OLHAR 43



Fora dos Estados Unidos, Tampa é mais conhecida por ter um parque de diversões com boas montanhas-russas, e uma reprodução do habitat natural de animais africanos.

Ou por uma cervejaria.

Nesta semana, porém, a cidade é sinônimo de um gigantesco evento esportivo.

Eu estive aqui quando criança, e foi divertido. Mas estou certo de que, dessa vez, será melhor.

A cidade não tem nada de especial. Grandes centros de compras, incontáveis hotéis, bons restaurantes, cenário típico da vida na Flórida.

É o clima de primavera, entre outras coisas, que explica o fato de Tampa receber o Super Bowl pela quarta vez. Só Miami (9, e já escolhida para 2010), New Orleans (9) e a grande Los Angeles (7) sediaram mais finais da NFL.

Em 1984 e 91, o jogo aconteceu no antigo Tampa Stadium, hoje um estacionamento. Em 2001, o palco já foi o Raymond James Stadium, casa do Tampa Bay Buccaneers.

O estádio, que abriga uma réplica quase em tamanho natural de um navio pirata, terá sua capacidade de 66 mil torcedores ampliada para 72.500 no jogo do próximo domingo. É tido como um dos mais bonitos do país (fácil entender por quê), e tem um gramado natural que já foi eleito 10 vezes o melhor da NFL.

O confronto entre Pittsburgh Steelers e Arizona Cardinals é desequilibrado em termos de tradição.

Os Steelers são um dos times mais vitoriosos da história. Este é o sétimo Super Bowl (ganharam 5) de que participam.

Os Cardinals são o time de futebol mais antigo dos Estados Unidos. Existem (em Chicago, depois em St. Louis, e a partir de 1988, no Arizona) desde 1898. O Super Bowl XLIII é o primeiro no currículo do clube.

Estima-se que cerca de 120 mil pessoas visitarão Tampa por causa do jogo.

Boa parte deve conhecer a “NFL Experience”, espécie de Disneyl World da bola oval, em que é possível entrar como um curioso e sair se sentindo um quarterback. Ou quase isso.

Os jornalistas credenciados esbarram nos 5 mil, de 28 nacionalidades. Transmissão planetária para 220 países, em 30 línguas, com audiência na casa de 100 milhões de pessoas.

Futebol americano?

Estamos todos no mesmo mundo.



MaisRecentes

Vencedores



Continue Lendo

Etiquetas



Continue Lendo

Chefia



Continue Lendo