NOVA IDENTIDADE



O Vitória vai mudar de nome.

Já posso escutar alguém perguntar: O Vitória da Bahia?

É, mais ou menos. É o Esporte Clube Vitória.

Nunca entendi por que tanta gente (da imprensa, especialmente) diz “… na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, no domingo, o Flamengo enfrenta o Vitória da Bahia“.

É um vício semelhante ao dos narradores que adoram gritar “POR SOBRE o gol!!!!”

Há outro Vitória no Campeonato Brasileiro?

Há outro Vitória, no futebol brasileiro, que possa enfrentar o Flamengo?

Por que não dizer, simplesmente, Vitória?

Não sei se os torcedores do Vitória se irritam com isso (obviamente, ninguém na imprensa baiana deve falar assim), mas suponho que sim.

A mudança de nome tem motivos históricos. Passará a se chamar Vitória 1899 (ano da fundação), para reforçar sua marca de clube tradicional no Brasil.

Indiretamente, a novidade prestará o serviço de impedir que continuem a dizer o da Bahia. Quero agradecer a quem teve a idéia.

E esqueça o nome “Barradão”, também. O estádio do Vitória 1899 mudará de nome para “Arena 1899”, a partir da segunda rodada do Campeonato Brasileiro.

Até ter seus “direitos de nome” negociados pelo clube com alguma empresa.



  • Sou torcedor do Vitória e existe isso de nós chamarem de “Vitória da Bahia”, o que é ridículo, como vc já disse, e é verdade sim, aqui todos se irritam quando a impressa chama nosso clube dessa maneira, graças a Deus isso deve mudar com o novo nome, e esperem o Vitória 1899 na sulamericana.

  • Bruno Costa

    É a mesma coisa do Sport. 90% dos narradores/comentaristas do Sul falam Sport Recife. Não vale usar como desculpa o exemplo do Corinthians, que se chama Sport Club Corinthians. Porque, ao meu ver, quando se falar que o Flamengo vai jogar com o Sport, já está claro que é o Sport de Recife. Mas acho bobagem mudar o nome do clube por causa disto, se normalmente os comentaristas já se tratam entre si com nome e sobrenome completo, tipo: Paulo César Vasconcelos, Paulo Vínicius Coelho, Paulo Roberto Falcão, Arnaldo César Coelho, e por aí vai.

  • Carlos Eduardo

    André,

    Gosto muito do seu blog (que leio todo dia, apesar de não comentar), mas tenho que discordar nesse ponto.

    Sou capixaba, de Vitória, Espírito Santo, e acho que se deve diferenciar, sim, o “Vitória” que irá jogar, pois um dos times mais tradicionais da minha cidade se chama Vitória Futebol Clube, e, apesar de não ser conhecido no cenário nacional, ainda carrega o nome da capital do Estado do Espírito Santo.

    Por isso, entendo que é bem-vinda a diferenciação entre Vitória do Espírito Santo e Vitória da Bahia, até porque o time baiano sequer leva o nome de uma cidade (muitos inclusive já se enganaram achando que ele era de Vitória da Conquista), jáo capixaba leva o nome de uma capital brasileira.

    Então, em respeito ao nosso querido “Vitorinha” e a outros “Vitórias” que existam pelo Brasil, acho que é perfeitamente oportuna a expressão Vitória da Bahia.

    Sem querer criar polêmica, apenas gostaria de fazer o registro, pois tenho certeza que os capixabas, em regra, irão concordar comigo.

    Abraços a todos,

  • Gustavo

    André,

    (Modo torcedor acionado) Nos últimos trinta anos esse time já mudou de hino, de escudo, já teve dezenas de uniformes e agora vai mudar de nome?! Quanto desrespeito aos próprios símbolos !!!Tudo isso parece tentativa de se livrar do complexo de inferioridade que o atormenta, mas nada vai adiantar enquanto a sala de troféus permanecer tão sem graça, principalmente se comparada ao conterrâneo que é 32 anos mais novo e já correu quilômetros a mais em voltas olímpicas. Vai continuar sendo “da Bahia”, pra facilitar a lembrança do povo brasileiro.

    Abraço

  • snowman

    Carlos Eduardo, desculpe, mas esse seu comentário é mais furado que peneira.
    De acordo com o seu raciocínio o Flamengo deveria ser chamado de Flamengo do Rio de Janeiro, pois existe um outro Flamengo no Piauí, o Corinthians deveria ser chamado de Corinthians de São Paulo ou Corinthians Paulista, pois existem um homônimo em Alagoas.
    O absurdo é tão grande que, de acordo com suas palavras, o time baiano da 2º divisão deveria ser chamado de Bahia de Lauro de Freitas, já que existe um Bahia de Feira de Santana.
    A questão é de antiguidade e tradição. Todos os times citados são mais antigos e tradicionais que seus homônimos que não estão na 1ª ou 2ª divisão. O Vitória do Espírito Santo é que assim deve ser chamado, pois de fato é pouco mencionado na mídia e pouco aparece no cenário do futebol brasileiro, infelizmente para vocês capixabas.
    A diferenciação se faz necessária em times como os Atléticos de Minas e Paranaense, pois ambos são clubes da 1ª divisão, disputam juntos os principais campeonatos nacionais, não sendo possível ao leitor identificar de logo de que time se trata se falarmos simplesmente Atlético.
    De resto, é apenas uma visão preconceituosa em relação ao Vitória, falada com desleixo no resto do Brasil e em forma de chacota pela torcida do time baiano na 2ª divisão. Entendo as brincadeiras da torcida rival, mas repudio o comportamento desrespeitoso da imprensa.
    Quanto ao marketing do Vitória, está de parabéns, pois começa a tomar diversas medidas para alavancar o Clube.
    SRN.

  • Esdras Goodgloves

    Carlos Eduardo,

    Se o Vitória 1899 estivesse na mesma competição que o Vitória do Espírito Santo seria válida a diferenciação. Mas como o Vitória disputa a Primeira Divisão não vejo motivo para chamá-lo de Vitória da Bahia contra o Flamengo.

    Kfouri,
    Parabéns pelo blog.

  • Jovaneli

    André, de fato, Vitória da Bahia é dose. Também não gosto quando dizem “Inter de Porto Alegue”. Pô, Internacional é um nome tão legal. O mesmo vale para “Inter de Milão”. Por que não Internazionale?

  • Junior

    Acho excelente a ideia de mudança do nome. Vai resgatar a história do clube que esta entre os 5 mais velhos do Brasil em atividade. Aqui na Bahia é unaminidade entre os torcedores do Vitória a irritação ao ver o jornalismo esportivo do sul/sudeste chamarem o time de Vitória da Bahia.
    Em relação ao post de André, queria ressaltar que o Vitória é o unico time com esse nome entre a serie A e B, um time tradicional no cenario nacional. Então não precisa ressaltar que é daqui da Bahia. E so para tomar como exemplo:
    – Existe o Flamengo/Rj e Flamengo/PI, quando o jogo é do Flamengo/Rj so se fala o nome Flamengo, já quando é o outro se ressalta o seu estado de origem. Da mesma forma acontece com Vitória/ES, já que seu clube não tem visibilidade no cenario nacional. ( sem querer desmerecer seu time)

    Parabéns pelo Blog Juca.

    Abraços.

  • Junior

    Desculpa pela troca dos nome. A resposta é para CARLOS EDUARDO e o agradecimento é Para ANDRÉ KFOURI.

  • Luiz

    Se eu fosse torcedor do Vitória, preferiria muito mais que chamassem meu time de Vitoria da Bahia do que Vitoria 1899. Ridículo!

  • DinoFlu

    Muito ruim esse novo nome. Colocar um número no nome do time é horrível. Acredito que nem a torcida está gostando.

  • José Antonio

    Carlos Eduardo, como você não é baiano não sabe nem 1% da história.
    O único Vitória que tem destaque nacional é o de Salvador, Bahia.
    O nome do clube é Esporte Clube Vitória, sem nenhuma referência ao “Bahia” que dá alusão ao nome não só do estado mas ao do nosso rival, o Bahia.
    Várias vezes em transmissões de jogos vejo esses narradores do sul abreviar esse termo para somente “Bahia” esquecendo do principal “Vitória”. E todos sabem quem é o Bahia em nosso estado, o nosso rival.
    Vocês aí imagino não tem um time rival chamado Espirito Santo.
    O Corinthians não é chamado de “Corinthians de São Paulo”, o Atlético Paranaense não se chama “Atlético do Paraná”, por quê? Porque iriam criar alusão e confusão com os nomes dos respectivos rivais locais.
    Aqui o Esporte Clube Vitória é chamado de somente “Vitória” esse “Vitória da Bahia” é frescura de gente do sul que tenta empurrar goela abaixo seus termos.
    Acho válida a idéia do marketing do clube.
    A idéia do Marketing é reforçar o clube como uma instituição secular e histórica.
    Agora o trabalho maior é colocar essa intenção na cabeça das pessoas mais conservadoras e resistentes.
    A proposta de colocar o nome do Barradão como Arena 1899 para depois migrar para Arena XXX é um passo para um investimento no estádio e clube.
    Torço que tudo dê certo.

  • Luciano

    A idéia do marketing já está dando certo. As pessoas, mesmo as que não torcem pelo Vitória 1899, estão falando sobre ele. E viva o Leão da Barra, campeão apenas no campo da luta, com honestidade, sem falcatruas, decano no futebol e na maioria dos esportes olímpicos da Bahia

  • Pingback: Vitória 1899 « Marketing ECVitória()

  • Willian Ifanger

    Não queriam que o futebol brasileiro tivesse um “que” de futebol alemão? Taí o começo……colocar o ano da findação junto do nome do time. AGora só falta organização, estádios descentes, respeito ao torcedor……hehehehe.

    Brincadeiras à parte, eu gostei bastante da idéia. Ficou “classudo”.

  • Marcel Souza

    E será que o pessoal da imprensa vai chamar o time de Vitória 1899? Duvido.

    Até hoje o pessoal lá de Limeira (minha cidade) chama o Internacional (aquele de vermelho) de Inter de Porto Alegre, pra diferenciar do Leão da Paulista, ahaha! Por isso entendo o Vitória da Bahia. Mas não faz sentido mesmo, assim como já disseram o “Sport Recife”.

    Quer ver outra coisa sem sentido? É quando os narradores falam que tal time foi jogar nas “Serras Gaúchas” contra o Juventude. Parece que o estádio fica no meio da Serra, ahaha!

    1 abraço

  • Josevaldo Luiz

    O marketing do “Vitória 1899” está de parabéns já alcançaram o primeiro passo é repercurtir o nome agora pode mudar

    Valeu Leão!

  • José Antonio, então só os baianos podem discutir a idéia? Depois é o ‘eixo sul-sudeste’ que discrimina…

    Em tempo: schalke-zero-quatro até que fica legal, tem uma sonoridade. Não consigo imaginar como vão popularizar um vitória-um-oito-nove-nove.

    Em tempo 2: se não me engano, a Fiorentina colocou a data de fundação no nome depois da falência e da volta da 3ª.

  • Leonardo Pires

    Até parece que é tão fácil confundir o Flamengo (RJ) com o Flamengo (PI) quanto notoriamente é fazê-lo com o Vitória (BA) e o Vitória (ES). Se o Vitória baiano tem destaque nacional, ele não é em nada comparável com a que carrega o Flamengo carioca. Assim como, a meu ver, a sombra em que vive o time piauiense é mto mais escura do que a sombra do Vitória capixaba. Fato que se explica até pela notoriedade da cidade que este homenageia.

  • RADI DE LIMA SILVA

    O futebol brasileiro precisa de inovações,ousadia para que possa sair da mesmice,acho a idéia no mínimo brilhante. O departamento de marketing do vitoria está de parabêns,tenho certeza que a idéia será bem aceita pela galera rubro-negra.

    parabêns André,pela divulgação
    e pelo blog.

  • Rafa

    Ah vá…
    Engraçado, pois ‘Arena’ também é um negócio estranho.
    Qual o problema da palavra estádio??

  • @José Antônio: “o Atlético Paranaense não se chama “Atlético do Paraná”, por quê?”, tecnicamente Atlético Paranaense e Atl do Paraná não seriam a mesma coisa?

    @Marcel Souza: O estádio do Juventude, o Alfredo Jaconi, fica em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, não seria “no meio da serra”?

    só perguntando gurizada…
    abraços

  • Bom, se tem gente que até hoje fala que o INTER DE PORTO ALEGRE joga o Campeonato Brasileiro… é um vício de quem fala para todo o Brasil, mas não lembra disso e acha que o limite é Franca, por exemplo.

  • Mauricio

    Acontece que, pro telespectador que não acompanha futebol, fica difícil ligar o nome Vitória a Bahia quando existe a cidade de Vitória no Espírito Santo. Acho totalmente normal chamar Vitória da Bahia, não julgo como desrespeito com o time ou seus torcedores.

  • Arlindo Silveira

    Vitória 1899…Não sei se vai pegar não!!! Tenho certeza que iremos ouvir muitas vezes os comentaristas falarem em “Vitória da Bahia” nos próximos dez campeonatos brasileiros… Agora acredito que o problema seja outro? Qual a importância de que se fale “Vitória da Bahia”…Por que a diretoria não fez o inverso, e adotou o “da Bahia” no nome. Com todo respeito acho o máximo isto!!!. Quem vai ao exterior sabe que um dos lugares do Brasil mais conhecidos no estrangeiro…é a Bahia!!!! Seja pela arte, música, literatura e etc…A meu ver com tudo isto que eu falei é um tremendo marketing positivo ligar o nome de um produto ao “da Bahia”. Olha quem esta falando é um gaúcho, e me criei colecionando figurinhas de futebol com jogadores do “Vitória da Bahia”. Peço encarecidamente que os torcedores do Sport Recife não permitam que tirem Recife do nome do time de vocês, com certeza é um dos nomes mais belos que tem no Campeonato Brasileiro.

  • Pedro

    ODEIO quando falam Vitória da Bahia. Deviam começar a falar aqui na Bahia tipo Flamengo do Rio de Janeiro; ou Palmeiras de São Paulo; Cruzeiro de Minas (esses dois últimos tem até justificativa, existe um de cada na Bahia).

    Abraço esse nome Vitória 1899 com muito carinho e ORGULHO!

  • José Antonio

    Para quem não sabe o nome “Vitória” daqui do nosso time da Bahia não é em homenagem a cidade do Espirito Santo e sim ao bairro de Salvador onde o clube foi fundado.
    Temos um bairro nobre aqui que se chama Vitória, daí o nome.
    No início o clube se chamava Victória por escrita derivada do inglês de onde alguns dos fundadores foram cursar na época.

    Vocês de fora da Bahia não sabem o palavrão que fazem ao chamar o nosso clube de “Vitória da Bahia”. Perguntem para qualquer torcedor do clube se gostam dessa denominação. Podem até achar alguns que goste mas a maioria DETESTA.

  • William

    Sou torcedor do Vitória e achei válido a mudança.

    Com relação ao Torcedor Carlos Eduardo que mencionou: “Por isso, entendo que é bem-vinda a diferenciação entre Vitória do Espírito Santo e Vitória da Bahia, até porque o time baiano sequer leva o nome de uma cidade (muitos inclusive já se enganaram achando que ele era de Vitória da Conquista), jáo capixaba leva o nome de uma capital brasileira.”

    O Vitória não leva o nome de uma cidade, leva o nome do Bairro aonde surgiram os primeiros campos de Futebol do Brasil, aonde o Vitória foi fundado (Junto com o bairro da Barra aqui em Salvador) Não é a toa que o Vitória foi fundado em 1899. Um dos clubes mais antigos e tradicionais do Futebol nacional.

    E, apoio o comentário sempre pertinente do snowman!
    SRN.

  • JMarcos

    Com todo o respeito ao Vitória do Espírito Santo, mas alguém além dos capixabas e, acredito eu, do Leonardo Pires já assistiu a um jogo deste time pela TV????
    Não estamos comparando Cidades nem Estados que podem credenciar a alguma referência nacional, o que está em lide é a participação e visibilidade no cenário nacional de um clube de futebol que participa da 1ª Divisão do futebol brasileiro, o Vitória, que por sí só é único, e, por tal motivo não precisa de complementos para evitar confusões. Pode ter certeza absoluta que, com exceção dos capixabas, e olhe lá, se algum repórter esportivo fizer referência ao Vitória, ninguém irá imaginar se tratar de outro time senão o Esporte Clube Vitória, do Estado da Bahia.
    Parabéns ao marketing do VITÓRIA 1899 e ao André pela divulgação.
    Vamos inovar!!

  • BASILIO77

    Odir Cunha foi ao Arena hoje.
    Fiquei esperando, afinal ouvi dizer que ele é de alto nível.
    Logo de início, ao ser perguntado sobre qual era o principal(ou melhor) jogador brasileiro do momento, os participantes responderam Kaká.
    O santista Odir Cunha acha que é Elano.
    No final, ressaltou que a discussão sobre os títulos nacionais da decada de 60 NÃO deveriam ser discutidos sob a “paixão clubística”.
    Então tá…

    Destacou que a discussão não deve cair no anacronismo.
    Em contrapartida, leva a IMPORTÂNCIA ATUAL da libertadores para a década de 60, tentando valorizar a competição que levava à disputa sulamericana.
    O que não é verdade, pouco valia ter direito à uma vaga na libertadores.

    É como se Espanha e Portugal reivindicassem lugar e importância na corrida espacial, tanto quanto Americanos e Soviéticos.
    Afinal, na época dos grandes navegadores, da descoberta das Americas e da rota para as Índias, o desfafio, e as dificulades técnicas eram tão grandes ou maiores do que as dos primeiros projetos espaciais.

    Abrasss.

  • juninho

    Oxente,que nada de arena !
    ali é o barralixão mesmoo,quem manda ali é o tricolor de açO !
    não é mole não,mais de cem anos e naum tem brasileirão !
    Cabeça de lampada maluco

  • Daniel

    Feio, muito feio.
    Parece time alemão, e convenhamos, sem deméritos, Salvador não parece nada com Hamburgo, Frankfurt, etc….

  • Silvio Junior

    Ola!

    Sou um dos torcedores mais conservadores, mais tenho que adimitir que essa mudança foi uma jogada de mestre do Ricardo.

    Quem acompanha o clube como eu, sabe o que Ricardo está fazendo no VITÓRIA 1899, parabéns ao Marketing.

    Já mandei fazer uma camisa com o novo nome. Acredito que é o fim desse complemento IRRITANTE, Vitória da bahia ACABOU e acho que quem inssistir deve ser processado judicialmente pelo clube.

    Quanto ao Vitória-ES com todo respeito, acho que já é bom demais ele ser chamado de Vitória-ES, mais querer que o glorioso VITÓRIA 1899 seja propósitadamente chamado de bahia é demais e TODOS os torcedores que conheço ODEIAM esse complemento, inclusive conheço torcedor que não assiste a determinadas emissiras de tv por esse motivo, mais agora ACABOU.

    Parabéns ao Marketing do Vitória 1899.

    Silvio Junior

  • Hesli Rios

    hahhahhahaha, esse jorginho cabeça de lâmpada é uma figura, ao invés de se preocupar com o vitorinha que está perdendo para o fluminense de feira de santana em pleno Barralixo, ou melhor, arena 1899, vai ficar criando história pra mudar o foco…

    Vitória da Bahia ou vitória 1899 ou simplesmente vitória não importa, o q importa é que a freguesia continua; barradão ou arena 1899, tb n importa, o que importa é que o tricolor de aço não perde lá há 3 anos e, portanto, continuará sendo nosso salão de festas…

    saudações tricolores…. BORA BAHÊA!!!!!!

  • João Bani

    Qual o problema do Vitória em ser “da Bahia”? É a lembrança do time do qual é freguês?

  • Silvio Junior

    Vale lembrar a esses incolores de itinga sem teto que o comentário é sobre a PRIMEIRA DIVISÃO.

    8 anos sem titulos.

    Silvio Junior

  • Silvio Junior

    Bora jahêa??? tem argulho de serem analfabetos!

  • Gustavo

    1899, noves fora, zero. Pensando bem, o número diz muito sobre a insignificância do dono. Marketing ao contrário é uma praga.

  • Gustavo

    Talvez o 1899 seja homenagem à média de público do time.

  • Uibson

    Creio que o problema, para muitos, é que o nome fica associado a um clube com histórico sujo e cheio de falcatruas, e que na era moderna (últimos 20 anos) tem sua imagem ligada a sucessivos rebaixamentos, viradas de mesa, tapetão, freguesia e jejuns de títulos.
    além de chacotas nacionais, como um ex-presidente do rival mandando e desmandando agora no time, e torcida chorando e depredando o estádio.

    Mas ao meu ver, o VITÓRIA deve ser chamado pela imprensa nacional (aqui ñ usam isso), de VITÓRIA “da Bahia” sim, pois é a única forma de manter a dignidade do estado a nível nacional, já que os demais times só trazem vergonha e chacotas p/ o meu amado estado.

  • Ricardo Castro Meira

    Ainda não tenho uma opinião formada sobre a proposta de mudança do nome do Vitória. Soa um pouco estranho… Vitória, um, oito, nove, nove.

    O termo Vitória da Bahia soa tb estranho aquí para nos, embora não ache que seja um termo preconceituoso. Poderia até ser Vitória baiano, igual ao Atletico mineiro.

    Uma sugestão: o Bahia (leia-se baêa) também poderia mudar o nome para Jahia 2001 (último ano em que conquistou um título).

  • Tricolor

    Vicetória1899.,..esse ano houve uma excelente safra de uva por todo o planeta…coisa mais ridícula, não consigo parar de rir..
    e ainda dizem que os tricolores têm inveja…inveja de que? De ter 110 anos sem título ou inveja desse excelente departamento de marketing? Ou será do interplanetário Torneio da Uva que é só o que têm?
    Socorro, não consigo parar de rirrrrrr
    Sem técnico, sem título, sem torcida, sem blog e agora sem nome………kkkkkkkkkkkkkkk
    Coloca também um código de barras…kkkkkkkkkkkkk
    Arena1899??? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…nome bonito pra um aterro sanitário daqueles…kkkkkkkkkkkkk

  • VEIIIIIIIIIIIII…

    VITORIAA DA BAHIA NIGUEM MERECE..NEEE
    ATE KI FIMM COMO BEM DISSE VC…ISSO VAI MUDAR
    DA RAIVA QUANDO ALGUEM FALA DA BAHIA
    SO EXISTE UM VITORIA NO BRASILL.. O RESTO NEM DIVISAO TEM

    CORINTINHAS DE SAO PAULO? CORINTIANS DE ALADOAS

    FLAMENGO DO RIO? OU BOTAFOGO DA PARAIBA..

    VEII VITORIA E SO UMM TEM KI CHAMAR VITORIA 1899…

    BARRADAOO ARENA 1899

    ETAA TIMEE HISTORICO…

    E TUDO NOSS..O….

    FAVELA GOSTOU …

    OS IMBATIVEIS 8VAO
    O TERROR KE VEM DA FAVELA…

  • VEIIIIIIIIIIIII…

    VITORIAA DA BAHIA NIGUEM MERECE..NEEE
    ATE KI FIMM COMO BEM DISSE VC…ISSO VAI MUDAR
    DA RAIVA QUANDO ALGUEM FALA DA BAHIA
    SO EXISTE UM VITORIA NO BRASILL.. O RESTO NEM DIVISAO TEM

    CORINTINHAS DE SAO PAULO? CORINTIANS DE ALADOAS

    FLAMENGO DO RIO? OU BOTAFOGO DA PARAIBA..
    SSS

    VEII VITORIA E SO UMM TEM KI CHAMAR VITORIA 1899…

    BARRADAOO ARENA 1899

    ETAA TIMEE HISTORICO…

    E TUDO NOSS..O….

    FAVELA GOSTOU …

    OS IMBATIVEIS 8VAO
    O TERROR KE VEM DA FAVELA…

  • GG Teixeira

    O Vitória 1899 é uma grande jogada e eu como torcedor número um aqui em Palmas no Tocantins, estou junto. Vamos abraçar esta idéia, pois essa me parece bem apropriada e valoriza a paixão dos torcedores que trouxeram o time até aqui nos seus 110 anos de existência. E o Itinga que fique lá na 2ª Divisão, esperando a subida do Vitória do Espírito Santo, este com todo o respeito.
    Valeu André.

  • MARCUS

    O NOSSO LEÃO AGORA E SEMPRE SERA VISADO SACOU GOSTEI DA IDEIA TBM VALEU GALERA RUBRO NEGRA VAMO VOTAR EM SIM AÊ VIU !!!!

  • aloncio lima

    eu acho que deveria dar maior destaque ao ano de fundação no escudo do vitória, pois trata-se um dos clubes mais antigos do brasil. já que como disse o eduardo mion, 1899 relmente não possui sonoridade.

  • Rodolfo

    Esse caso é semelhante ao do “Sporting Lisboa”, cujo nome é Sporting Club Portugal, eu não conheço nenhum outro Sporting que jogue na Europa, não sei pq ter que falar assim. Mas o que é realmente interessante disso é que o verdadeiro “Sport Lisboa” é o Benfica, que o nome completo dele é “Sport Lisboa e Benfica”.

  • Tiago Cruz 1899

    Vitoria 1899! Belo projeto do Marketing do EC Vitoria!

  • Ainda não tenho opinião formada sobre o assunto.
    Na tela, na imagem, é bonito, é estiloso: “VITÓRIA 1899”

    Agora, a sonoridade tá estranha: Vitória mil-oitocentos-e-noventa-e-nove

    Tô achando q tem muita letra nisso aí.

    Esporte Clube Vitória —> 12 + 7 = 19

    Vitória 1899 —-> 7 + 26 = 33

    Talvez não precisasse o “extremismo” da mudança de nome. Quem sabe um projeto de disseminação dessa marca?

    Não sei ainda.

    SRN!!

  • Aliás… retiro o que eu disse.

    Isso lá é hora de pensar em mudar de nome??
    Por um instante, fiquei divagando aqui, contando letra e a zorra, mas, façamos o seguinte: primeiro contrata uma renca de jogador e arma um time que preste; depois faz uma campanha boa no Brasileirão e classifica pra Libertadores; agora sim, pode mudar de nome, ok??

    Nosso momento tá horrível: 70% dos jogadores nível de séries B e C, J.Sampaio desrespeitando os torcedores, contratando por indicação de Antoniu´s e Ability, sem sequer ver o jogador atuar (quem nao acredita, procure a declaraçao q J.S. deu sobre a contratação de Nill), perdemos pro Flu de Feira, coisa que eu não me recordo de ter ocorrido nos meus 24 anos de existência, etc.

    E mais.. quem vai ser o “jogador-propaganda” dessa nova marca? Neto Baiano? Bida? Fala sério…

    SRN

  • Bruno Shidller

    gostei da ideia
    parabens ai a galera do VITORIA 1899

    tenho observado que o Vitoria 1899 tem se proficionalizado muito de uns 15 anos pra ca
    e essa realmente e uma jogada de mestre
    adorei a ideia
    e torço pra que esse time cresça cada dia mais

    parabens pelo blog André

  • João

    Sou torcedor de um time da Bahia, e alguns anos atrás fiquei encantado ao ver um Celular com Camera, daí pensei: Vou tirar uma foto do meu time levantando a taça…. Mas até hj não tive sucesso e só consegui tirar umas fotos carregando a grama da Fonte Nova, pra fazer uma salada em casa…

    Desisti de tirar foto do meu time sendo Campeão, Mas filmei minha torcida gritando Campeão, Ano passado, mesmo ficando em 2º Lugar por causa de um gol….

    Se quiserem ver o vídeo manero que fiz, só me pedirem que passo o Link do Youtube….

    Alguém do Sul conhece o COLO-COLO???? O COLO-COLO de Ilhéus e não aquele do Chile…

    Esse só tem 3 anos sem título……

    2006 Campeão baiano COLO-COLO…

    CHORA TIME, Foi pedir ajuda a Paulo Carneiro ( Ex presidente do Vitória da Bahia )
    ………. 8 anos sem TÍTULO ……

  • vitor

    eu não sabia que no ES tinha futebol… até no acre eu sei que tem.

    Acho que a mudança de nome é uma jogada de marketing, principalmente em relação ao estádio/arena.
    Sinceramente, ainda não tenho opinião formada, mas vou sempre chamar de Vitória… e é f ouvir uns idiotas dizerem Vitória da bahia, afinal, principalmente com o nosso governo atual, o Vitória não merece tal desrespeito!!!

    Belo post André.

  • CLARO QUE GOSTEI, ESSE RICARDO MARKETEIRO E MUITO BOM
    VCS JA VIRAM QUE NEM BEM COMEÇOU, E JA SE FALA DO VITORIA 1899 EM TODOS OS CANTOS DO BRASIL.
    E PARA OS INCOLORES DE ITINGA, SO RESTA A DOR DE CUTUVELO
    DE 2ª DIVISAO ( 8 ANOS SEM TITULO ). OK !

  • Silvio Junior

    Coisa linda esse Vitória 1899, fico muito feliz com a história deste time!!! que orgulha o estado da bahia com uma história de lutas e honestidade, lutando como um Leão feróz em tempos de roubos e falcatruas com conspiração para acabar com o mais tradicional clube de futebol do Brasil, passamos por esse periodo tenebroso do futebol brasileiro sobre tudo aqui na bahia onde ex-presidentes do clube que se diz o tal e que nós todos inclusive eles sabem que, são A VERGONHA do passado e presente do futebol nordestino sendo motivo infinito de chacotas e matérias debochadas colocando o nome do nosso futebol na lama, mesmo com tudo que já passamos temos uma imprenssa que insiste em diminuir nosso sagrado Leão da Barra, mais posso garantir que assim como no passado podre nós conseguimos sobreviver, hoje com 110 anos posso dizer com toda certeza MEU ETERNO VITÓRIA 1899!!!

    HA! se meu Vitória não existisse, o que seria do futebol baiano??? graças a Deus e a Homens guerreiros que passaram e levaram esse clube nas costas simplesmente por AMOR.

    Ha! que torcida maravilhosa e fiél que em momento algum abandonou sua maior paixão!!!

    Esse é um clube de futebol com o mais lindo passado entre todos no futebol Brasileiro!!

    Parabéns meu amado Leão, para sempre te amarei!!!

    Silvio Junior

  • Gustavo,

    Deixe de recalque! Eu sei que os 7 anos sem vencer nada te deixam de cabeça inchada, assim como nunca ter conquistado acesso pra Série A do brasileirão dentro de campo… Mas vir falar aqui dos uniformes do Vitória? Já vi muitas aberrações dolado tricolor, como em 1997 usar um uniforme que imitava o do São Paulo… rs

    Nós temos indentidade própria. Vocês, não….

  • José Neto

    “(Modo torcedor acionado) Nos últimos trinta anos esse time já mudou de hino, de escudo, já teve dezenas de uniformes e agora vai mudar de nome?! Quanto desrespeito aos próprios símbolos !!!Tudo isso parece tentativa de se livrar do complexo de inferioridade que o atormenta, mas nada vai adiantar enquanto a sala de troféus permanecer tão sem graça, principalmente se comparada ao conterrâneo que é 32 anos mais novo e já correu quilômetros a mais em voltas olímpicas. Vai continuar sendo “da Bahia”, pra facilitar a lembrança do povo brasileiro.”

    MUDOU DE ESCUDO nos ultimos 30 anos?

    Me desculpe amigo… mas o escudo atual do Vitória, já tem mais de 70 anos.

    Mas vc tem razão, precisamos nos livrar do passado… aqeuele passado, q era estranho, quando o time conterraneo ganhava INEXPLICAVELMENTE titulos estaduais, só que fora do estado o Vitória tinha melhores campanhas no cenario nacional.

    Sendo claro e evidente, na decada de 70!

    Haaaaaaaaa, ñ posso deixar de citar, q o escudo do time conterrâneo, é tão ORIGINAL q é uma COPIA ASSUMIDA do Sport Club Corinthians Paulista!

    Lindo heim, tradicional?

  • Cíntia Paim

    Eu como torcedora apaixonada adorei o nome, oq ue fico aki pensando e RINDO ALTO é com esse tricolores DA SEGUNDA DIVISÃO, 8 ANOS SEM TÍTULO, se preocupam demais com o nosso time…HAHAHA…CUIDADO jahienses, RAIMUNDÃO já chegou!

  • Rapaz…

    Vocês de fora da Bahia não tem idéia de como é ruim ouvir o nome do nosso rival toda vez que o narrador vai falar do nosso clube.

    Amamos a Bahia, claro. Queremos que o nome mudado seja o daquele clube colorido e falido.

    Vitória de Salvador seria aceitavel mas seria uma reforma sem noçao no nome.

    O importante mesmo é que a jogada de marketing já teve resultado. Olha quanto comentário e olha quanto alvoroço. Inclusive da ala tricolorida, nervosa com o sempre destaque nacional do meu amado Leão da Barra.

    Um abraço.

  • Leonardo Teixeira

    Eu, particularmente, achei sensacional essa idéia chamada “Vitória 1899”, bem como “Arena 1899”.

    Sei também que muitos conselheiros e torcedores mais conservadores irão fazer campanha contra e etc…

    Sou adepto de toda e qualquer medida que venha a modernizar o clube, a trazer novos ares.

    Mais uma vez está de Parabéns o Ricardo Azevedo por chacoalhar esse clube em 3 meses tudo que não foi cachoalhado nos últimos 10 anos.

  • Matheus Caldas

    Vocês podem ver que a torcida do Jahia eh baixo-astral né ?
    Os comentarios aqui estavam sendo de alto respeito, mas so foram chegar os torcedores do ESPORTE CLUBE 8 ANOS SEM TÍTULO DE ITINGA que começou a virar um mague aquii !!

    Parabéns a diretoria do Leão, e que ja comece a armar um time para disputar titulos importantes esse ano e mais pra frente !!

    SRN

  • Klaus

    Oxe, André! Você imaginou que tivesse tantos leitores baianos da Bahia (desculpe, não resisti)? 60 comentários (e aumentando) está entre os recordes do blog, não é não? Abraço!
    PS: Na Alemanha, e outros campeonatos na Europa, é relativamente comum os clubes colocarem o ano para se diferenciariar de outros, vide os quase-irmãos-mas-rivais Bayern München e 1860 München.

    AK: Não, não imaginei. Ótimo, não? Mas é preciso lembrar que, às vezes, são movimentos isolados, motivados pelo assunto. De qualquer forma, obrigado a todos. Um abraço.

  • ótima ideia do mrkt do vitória…
    lindo tbm o layout do novo onibus do vitoria… quero ver se ele será apresentado com o mesmo intusiasmo que foi o do inter-RS pela band… hauahuahuah

    esse “booom” de comentários pode ser explicaod pelo fato obs: de o site estar linkado no blog do dept de markt do vitoria… eu mesmo “vim” de lá

  • Marcelo

    Discordo de todos os que não gostam desta denominação, mas respeito a opinião. Eu por exemplo sempre utilizei esta denominação por conta do Vitória do Espírito Santo…E se os baianos não gostam desta forma de qualificação deveriam ter sido mais originais na escolha do nome do seu clube, pois ao contrário do que prega o André Kfouri, há outro Vitória além do Vitória da Bahia no Brasil sim senhor. E a consideração de que os dois hoje em dia não estão na mesma competição é fraca, pois bastaria que ele subisse de divisão e o problema estaria criado…Seria o mesmo que pedir que alguém que se acostumou por anos e anos a chamar o Atlético Mineiro para diferenciar do Atlético Paranaense e de outros Atléticos deixasse de fazer desta forma no ano seguinte em que um deles fosse rebaixado pelo simples fato de que naquele ano os dois não coexistiriam na mesma divisão. Simplesmente ridículo. E depois, se o hábito fosse não diferenciar como sempre foi praticado, a falta de hábito em diferenciar depois de anos sem o fazer ia levar a todos esquecerem de o fazer nesta nova situação e sempre haveria a chatice da pergunta vindo do outro lado “ok, mas de que vitória você se refere, o da Bahia ou o do Espírito Santo” ?

    AK: O Atlético Mineiro não é chamado dessa forma para se diferenciar do Atlético Paranaense. Um se chama Clube Atlético Mineiro. O outro se chama Clube Atlético Paranaense. Ridículo é você ignorar isso. E se você me apontar um (só precisa ser um) momento, na história do futebol brasileiro, em que houve a dúvida que você aponta no fim do seu comentário, eu lhe darei razão.

  • Achei o nome muito interessante… Tem um time alemão que também tem 4 números, não lembro qual é… Você sabe,André? Também estou no recorde de posts. Anna

    AK: É o Munique 1860. Um abraço.

  • Tico

    Bom d+ essa iniciativa do marketing do vitória, ta dando oq falar pelo Brasil
    todo e eu aprovo…vitória 1 8 8 9………

    ha so pra lembrar acabei de saber q o itinga de lauro de freitas esta mudando pra intinga 8AST…q significa oito anos sem titulos….heuheuehuehuehueh… morram de invejaaaaaaaaa

    otimo blog André

    e vamo vamo negoooooooooooo

  • Tico

    so pra corrigir 1 8 9 9

  • duan

    Anna, o time é o Munich 1860. Gostei sim da idéia, e acho que a imprensa sulista deveria dá mais valor aos times do nordeste, é Vitória só, e não Vitória da Bahia, é Sport e por ai vai. Eu apoio a idéia do mkt, falta vê se a maioria dos meus companheiros torcedores irão aprovar.

    Gostei muito do blog e da sua observação quanto a referência Vitória da Bahia

  • Moisés Teixeira

    Primeiramente kfouri quero te parabenizar pelo blog e por pensar igual a nós torcedores do “VITÓRIA 1899”.

    E é verdade nos não gostamos quando a imprensa sul/sudeste chama VITÓRIA DA BAHIA, pq não VITÓRIA de salvador???
    Por se tratar do unico time profissional da capital da bahia. pq o nosso “fregues” é de “ITINGA” municipio de salvador.
    é uma falta de respeito pela história desse clube, fazer comparações e inferioriza-lo com esse titulo ridiculo: VITÓRIA DA BAHIA
    Gostei da iniciativa do marketing em mudar o nome, assim como alguns clubes da EUROPA adotaremos o ano de fundação no nome do clube.

    E QUE EM 2009: O “VITÓRIA 1899” SEJA O VITÓRIA QUE CONHEÇO.

    abraços a todos RNS

  • Marcelo

    Ok, amigo. Você pediu um momento na história do futebol brasileiro em que houve a dúvida entre o Vitória da Bahia e o Vitória do Espírito Santo ? Lá vai: Campeonato Brasileiro de 1977 os dois Vitórias participaram na competição NO MESMO GRUPO E e inclusive realizaram uma partida no dia 23 de Outubro daquele ano na casa do Vitória do Espírito Santo. Quer saber o placar ? Vitória do Espírito Santo 2 X 1 Vitória da Bahia. A classificação do Grupo E ficou assim: 1-Flamengo/RJ, 2-Fluminense/RJ, 3-Confiança, 4-América-RJ, 5-Bahia, 6-Desportiva, 7-Vitoria-ES, 8-Volta Redonda, 9-Vitória-BA, 10-Sergipe e 11-Fluminense-BA. Satisfeito agora ?
    AK: Você não entendeu. Eu quero saber quando houve a dúvida.

  • Tricolor

    Os únicos argumentos do time do lixão são:
    1- têm, estádio próprio.
    Resp. Prefiro poder pagar o aluguel de uma casa em Alphaville do que ter uma casa própria num aterro sanitário.
    2- são 1ª divisão
    Resp: do que adianta ser 1ª divisão se são sempre meros coadjuvantes?
    3- o Bahia não ganha nada há 8 anos
    Resp: “Seja quente ou seja frio. Não seja morno que eu te vomito.” Carta de Laudicéia, da Bíblia. O vicetória é morno….o bahêa é quente ou frio, ou está na 2ª ou 3º divisão ou ganha dois títulos nacionais. E vcs, times de uvetes, têm o que?

  • Alessio

    Isso eh um vicio dos jornalistas. A mesma coisa acontece quando falam “Joao Pessoa na Paraiba”. Por que nao falam Campinas em Sao Paulo, Recife em Pernambuco…?!?!?! Entao todos sao obrigados a (ou devem) saber que Campinas eh no Estado de SP, mas Joao Pessoa…ah Joao Pessoa nao devem lembrar, entao vamos INFORMAR!!! rsrsrs
    Eh vicio mesmo. Igualzinho a Vitoria da Bahia!!!

  • sinhow

    Realmente, nós, torcedores do Vitória não gostamos quando nosso time é chamado pela imprensa nacional de “Vitória da Bahia”. Isso realmente nos irrita, aliás já entramos em contato com sportv, espn, etc… talvez a iniciativa do marketing nada tenha tido a ver com esta denominação, mas certamente irá abolir com este preconceito por parte da mídia de nos chamar de “vitória da bahia”. Acho inclusive que você por fazer parte da imprensa esportiva deveria escrever mais vezes sobre as denominções dos clubes, principalmente dos nordestinos(Sport, Vitória,…e até mesmo de outros lugares fora do eixo rio-sp: Na final da sulamericana estavam chamando o Internacional de “inter de porto alegre”). Vê se saem por ai chamando flamengo do rio, flu do rio, etc??

  • Monteiro

    O Vitória tem se notabilizado por ser um clube arrojado. Acho que isso tud válido, principalmente “se pegar”.
    André, se vc tinha dúvidas… agora tnha certeza.. a torcida do vitória odeia a form como a imprensa paulista chama nossa equipe (vitória da bahia)… e, pra ser justo, isso tem melhorado muito.

  • Ana Clécia de Carvalho

    Como torcedora do Esporte Clube Vitória teria que deixar registrado aqui a minha felicidade com o meu time. Também fico irritada quando escuto locutores ou reporteres falando Vitória da Bahia. Muito pertinente o seu comentário André.
    Abraços

  • MAURÍCIO MEDEIROS

    O “da Bahia”, como uma parte da imprensa sulista fala, não consta no nome do Esporte Clube Vitória.

    O nome do clube é em homenagem ao Corredor da Vitória, um bairro de Salvador onde residiam os irmãos Valente, fundadores do clube. Inclusive a casa ainda está de pé e com os leões na frente, uma referência ao mascote do clube e ao apelido de “Leão da Barra”.

    Acredito que este projeto vá redondar em muito pouco para o clube. Deixar de ser chamado de “da Bahia” é muito mais um ação do que uma “canetada”, como muitos estão imaginando.

    Vamos deixar de ser “da Bahia” quando nos impusermos como um clube estruturado e planejado. Atualmente vendemos o almoço para comer o jantar. apenas isso. Celebramos ficar em 10º no ano passado e ganhar de um combalido Bahia no estadual.

    Já para o capixabas, gostaria de dizer que como colocou André, não há necessidade de especificar o estado do Vitória ao se falar do Campeonato Brasileiro. O blogueiro em momento algum falou do futebol brasileiro como um todo.

    A denominação “da Bahia” irrita tanto aos rubro-negros baianos como deve irritar as colocações de “Vitória do Espirito Santo”, “Belém do Pará” ou “João Pessoa na Paraíba”.

    Mas isso é fruto do preconceito daqueles que acreditam que o Brasil não passa dos limites do Rio de Janeiro e de São Paulo. Ainda bem, e falo como jornalista, que existem aqueles que entendem este preconceito e não embarcam na mesmice.

    Sou Vitória e não concordo com a mudança do nome e as inúmeras mudanças no uniforme. Acredito que este é mais um balão, como é de costume no Estado, para mudar o foco do péssimo elenco que nós temos atualmente.

    Parabéns André pela sensibilidade e pelo espaço dado a um clube relegado nos programas esportivos nacionais geralmente aos VTs de alguns gols.

    Maurício Medeiros

  • Gustavo

    José Neto,
    Se vc não sabe a história do seu time, um pouco de informação não faz mal: veja o escudo usado em 1980, este sim cópia autêntica do Corínthians.

    Mauro Amoedo,

    Essa “indentidade” eu prefiro não ter.

  • Márcio

    André .
    Um dos únicos momentos( senão o único ) em que foi necessária a diferenciação de Vitórias foi neste campeonato brasileiro de 1977 . O problema é que o futebol tem uma influência muito grande na mídia e isso pegou para quaisquer referências ao Vitoria( clube de futebol ) e à cidade de Vitória ( capital do ES ). Para se ter uma idéia, isto acarretou em outro problema, a cidade de Vitória ganhou o sobrenome ” do Espirito Santo “, sendo que é a unica cidade, capital de estado ou cidade importante no Brasil que se chama Vitória, as outras tem já seu complemento, como Vitória da Conquista , Vitória de Santo Antão, etc.
    Para finalizar, Vitoria ( clube de futebol ) , só há um a nivel de Brasil (de Salvador ) e só há uma cidade com importância para ser chamada Vitória , não precisando de sobrenome.

  • Márcio

    Quanto à mudança de nome do Vitória, acho desnecessário , chamando-o de Vitória da Bahia ou simplesmente de Vitória não muda nada , o Vitória será sempre Vitória.

  • Bernardo Pinto

    kkkkkkkkk O Vitorinha não tem jeito não. Já se chamou até Excel e continua sofrendo.

  • fernando

    E a história do Paraná CLUBE? Por que a imprensa sente a necessidade de chamar o tricolor paranaense com o sufixo CLUBE, mas não faz o mesmo com outros times? Seria porque é um nome de estado? Mas não vemos o mesmo quando se refere ao Goiás, ao São Paulo ou ao Bahia. Seria por ser mais novo, fusão de duas equipes antigas [Pinheiros e Colorado]? Sinceramente gostaria de saber, pois não entendo o motivo. E não vejo necessidade, a menos que os paranistas justifiquem ou prefiram.

    AK: Bem, o nome do clube é… Paraná Clube. Um abraço.

  • Silvio Junior

    Gustavo,

    Não fale o que não sabe, o escudo do Sport Club Corinthians Paulista que ASSUMIDAMENTE COPIOU O DO VITÓRIA.

    Informe-se

    Silvio Junior

  • Marcelo

    Pô, não foi suficiente ainda ? Ok, vou tentar te explicar. No dia 16 de outubro de 1977, o Flamengo recebeu em casa um Vitória e aplicou uma goleada por 5 a 0. No dia 24 de Novembro, o Flamengo foi visitar o outro Vitória e saiu vencedor por três a zero. Pergunta 1 pro jornalista: Com as afirmações acima, qual Vitória foi goleado pelo Flamengo no Rio de Janeiro ? Pergunta 2 ao jornalista: Onde foi realizado o segundo jogo, sabendo que foi na casa do outro time chamado Vitória ? Resposta: não há como saber, pois eu não disse que o primeiro jogo foi contra o Vitória da BAHIA nem que o segundo jogo foi contra o Vitória do ESPIRITO SANTO. E é exatamente por esse tipo de situação que e faz a diferenciação do estado de origem do time.

    AK: Você realmente acha que, neste momento específico, alguém ficou em dúvida? Fala sério. Um abraço.

  • Marcelo

    Ou seja, faz de conta que estamos em 1977. O Flamengo vai jogar pelo Brasileirão em casa contra o Vitória no dia 16 de outubro. A pergunta que te incomoda mas é necessária: o da Bahia ou o do Espírito Santo ? Porque os dois times eram chamados por Vitória desde que eu acompanho futebol (década de 70).

    AK: “Faz de conta” não vale, companheiro. Um abraço.

  • Marcelo

    Voce retirou o meu comentario ? parabens, belo exemplo esse.

    AK: ?

  • Marcelo

    Sabe porque ninguem ficou na duvida ? Justamente porque havia a terminacao indicando de onde era o Vitoria…Falo serio.

    AK: Não diga!!! Acho que você entendeu, agora, porque não é necessário, diferenciar os times. Um abraço.

  • Marcelo

    e acrescento que as 2 equipes chamadas Vitoria tinham o mesmo peso na epoca no cenario nacional: nenhum.

  • Marcelo

    ou seja, 2 times com o mesmo nome, de estados diferentes ( diferente do caso do Bahia e Bahia de Feira ) e com o mesmo peso no cenario do futebol…varios agravantes para a necessidade de usar a procedencia da equipe para diferenciar.

  • Marcelo

    Pra encerrar: no seu entendimento, como um locutor deveria anunciar um jogo entre Vitória-BA e Vitória-ES ? Se for Vitória contra Vitória, desisto de você (porque sabe que está errado e não dá o braço a torcer). Se for Vitória da Bahia contra Vitória do Espírito Santo, tem que mer dar razão, é simples assim.

    AK: Eu não sei se você está falando sério, mas em todo o caso… é óbvio que, se um dia os dois Vitórias se enfrentarem, é preciso fazer a diferenciação. É por isso que hoje, ontem e muito provavelmente amanhã, NÃO é preciso. Será que eu poderia ser mais claro? Um abraço.

  • Marcelo

    E mais…Continuarei chamando Vitória da Bahia. Vitória 1899 é mais uma dessas brilhantes invenciones que não vai pegar.

    AK: Você pode chamar de Bahia, se quiser. Estará igualmente errado. Um abraço.

  • Edson

    Tanto faz Vitória ou Vitória da Bahia que caia pa segunda q não fará falta alguma na Série A.
    Isso aí e falta de identidade, daqui vão querer trocar de país tbm pra ver se conhecer talvez o poderoso campeonato Boliviano.
    E esse Vitória 1899, é mais velho q meu vô de sunga na prraia, ou vcs desconhecem o Schalke 04 ou até msm o München 1860 ambos da Alemanha.
    Se enxerga time pequeno.

  • Eu entendo muito bem o torcedor do Vitória, se São Paulo tivesse o nome de Palmeiras (estado) nenhum corinthiano gostaria que seu time fosse chamado de Corinthians de Palmeiras, já que o Estado teria o nome do seu rival maior, o mesmo acontece com o Vitória, o seu maior rival é o Bahia e quando se trata de rivalidade e bicho pega, sem querer exigir muito da inteligência de certos comentaristas, o raciocínio é simples, citar o nome de um rival quando fala do seu time preferido é no mínimo afronta. Gostaria que você que é inteligente e torce para seu time, se pergunte, o Corinthians do Palmeiras (se o estado tivesse esse nome) gostaria, ou prefereia ser tratado apenas pelo nome do time sem referência ou sonoridade do time rival. Pare para pensar, depois me responda.

  • TEM MAIS UM RECADO, TORÇO PARA O VITÓRIA, MAS SEI QUE MEU TIME DIFICILMENTE SERÁ CAMPEÃO, VEJO A MANEIRA DE AGIR DOS ÁRBITROS E OS TIMES DO SUDESTE SEMPRE VÃO LEVAR VANTAGEM, PORQUE UM GOL DE DIFERENÇA POR DUAS VEZES TIROU O VITÓRIA DO GRUPO DOS QUATRO POR DUAS VEZES.

MaisRecentes

Campeão de novo



Continue Lendo

Inglaterra 0 x 0 Brasil



Continue Lendo

Domingo discreto



Continue Lendo