LEMBRA DO ENVELOPE?



(por impossibilidades técnicas, que não tenho pedigree para entender – muito menos explicar – esse post foi publicado com 14 horas de atraso)

O “MadonnaGate” não morreu.

A Procuradoria da Justiça Desportiva denunciou o presidente da Federação Paulista de Futebol, Marco Pólo Del Nero, por sua conduta no episódio da suposta tentativa de suborno ao árbitro Wagner Tardelli, horas antes da última rodada do Campeonato Brasileiro de 2008.

O blog recebeu, na tarde de ontem, uma cópia da denúncia a Del Nero, como pessoa física, e à FPF, como entidade de administração desportiva.

A Procuradoria apontou “FALTA DE CAUTELA DO PRESIDENTE DA FPF, AO ACUSAR A TUDO E A TODOS, ANTES DE UMA MELHOR APURAÇÃO DOS FATOS”.

Concluiu que “NÃO HOUVE, COMO SE SUSPEITARA, TENTATIVA DE SUBORNO OU INFLUÊNCIA SOBRE O ÁRBITRO SORTEADO, SR. WAGNER TARDELLI”, e que “TODO ESTE IMBRÓGLIO ORIGINOU-SE DE INFORMAÇÕES DIFUSAS DA SECRETÁRIA (de Marco Polo), MAL INTERPRETADAS PELO PRESIDENTE DA FPF, QUE DEFLAGROU SUSPEITAS DESMEDIDAS E INFUNDADAS”.

Diz ainda a denúncia da Procuradoria: “A ATITUDE DE MARCO POLO DEL NERO, DE DIVULGAR E ACUSAR SUSPEITA DE TENTATIVA DE SUBORNO OU INFLUÊNCIA DO SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE SOBRE O ÁRBITRO É ERRO GROSSEIRO, QUE RESULTOU NA ABERTURA DE INQUÉRITO DESPORTIVO”.

Marco Pólo Del Nero, como pessoa física, e a FPF, como entidade de administração esportiva, foram denunciados no artigo 221 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (Oferecer queixa infundada ou dar causa, por erro grosseiro ou sentimento pessoal, à instauração de inquérito ou processo na Justiça Desportiva).

A pena vai de 90 a 360 dias de suspensão para o dirigente, e multa de 1 mil a 10 mil reais para a Federação.

O STJD deve julgar o caso em, aproximadamente, um mês.



  • gustavo oliveira

    Seria o caso do árbitro e o São Paulo, ajuizar ação por danos contra o presidente da FPF e contra a própria entidade. É hora de termos mais seriedade no trato do futebol.

  • Marcos David

    Sem contar que deve sobrar também para a secretária que provavelmente perderá o emprego, numa tentativa de mostrar que quem errou foi ela, afinal os poderosos não erram nunca.

  • Oba.

    Mas ainda falta o gás.

    Mesmo que o culpado seja o SPFC.

    Abraço, André, e poste mais vezes! (sei que deve ser duro tratar com viciados… :-P)

  • fabio

    só queria saber baseado em que indicios que se comprova que nao houve tentativa de suborno. como foi conduzida a investigação? saindo a explicação acho que o del nero deve mesmo pagar se errou, caso não seja divulgado acho errado que ele seja crucificado por nós leitores sem base para emitir opiniao.

    AK: Indícios? Sete testemunhas depuseram no inquérito: Presidente e vice da FPF, Tardelli, as duas secretárias (FPF e SPFC), o presidente da Comissão de Arbitragem, e o presidente do São Paulo. A denúncia resultou da investigação. Um abraço.

  • Jovaneli

    André, em ele sendo suspenso, será que pode rolar aquela redução básica da pena por meio daquelas já famosas cestinhas básicas de praxe? Se com jogador funciona assim, que dirá com cartola?!!
    Tomara que eu morda a língua. Aliás, com muito prazer. Abraço!

    AK: Em caso de condenação, a questão principal não é nem a pena. E sim o fato de a FPF ter um presidente suspenso por esse tipo de conduta. Um abraço.

  • Anna

    André,eu vi quando voce falou no BB 2. Pelo menos uma das perguntas do Juca esta respondida. 😉 Eu vi o Limite ontem e achei muito legal uma entrevista sua com Niki Lauda! Grande abraço,Anna

    AK: Obrigado! Um abraço.

  • Willian Ifanger

    Eu vi sua entrada no Bate-Bola ontem pra dar a informação……só faltou uma musiquinha….hehehe.

    Parabéns à redação da ESPN pelo “furo” de reportagem.

  • Bruno

    Nada ira acontecer, nós vivemos no país dos corruptos….

    Esse é o país das injustiças…O país das interminaveis e saborosas “PIZZAS”.

    O futebol de nosso país é apenas o reflexo de nossa sociedade, uma desorganização total……Eu tenho vergoonha dessa pátria.

    AK: Sobre a última frase (até os …): de total acordo.

  • Bruno

    André, quando Big Phill irá assumir o comando da seleção???

    Está na cara que Dunga não sera o treinador da seleção na Copa.

    AK: Cara, todos os sinais mostram que Dunga será o técnico na Copa, sim. Claro que não dá para cravar, mas acho que o Felipão estará num clube em 2010. Um abraço.

  • Luiz Ribeiro

    André, acredito mais em outro tipo de punição para o Del Nero. Com sua atitude desastrada, típica de programa humorístico, colocou em situação constrangedora, pelo menos, a FPF como instituição, o Wagner Tardelli, a pobre da secretária da federação, o Ricardo Teixeira, e o Reinaldo Bastos (que ainda saiu fortalecido em sua briguinha particular com o presidente da FPF). Além de quase desmoralizar o campenato possivelmente menos questinado e mais empolgante da era dos pontos corridos. Acredito que a punição virá da máfia que age nos bastidores do futebol, pois com certeza chegou à conclusão de que é muito arriscado entregar poderes para este desastrado trapalhão.

  • mais uma da série……ahhhh se fosse o Corinthians

  • Max Christian Frauendorf

    Prezado André !
    Quero parabenizá-lo por ter sido o único (salvo engano de minha parte) de toda equipe do Lance a publicar alguma coisa sobre esta importantíssima notícia. Procurei por todo o site e não achei nada.
    Inacreditável!
    Talvez eu esteja zarolho e não consegui localizar a notícia, mas acho que no mínimo, algo deveria ter sido publicado na parte dedicada ao futebol paulista.
    O que está acontecendo com o Lance ? Porque esta omissão ?
    O leitor tem o direito de se informar sobre a grave notícia, ou não ?
    Como se não bastasse ainda tem essa misteriosa “impossibilidade técnica” que atarsou o post em “apenas” 14 horas.
    É por essas e outras que não dá pra confiar 100% na isenção deste diário, que apesar de tudo continuo acompanhando.
    Saudações esportivas e parabéns pela independência de sempre !

  • Fabio

    muito bom, espero que isso sirva de liçao contra o amadorismo que alguns cartolas do futebol insistem em manter vivo, assim como o presidente do corinthians que ficou a semana toda incitando a violencia da sua torcida e soltando “notas” cheias de politicagem na imprensa. e que o caso do gas seja levado ate o fim!

    AK: Apenas a bem da verdade: não foi só ele. Um abraço.

  • Carlos Futino

    Até que enfim uma boa notícia. Agora é só torcer para a investigação ir para a frente e os dirigentes aprenderem a medir as palavras (inclusive certos diretores do meuTricolor)

  • Max Trimundial

    Engraçado como agora poucos da imprensa tocaram no assunto…bem diferente do estardalhaço que fizeram quando o o irresponsável e leviano Del Nero fez toda aquela fumaça…parabéns aos Kfouri pelo trabalho bem feito.

  • Fábio

    Não tenho a mínima confiança nem na diretoria do SP nem nos tribunais circenses que são armados.

    Como um pequeno exemplo, basta lembrar que Paulo Castilho já foi visto levando sacolas com produtos da boutique do SP. Seriam presentes, ou ele mesmo comprou? Em qualquer caso, que coisa lamentável!

    O caso do gás indica que o desenvolvimento das investigações complicaria seriamente o SP, pois o laudo da polícia diz explicitamente que o gás não poderia ter sido lançado de fora. A imprensa resolveu esquecer isto (voluntariamente?).

    Uma diretoria que manda soltar gás para incriminar o mandante; que – sem aviso prévio – trata os 4.000 corintianos como bois obrigados a passar por um corredorzinho feito às pressas (uma autêntica “gambiarra”); que faz outras tantas coisas imorais para defender seus interesses… é perfeitamente capaz de subornar arbitros. Não me espantaria nem um pouco se fosse descoberto o favorecimento ao SP nas arbitragens.

    O gol ilegal do SP no último jogo do campeonato de 2008 contra o Goiás é o triste resumo do nosso futebol: favores ilícitos concomitantemente ao seu acobertamento por uma imprensa que perdeu a independência investigativa.

    Um aviso: os torcedores não são palhaços. Uma hora, isto vai dar algum problema.

  • Kmillo

    Concordo em número, gênero e grau com o Fábio. Um time que tenta que foge (covarde) dos estádios dos adversários como aconteceu em 2005 que a final estava marcada na arena do Atlético-Pr e foi transferida para aqule elefante branco feito vergonhosamente com dinheiro público!!
    Um time que tem em seu plantel um goleiro que simula ser atingido por um objeto, (caso BOSCO – clássico PAL x SPFC) que tenta a todo custo fugir dos estádios adversários, alegando que sua casa é um campo neutro é muito rídiculo. No contexto geral, é muito neutro para os torcedores deste clube sujo, que tem em seu passado várias falências, viradas de mesa (paulistão de 90/91) e muitas outras falcatruas que estão incógnitas nos bastidores. Por que o caso do gás parou? Será que pelo fato de que o LAUDO deixa claro que não havia possibilidades reais de ser colocado gás de fora para dentro do vestiário? Vale lembrar tabém que dias antes do jogo o time tido como clube da fé tentou de várias formas tirar o jogo do estádio Palestra Itália, ignorando o fato do mando ser palestrino e que a receita iria ser melhor.
    Bem, leiam, se quiserem, respondam se tiverem argumentos e engulam se tiverem vergonha na cara!!

  • Leonardo atleticano

    André, todo tipo de asneira e bobagem é feita pelos que comandam, por presidentes, diretores, profissionais qualificados e muito bem remunerados. O exemplo que vem de cima, dos nossos valorosos políticos, é o pior possível, o PMDB foi chamado de corrupto e ladrão por um senador de seu quadro e finge que não é com eles, a roubalheira, corrupção, despreparo e bandidagem imperam nesse País, como cobrar comportamento adequado ao torcedor, sem cultura, educação e princípios morais?

  • BASILIO77

    “AK: Indícios? Sete testemunhas depuseram no inquérito: Presidente e vice da FPF, Tardelli, as duas secretárias (FPF e SPFC), o presidente da Comissão de Arbitragem, e o presidente do São Paulo. A denúncia resultou da investigação. Um abraço.”

    Pô André…dos 7 depoimentos, 5 seriam de “partes interessadas” em abafar o caso…defendendo a tese de que HOUVE algo…só o M.Polo e a secretária…a investigação foi fraquinha…

    Abraço.

  • Rogério

    Pelo conteúdo da postagem, fica-se sem saber as respostas para as perguntas essenciais:

    – O São Paulo encaminhou envelope para o árbitro escalado para atuar na partida que decidiria o Brasileirão-2008?

    – Qual era o conteúdo do envelope?

    – É licito o São Paulo encaminhar envelope. qualquer que seja o seu conteúdo, para árbitro escalado para atuar em partida sua ou de seu interesse?

    Parece existir um tabu, no meio da imprensa esportiva, de se formular pergunta cuja resposta possa desagradar o São Paulo.

    Em relação aos graves acontecimentos no Morumbi, no último domingo, eu não vi nenhum órgão de imprensa questionar:

    – Foi certo liberar o Morumbi com aquele “muro da vergonha” (principal causa das dezenas de feridos no tumulto)?

    – Não é o caso de se interditar o estádio, em razão da gravidade do ocorrido?

  • rogerio

    Pode não ter sido tentativa de suborno, mas que pode se caracterizar um certo tipo de tentativa de influência, pode. Porque é inconcebível esses ingressos pra shows seja de Madonna ou quem quer que seja, entregues pelo São Paulo á Federação Paulista de Futebol, agora resta saber á quanto tempo estão entregando ingressos de cortesia pra Federação, isso precisa ser apurado e o São Paulo punido exemplarmente. Está aqui Sr Marco Polo Del Nero sua defesa (não estou cobrando nada, só me repasse depois uns ingressos cortesia…rsrs) e diga pra imprenssa, á quanto tempo o São Paulo fica entregando ingressos de cortesia pra Federação e também o tempo que vocês usufruem desses benefícios calados. Uma pouca vergonha ! Dos dois lados.

  • 6-3-3

    Para o Fábio, que escreveu em 18.02 às 22:38:
    se liga rapaz, o fato do gás ter sido lançado de dentro do vestiário não quer dizer que foi o São Paulo que lançou! O laudo indica isso, mas não a culpa do tricolor! Só p/ te lembrar, o estádio é do timinho da turiassú, que pode ter permitido acesso a alguém entrar lá, soltar o gás e sair fora. O São Paulo é tri mundial e já tirou o palmeiras três vezes da Libertadores, e nunca precisou de gás nem de nada, ganhou na bola, porque tem mais time e mais tradição. E já ganhou várias vezes dentro daquele estadiozinho minúsculo.
    E quanto ao Paulo Castilho, deixa de ser ridículo, a loja está lá para quem quiser comprar. Vc precisa entender que a Justiça funciona através de provas, comentários todos fazem (incluindo os seus, lamentáveis).
    E mais: dizer que não confia na diretoria do SPFC? Vc confia em quem? Na diretoria da CBF, que sempre ajuda o flamengo e os cariocas? No marco porco del nada, punido recentemente por erro grosseiro?
    Você deve ser mais um porco ou galinha preta chorando as conquistas do tri-hexa LEGÍTIMO brasileiro…
    André, numa boa: esse pessoal chora, hêm! Deviam dar as mãos para o márcio braga e ao tcheco, e fazer a festa do chororô.
    Enquanto os outros fazem acusações infundadas, o tricolor paulista vai atropelando e conquistando títulos dentro de campo! Rumo ao 7-4-4!!!

MaisRecentes

Metamorfose



Continue Lendo

Classificado



Continue Lendo

Jogo real



Continue Lendo