NOTINHAS PÓS-RODADAS



Copa Libertadores e do Brasil.

Começando com os brasileiros que fecharam a primeira fase como líderes de seus grupos:

* O Cruzeiro fez 2 x 0 no Deportivo Quito (Léo Fortunato e Wagner), e poderia ter feiro mais uns três gols.

* A arbitragem não viu um soco de Edwin Tenorio na cara de Kléber Rooney, dentro da área.

* Com 13 pontos, o Cruzeiro ainda pode ser ultrapassado por 5 times (Boca Juniors, Sport, Nacional, Grêmio e Libertad) na classificação geral, que decide mando do segundo jogo no mata-mata.

* Pela terceira vez seguida, o São Paulo (2 x 1 no América de Cali: Parra e Dagoberto-2) saiu perdendo em casa. Só que ontem foi para os reservas – e sem técnico – do América.

* Dagoberto empatou (num esforço de Jean) e virou com um gol sem querer, no qual foi premiado por acreditar na grossura do goleiro Mesa.

* Na tabela, a situação do São Paulo é igual a do Cruzeiro.

* O Sport (2 x 1 no Colo Colo: Millar, Moacir e Vandinho) comemora, com todo o merecimento do mundo, sua primeira classificação para as oitavas-de-final da Libertadores.

* Vandinho empurrou Jara no lance do gol da vitória, mas o chileno nem reclamou.

* O Sport (no momento, tem a sétima melhor campanha) pode melhorar sua situação, se vencer a LDU (eliminada) na última rodada.

* Passeio do Internacional (5 x 0 no Guarani: Índio, Alecsandro-2, Taison e Bolívar) no Beira-Rio, para chegar às oitavas-de-final da Copa do Brasil. D’Alessandro comandou o show.

* Próximo: vencedor de Náutico x Criciúma, que jogam hoje (ida, em Criciúma: 2 x 2).

* Com gols no segundo tempo, em noite de Maicon no Maracanã, o Fluminense (3 x 0 no Águia: Maicon-2 e Eduardo Ratinho) segue em frente.

* Próximo: Goiás.

* Inexplicável a eliminação do Santos (1 x 0 para o CSA: Júnior Amorim), em plena Vila Belmiro, e com a maioria dos titulares em campo. Reflexo na decisão estadual?

* O CSA enfrentará o Coritiba nas oitavas-de-final.

* Outros resultados de ontem (classificados em negrito):

Atlético Paranaense 3 x 1 ABC (pegará o Corinthians)

Parana Clube 1 x 1 Fortaleza (pegará o Flamengo)

Ponte Preta 0 x 0 Figueirense (pegará o Americano)

Confiança 1 x 2 Icasa (pegará o Vasco)

***ATUALIZAÇÃO, 13h31*** – Apenas pensando alto, sobre a eliminação do Santos: é compreensível (não estou dizendo que está certo) que, a dias de uma final estadual contra o time que é considerado o maior rival, os jogadores do Santos estivessem “desfocados” no jogo contra o CSA.

Vágner Mancini, para quem prestou atenção, até preparou o torcedor na véspera, dizendo que seria “muito difícil o Santos jogar no mesmo nível das semifinais do Paulista”.

O treinador, e a consciência dos atletas, brigam com o inconsciente que já está em modo de final, e o adversário em questão não recebe o tratamento necessário. Os jogadores que vão para o campo olham de lado, vêem alguns titulares poupados, e o que é importante desce para o segundo plano.

Ok, não foi a primeira vez que isso aconteceu.

Mas se você vai deixar Kléber Pereira e Paulo Henrique no banco, “para o caso de uma emergência”, por que não começar o jogo com eles, e tirá-los no intervalo?

É uma questão de pensar positivo. Dizer para os caras: “vocês só vão jogar 45 minutos. Quero o máximo de vocês no primeiro tempo. Vamos fazer esse resultado e descansar.”

É arriscado? É. Mas pelo menos não os coloca em situação de desespero, de ter de resolver o jogo em meia hora, na afobação.

Entendo o discurso de que, nesta semana, por proximidade de objetivos, o Campeonato Paulista seja mais importante do que a Copa do Brasil.

Mas, pensando na temporada, não é.

Copa do Brasil, agora, só no ano que vem.



  • Massara

    André,

    O comentário do Juca no blog dele sobre o Cruzeiro foi impecável. Em uma linha resumiu o sentimento do torcedor cruzeirense. Só não comento no blog dele porque não sou assinante UOL (rss…).

    Concluindo a resenha do jogo, ele disse:

    “Resta agora decidir o estadual com o Galo e tratar de pensar seriamente no que vem por aí no torneio continental.

    Sem temor de jogar fora de casa.”

    SEM TEMOR DE JOGAR FORA, viu, Sr. Adílson??

    Abs!

  • Leonardo atleticano

    André, ontem foi um repeteco de tudo que vem acontecendo o ano todo, mais um sacode do Inter (com esse elenco devia estar na libertadores, até para não cruzar com meu Galo), mais um jogo burocrático e feio do São Paulo, mais uma partida com toda raça e coração do Sport, esquenta o futebol a nível nacional, brasileirão esse ano promete muito.

  • Vagner Luis

    Não vi o lance mas, o Kleber Rooney não fez nada? Será que o técnico do Deportivo era o Mancini? brincadeirinha… hehehe… E, quanto ao Santos, pode até ser campeão com gols do Kléber Pereira, mas este cara não me engana e nunca me enganou.

  • joao pedro

    André, na verdade, a eliminação do Santos é bastante explicável. Merecida, inclusive.

    No primeiro jogo, entraram e pensaram: “ué, esse não é o Palmeiras…”. No segundo, pensaram: “ué, esse não é o Corinthians…”. A diferença é que no segundo jogo o gol do CSA saiu, aí os jogadores acordaram e perceberam a vergonha que seria. Se desesperaram, a torcida começou a chiar, o goleiro adversário estava inspirado e então deu tudo errado.

    Nesses dois jogos contra o CSA faltou tudo que sobrou nos últimos jogos do Paulista: humildade, comprometimento e raça. Deu no que deu.

    Agora vão pressionar muito mais o time pela conquista desse Paulista (e, obviamente, não adiantará muito, já que Paulista não dá vaga para a Libertadores). Na cabeça do torcedor, pelo que os jogadores (não) jogaram ontem, o Paulista virou obrigação. O Santos colocou em si mesmo uma pressão totalmente desnecessária e evitável.

  • Oi, André.

    Mesmo com esse futebol apático (mais uma vez) apresentando ontem pelo São Paulo, acho que esses 12 dias de preparação até as oitavas-de-final serão muito importantes. O Muricy costuma mexer com o brio dos jogadores e espero que faça isso mais uma vez.

    O que você pensa?

    Abraços,
    Juliano Macedo.
    http://www.macedofutebolclube.wordpress.com

  • Emerson luiz Fonseca

    A.K. É claro que vc lembra da democracia corinthiana e de seus cabeças.
    Novos caminhos, ideais, horizontes e um ar de novidade dentro do futebol.
    Política e futebol, que dueto heim? O resultado disso na minha modesta opinião:
    Muita casca e pouca banana.
    Louvável a intenção, mas qual o produto final, o que se viu de concreto?
    Talvez um esboço do que aconteceu mais tarde com os caras pintadas.
    E no esporte o que mudou?
    Isento os idealizadores de qualquer critica
    Vendo nosso Casão de volta e o Magrão na ativa, sonhei em uma dupla pra dar banana pra macacada com fome de mudança de verdade. Já pensou os dois juntos mandando ver e botando pra quebrar?Uma nova democracia na crônica esportiva!
    Sonho meu… sonho meu.

    O que achas?

  • Leandro Thomé

    Será que o Maradona tem visto os jogos do Inter?? Pq o que tem jogado o D’Alessandro merece uma atenção…

    E que essa do Santos poupar jogador sirva de lição para times por ai… priorizar um campeonato estadual sobre a CB que dá vaga na Libertadores é brincadeira…

    Abraço

  • Alexandre

    O Santos tinha só 3 competições a disputar em 2009 e literalmente descartou uma delas em prol da menos importante das 3, sendo que a eliminação na Copa do Brasil o colocou numa sinuca psicológica que diminuirá as suas chances no paulista. Grande burrice!
    E acho que o Mancini tem grande culpa nisso, pois suas declarações ao longo da semana já serviam de desculpa prévia por uma eventual desclassificação, ao invés de frisar que passar pelo CSA era, é, e sempre será obrigação. Sem contar que a CB vale (bem) mais que o paulista.

  • André,
    Primeiramente, parabéns pelo trabalho e dedicação.

    Falando em Santos Futebol Clube,

    O que o jornalista André Kfouri pensa sobre uma acariação entre o Domingos e Diego Souza? Seria possível? Já que o Sálvio colocou muito pouco sobre a confusão na súmula. Penso que o Domingos tem uma grande responsabilidade no tumulto e entrou com clara e manifesta intenção de prejudicar o adversário. (que diga-se de passagem, perdeu a razão também)

    E outra: Como será a cobertura da ESPN Brasil no Troféu Brasil de Atletismo e Mundial de Berlim? Você vai estar em ambos eventos?

    abraços e excelentes trabalhos.
    Rodrigo

    AK: Acareação no futebol? Acho um exagero. Não tenho nenhuma informação sobre Troféu Brasil e Mundial de Berlim. Um abraço.

  • Paulo Cunha

    André, na matéria do ex-zagueiro Henrique do Corinthians, existe uma ofensa grave racista nos comentários. Peço seu apoio para divulgar esta informação. Se for possível, informar na redação a quem for da competência para exclusão do usuário.

    AK: Onde está essa matéria? Um abraço.

  • Marcos A F SANTOS

    Massara, não precisa ser assinante uol pra comentar no blog do Juca ou do Torero, basta fazer um cadastro gratuito e pronto.

MaisRecentes

São Paulo joga, Corinthians soma



Continue Lendo

Sqn



Continue Lendo

Gato



Continue Lendo