MERCADÃO – 5



Interrupção breve das férias para mais uma entrega de contratações no futebol brasileiro.

Lembrando que a ideia (agora é sem acento…) aqui não é falar de tudo, e sim do que é mais importante.

Segura aí:

QUEM: Júnior (lateral, ex-São Paulo), Diego Tardelli (atacante, ex-Flamengo), Renan (volante, ex-Vitória) e Lopes (meia, ex-Yokohama).

POR QUEM: Atlético Mineiro

SITUAÇÃO: Contrato de 1 ano para Júnior e Lopes. Renan foi emprestado por 1 ano. As informações sobre o contrato de Tardelli ainda precisam ser confirmadas oficialmente.

OPINIÃO DO BLOG: Lopes? Sim, é aquele. Ex-Palmeiras, Flamengo… um jogador talentosíssimo, mas que jamais conseguiu manter um nível mínimo de profissionalismo nos clubes onde não jogou. Estava no Japão, inativo há quatro meses. Lembro de uma partida entre Palmeiras e Universidad de Chile (Libertadores 2001, Palestra Itália, 2 x 1, Lopes fez os dois), em que ele teve uma atuação de craque. Mas nunca mais jogou tanto. Júnior, Renan e Tardelli trabalharam com Leão no São Paulo, são óbvios pedidos do técnico. O lateral, de qualidade técnica inegável, não tem mais “caixa” para jogar num esquema como o do tricampeão brasileiro, em que os laterais precisam ser homens biônicos. Mas o Atlético de Leão deverá jogar num sistema em que Júnior será útil. Renan é jovem, obediente e marcador. Tardelli teve boa fase com Leão no São Paulo, que não se repetiu no Flamengo. De qualquer forma, para um clube que apenas participou dos campeonatos brasileiros nos últimos anos, a administração Kalil-Bebeto é fonte de esperança.

______

QUEM: Lima (atacante, ex-Figueirense) e Jorge Preá (atacante, ex-Palmeiras)

POR QUEM: Atlético Paranaense

SITUAÇÃO: Empréstimo de 1 ano nos dois casos.

OPINIÃO DO BLOG: Lima teve boa passagem pelo Atlético em 2005, quando o clube foi vice-campeão da América. Depois, caiu. É mais um caso de um jogador que espera recuperar a melhor forma ao voltar para “casa”. Sobre Jorge Preá, há quem diga que ele não teve condições de mostrar ao torcedor do Palmeiras por que foi contratado. No Atlético, deve ter mais chances.

______

QUEM: Maicosuel (meia, ex-Palmeiras) e Juninho (zagueiro, ex-São Paulo).

POR QUEM: Botafogo

SITUAÇÃO: Contrato de 3 anos para os dois.

OPINIÃO DO BLOG: Maicosuel tem apenas 22 anos, o que pode ser um indício de que a irregularidade mostrada no Cruzeiro e no Palmeiras é “coisa da idade”. Futebol para fazer sucesso no Botafogo ele tem. Juninho volta ao clube de onde saiu como ídolo. Sua passagem pelo São Paulo divide opiniões: erro ou problema de adaptação? Saberemos em breve.

______

QUEM: Leandro Amaral (atacante, ex-Vasco) e Leandro (lateral-esquerdo, ex-Palmeiras).

POR QUEM: Fluminense

SITUAÇÃO: Para o atacante, contrato de 2 anos. Para o lateral, empréstimo de 1 ano.

OPINIÃO DO BLOG: Leandro Amaral não é reposição de Washington, pois tem estilo diferente. Com seu retorno, o Fluminense reforça o ataque, mas continua precisando de um jogador de área, definidor. Leandro, emprestado pelo Porto, é um dos melhores laterais-esquerdos brasileiros. Bons movimentos do Fluminense.

______

QUEM: Soares (atacante, ex-Grêmio)

POR QUEM: Cruzeiro

SITUAÇÃO: Contrato de 1 ano.

OPINIÃO DO BLOG: Soares era jogador de Adílson Batista no Figueirense, em 2006. O técnico aposta que ele pode ser, no Cruzeiro, o atacante que a torcida do Fluminense e do Grêmio não viu. Eu não duvido.

______

QUEM: Roni (atacante, ex-Gamba Osaka)

POR QUEM: Santos

SITUAÇÃO: Contrato de 1 ano.

OPINIÃO DO BLOG: O Santos procurava um parceiro para Kléber Pereira. Tentou Leandro Amaral e Souza, sem sucesso. Roni é experiente (31 anos) e sabe fazer gols. O ataque do Santos será muito melhor em 2009.

______

QUEM: Paulo Baier (meia, ex-Goiás)

POR QUEM: Sport

SITUAÇÃO: Contrato de 2 anos.

OPINIÃO DO BLOG: Paulo Baier consegue jogar, com outra camisa, o que jogou no Goiás? Isso ainda não acontececeu, mas o Sport acha que a resposta é sim.

______

QUEM: Souza (atacante, ex-Panathinaikos)

POR QUEM: Corinthians

SITUAÇÃO: Contrato de 3 anos.

OPINIÃO DO BLOG: Souza é o plano B do Corinthians para Ronaldo. O clube precisa(va?) de um atacante de área que dê conta do recado quando Ronaldo não estiver em campo, e que seja capaz de assumir a posição sempre que necessário. Souza é esse atacante? Não sei. Foi artilheiro do BR-06 (16 gols) pelo Goiás, mas não deixou saudade no Flamengo e, muito menos, na Grécia. Lá, ninguém entende como o Panathinaikos pagou 3 mi de euros por ele.

______

QUEM: Léo Lima (meia, ex-Palmeiras) e Carlos Alberto (meia, ex-Botafogo)

POR QUEM: Vasco da Gama

SITUAÇÃO: Contrato de 1 ano para LL. Empréstimo de 6 meses para Carlos Alberto.

OPINIÃO DO BLOG: Léo Lima fez um belo campeonato paulista no ano passado, pelo Palmeiras. No BR-08, não sustentou o momento. Ele volta ao clube que conquistou seu último título em 2003 (carioca), marcado por um cruzamento de letra na final contra o Fluminense. Léo Lima foi o autor do lance, e o Vasco espera que São Januário desperte aquele jogador promissor que nunca mais foi visto. Aposta de risco, mas não tão alto quanto o investimento em Carlos Alberto. O Werder Bremen o empresta aqui e ali, sempre torcendo para recuperar os euros gastos com um jogador que simplesmente não vale tanto. No São Paulo e no Botafogo, pouca bola, muita espuma, e problemas internos. Fora que um “compromisso” de apenas seis meses já não é coisa muito séria.

______

As férias continuam muito bem, obrigado, e o fim de janeiro ainda está longe.

Até mais.



MaisRecentes

Sete dias



Continue Lendo

Em voo



Continue Lendo

Não estamos prontos



Continue Lendo