é como vc está se adaptando, mas se quiser ser um “jornalista acessado” daqui uns 10, 20 anos então adapte-se pq daqui 20 anos vc falará com a geração que já nasceu inserida nesse contexto da era da informação

  • Deivisson

    Sinceramente, não vejo a menor vantagem no uso do Twitter. Por qual motivo vou querer comentários rápidos vindos de você se o que me traz ao blog são justamente análises e comentários desenvolvidos?
    E mesmo que você queira apenas fazer comentários rápidos a natureza do blog permite, logo, o Twitter é completamente inútil.

  • David

    Bem, só vejo sentido se for do seu interesse publicar notas curtas isoladas, sem ser as que você concatena nos posts pós-rodada. Isso e o fator modinha, que acredito não te afetar.

  • Cláudio Maesi

    Tô começando a fuçar no twitter… é interessante, mas ainda não o senti útil. Com tanta tecnologia chega uma hora que o cara não sabe se dá a notícia no blog, ou no twitter, ou no sms, ou no msn, ou no orkut… ufa… ou pro “patrão” (é quem paga né..)… kkkk

    []s

  • thiago

    vc está certo. deixa esse twitter pra lá.

  • Carlos Futino

    André,

    acho que usar uma tecnologia só pq ela está no auge da popularidade é besteira. Como profissional da área de informática, o que eu sempre aconselho é: Só procure uma ferramenta se sentir necessidade dela (mesmo que a necessidade seja pura e simplesmente entretenimento).
    Se você ainda não consegue imaginar como vai usar o Twitter no seu trabalho ou vida pessoal, é pq a necessidade ainda não surgiu.

  • Diego D. Mazeto

    André, eu acho que vc deve ter. Quando eu criei o meu vc foi a primeira personalidade que eu procurei para adicionar.

    O meu fiz a pouco tempo e fiz por que vi um tópico seu aqui falando do twitter do jogador da NBA que postou um comentário durante o intervalo da partida.

    O seu pai tem?

    AK: Personalidade? Que moral… obrigado. E sobre meu velho: não, ele não tem. Um abraço.

  • Acho que sim, André. Cabe ao usuário utilizá-lo de maneira inteligente.

    Dê uma olhada no meu: http://twitter.com/blogdocarlao

    Abraços!

  • André,

    esquece esse negócio de twitter. Quem é bom, precisa apenas de duas ferramentas, que você já tem: TV e blog.

    Abraços de um fiel leitor,

    Daniel Farinha

  • André, confira a coluna do Pedro Dória, do Link Digital. Vale a pena à sua reflexão. http://www.link.estadao.com.br/index.cfm?id_conteudo=15641

    Um forte abraço, parabéns pelo blog e o convido a conhecer o meu espaço: http://www.cadernodecampo.com.

    Até mais!

  • Sim, André. Você esta errado. O Twitter é acima de tudo interação com os leitores, sem falar em fonte de notícias, distribuição de conteúdo. Escrevi um post sobre o assunto, na verdade uma experiência que tive com o twitter enquanto trabalha em redação de um jornal aqui da Bahia. Se interessar – http://herdeirodocaos.com/?p=312

  • Alexandre

    Estou com o Deivisson. Se o que te destaca é a boa redação e o desenvolvimento dos textos, notinhas curtas não serão lá de grande serventia. A meu ver, o Twitter só serve ao “jornalismo de fofoca”.

  • Josenílson Gomes de Araújo

    Andre, seria interessante vc usa-lo para quando houver novos topicos no blog. Na parte “(…)raros leitores…” eh sempre bom sermos humilde, ne?
    Obrigado pelas belas colunas dominicais!

  • Massara

    A questão é: porque não? Como diria meu avô: “o que abunda não prejudica”. Então você pode utilizar o twitter para posts curtos, inserindo informações de momento de forma rápida e de qualquer lugar.

    Mas confesso que estes avanços (?) tecnológicos (facebook, twitter, telefonia VOIP etc.) me assustam um pouco.

    Abs.

  • Leandro Thomé

    E ai André… já resolveu esse dilema??

    Ter ou não ter… hehe

    Abraço

  • Avise-nos se resolver twittar. Bota aqui o link como o Meligeni botou no blog dele.

  • Ricardo Macedo

    AK boa tarde.
    Acredito que você deveria sim criar um perfil no Twitter.
    Com sua criatividade, tenho a certeza de que conseguiria criar bons conteúdos para publicar lá. Ainda mais que você disse ter um bom pacote de SMS e poderia publicar através deste meio.

    Por exemplo, uma escalação que teve alteração de última hora de um jogo que você está corbindo, um lance espetacular ou um resultado de um evento esportivo que você esteja acopanhando in loco ou pela TV. Um provável furo de reportagem, uma contratação, enfim algo que ainda mereça ser investigado antes de valer um post no Blog.

    As ferramentas de tecnologia estão aí para nos ajudar, os bons profissionais, alias os mais criativos saberão como utilizar.
    Por isso, penso que a ferramenta se encaixa dentro do seu perfil profissional.
    Abraço.
    Ricardo

  • Willian Ifanger

    Acho que cada tipo de novo meio de comunicação pode ter sua utilidade, se bem pensado.

    Lógico que é uma babaquice as pessoas usarem isso pra informar o que estão fazendo, vestido, sentindo, etc….isso é muita carência e falta de personalidade.

    Mas pode ter coisas interessantes, como indicar um filme que acabou de assistir ou um restaurante que acabou de jantar….essas coisas.

    Uma coisa pra você pensar: porque não usa quando está na cobertura dos jogos? Tipo aquele lance de fazer um “live score” que você as vezes tenta. Mas além de comentar o jogo em si, ter a visão geral do espetáculo……um voyeurismo campal…..hehehehe.

    Só não sei se dá tempo de fazer isso durante o trabalho……mas taí uma coisa pra você pensar.

    Não pense nisso como um meio de divulgar seu blog, desnecessário…..pense nisso como um novo galho, com novos frutos.

  • Fabio N

    Esqueça o Twitter. Se você só tem 70 assinantes aqui, quem vai querer ler algo seu a cada 5 minutos no Twitter?

    Foque mais no seu blog. Tente melhorá-lo.

    Hoje, de bom mesmo, seu blog só tem a coluna de domingo e a caixa-postal. E a coluna dominical é a transcrição da sua coluna no Lance.
    E uma pena não ter mais a entrevista de Sexta.

    O Notinhas pós rodada são dispensáveis do jeito que são. Prefiro visitar a página de esportes do UOL ou Terra. Se tivesse mais opinião e/ou mais visão de bastidores, seria melhor.

    Gosto muito dos seus posts durante grandes eventos. Você traz detalhes bem interessantes que dificilmente saem em algum lugar. Mesmo que muitas vezes falando de coisas fora do esporte.
    Você conta bem esses causos que acontecem. Por que não fazer mais disso com o seu dia-a-dia aqui?

    Faltam notícias quentes.

    AK: Obrigado pelo comentário. Deixe-me apenas lembrá-lo de que este é um blog de um repórter, que passa o dia trabalhando fora da redação. E, quando está nela, diante do computador, tem obrigações a cumprir. Além disso, o foco deste espaço nunca foi, e nunca será, gerar tráfego. Se fosse, você encontraria muitas enquetes do tipo “Quem marcou o gol mais bonito do fim-de-semana?”, e posts polêmicos do tipo “Messi não joga nada”. É fácil.

    Meu interesse no twitter não tem o propósito que você imaginou. Pensei numa possibilidade de servir melhor quem frequenta este blog, apenas.

    Claro que sempre há espaço para melhorar. Obrigado novamente e um abraço.

  • Agora eu sei o que é estar na frente do computador a trabalho e ter tempo só pra preparar matérias e cumprir os prazos de fechamento. Não dá tempo para nada e confesso, que uma “fugidinha”, entre uma ligação e outra para apuração, para ler seu blog que é ótimo! O legal de tudo isso é a Redação e eu ter me sentido o PVC, não com a magnitude dele, quem sou eu, mas com os telefonemas e matérias. Bem, isso foi um pensamento alto, nada mais. O twitter ajudaria nesse sentido mesmo que voce explicou, em relação aos frequentadores do blog. Abraço,Anna

    AK: Aproveite e se divirta. Um abraço.

  • Ak,

    use o Twitter sim, as vezes não tenho tempo de visitar o seu blog. Com o twitter assim que tivesse um matéria que me interessasse eu clicaria no link na hora!

    Vale a pena!!

    Além de ser uma ótima ferramenta para maior divulgagação maior do blog!

    http://twitter.com/binario10
    http://binario10.wordpress.com

  • Leonardo Pires

    Que diacho será esse tal de Twitter de que todo mundo fala atualmente…?!

  • Marcelo de Moura

    Caro André, somos refens da tecnologia, a cada dia uma “coisa” nova surge e sempre como a melhor do momento. Não tenho resposta a sua pergunta e acho que niguém tem, e quando digo resposta é algo que mostre o valor agregado e não as ótimas funcionalidades de determinada ferramenta. Estou no Twitter mas não fiz nada ainda (não deu tempo pois estou ainda conhecendo melhor as anteriores). Abraços

MaisRecentes

São Paulo joga, Corinthians soma



Continue Lendo

Sqn



Continue Lendo

Gato



Continue Lendo