NÃO É MONTAGEM



Não só para os corinthianos, a imagem acima é surreal.

Ronaldo, aquele jogador que só estamos acostumados a ver por aqui com a Seleção, ou em férias, vestiu a camisa de um clube brasileiro.

Vai morar em São Paulo e jogar no Corinthians em 2009.

É tudo inédito para quem gosta, acompanha, trabalha com futebol na cidade. Ainda mais para quem encontrá-lo no bairro de Higienópolis, onde ele deve alugar um apartamento, ou em qualquer outro lugar. Ronaldo não é uma pessoa comum, há algo relacionado a ele que provoca espanto nos outros.

Para mim, a ficha da contratação só caiu na noite de terça-feira passada, no Jornal Nacional. Durante a primeira declaração, o gerador de caracteres mostrou o seguinte: Ronaldo – atacante do Corinthians. É o tipo de coisa que você lê, e precisa ler de novo para ter certeza.

O clube fez uma bela festa para Ronaldo, no Parque São Jorge. Talvez a maior já vista no futebol brasileiro. Se o Corinthians acredita que ele ainda é capaz de se apaixonar por um sonho esportivo, e que esse sonho pode guiá-lo, de novo, ao sucesso nos campos, o primeiro passo foi bem dado.

Ronaldo provavelmente não esperava a recepção que teve.

Apenas uma sugestão para essas apresentações mais pomposas, com coletiva e aparição no gramado: pouquíssimo dos longos discursos de dirigentes/empresários/assessores (salvo raras e conhecidas exceções), sempre antes da palavra do astro, interessa aos jornalistas e ao público. E se o encontro com o torcedor acontece depois da entrevista, o jogador não tem como falar do que sentiu.

A melhor ordem é a inversa do que se fez hoje: festa no gramado – entrevista coletiva – declarações dos dirigentes. O jogador pode dar uma entrevista mais completa, e os dirigentes ficam disponíveis para eventuais perguntas. Faz mais sentido para todos.

Ninguém sabe se 2009 será fenomenal, como está escrito na camiseta que o Corinthians fez para comemorar a chegada de Ronaldo. Mas será diferente, pela presença de alguém que, há 14 anos, não joga futebol diante de nós.

Um bom exemplo é a mensagem de texto que apareceu no celular do assessor de imprensa do Corinthians, Guilherme Prado, na manhã de terça-feira passada: “Prepare-se para sua nova vida”.

Quem enviou foi outro funcionário do clube, que também terá sua vida transformada pela chegada de Ronaldo. A mensagem, claro, vale também para o próprio.



  • Anna

    A ficha só cai quando a gente vê mesmo. Um ídolo como Ronaldo vestindo a camisa do Timao é demais! Foi um tremendo acerto! E a emoção de ~vê-lo jogando no Brasil. Adoro Ronaldo e desejo-lhe muita sorte. A ele e a toda nação corintiana. A recepção foi fiel,digna da imensa torcida do Timão. Abraço,Anna

  • Lenilson dos Reis Araujo

    Realmente foi uma grande festa para o Ronaldo, mas acho que a chegada do Romário à Gávea em 1995 foi bem maior. Desfilou em carro aberto do aeroporto até a sede do Flamengo, sendo aplaudido por milhares de torcedores durante o trajeto. Até o Russão, famoso torcedor do Botafogo foi flagrado assistindo a chegada do baixinho. Não sei se o Corinthias vai ganhar títulos com Ronaldo, mas que já ganhou dinheiro, isso já ganhou.

  • BASILIO77

    Estou bastante cético em relação ao RF voltar ao futebol. A silueta ficou bem visível hoje na apresentação…ali tem mais que 5 kilos acima.
    Espero que o Mano/diretoria tenha a inteligência de colocar o RF só na boa.

    André, o Vasco acertou na mosca contratando o D.Junior. A volta já começa a se desenhar. Com o “paitrocinio” garantido, acho que o caminho está certo.

    Abraço.

  • Cássio Parra

    Realmente, eu já acordei pela manhã e me perguntei se eu tinha sonhado, ou se Ronaldo estava mesmo contratado pelo Corinthians. E é real, não é sonho. Mto bom esse seu post. Abraço.

  • Willian Ifanger

    Vai ser bacana……e acho que a torcida vai tratar do mesmo jeito a torcida do São Paulo tratou o Adriano, com muita paciência. Acho que só assim, sem pressão, ele vai ter calma pra se recuperar.

    Mas que é um enorme ponto de interrogação, isso é……quem sabe daqui exatamente 1 ano poderá ser eleito como o mico do ano de 2009.

  • Fabio Ferreira

    Não é montagem? Achei q só com photoshop a camisa serviria nele…. Falando sério, é uma boa, realmente, e espero mesmo q dê certo. Só q tenho a impressão de que não dará, ao menos dentro do campo. Não sei o q é, se intuição, ou o fato de o “confiável” Andres Sanchez estar ao lado do Ronaldo, mas ao ver essa foto, a sensação não é boa.

  • Rogerio J

    Engraçado, André, acho até que o mais legal não foi ver a euforia de corintianos. Gostei mesmo é de ver pessoas eufóricas. Pra mim, não teve distintivo de clube, de torcida, de nada. Teve um bando, não de loucos, mas de gente feliz.
    Cá entre nós, é conversa mole esse negócio de que o brasileiro é alegre, mesmo com a vida difícil. Basta dar uma volta nos lugares certos (ou errados) e é possível perceber o quanto somos um povo sofrido, apesar de toda a alegria do presidente em seus discursos bobos e sem conteúdo.
    Mas ao menos neste dia 12 de dezembro de 2008 o brasileiro pôde sorrir.
    Abraço!

  • Luciano de Moura e Souza

    Caro André, sinceramente, vc acredita que ele ira jogar pelo corinthians???
    AK: Se ele não jogar, não adianta trazê-lo. A questão é como. Um abraço.

  • dgeorgenes tufy

    como sempre, e mais uma vez, voces paulistas pegam oq eu sobrou do Rio, lembram que foi assim tambem com o Garrincha, tambem em final de carreira e com problemas nos joelhs… será coincidencia????????????????

  • Pablo

    Aquilo ali é porque ele está com duas camisas? Ou é um barrigão de chope mesmo?

  • Pq a imprensa que, deve questionar, está fazendo matérias “positivas” sobre a condição física do Ronaldo!? Literalmente, assumiram torcer? Se desde fevereiro/2008 quando se contundiu, não perdeu essa barriguinha fenomenal, em 1 mês conseguiria perdê-la?!

  • A contratação do Ronaldo foi a chamada “cereja no bolo” para a Fiel. O Corinthians resgata com ela o respeito e, acima de tudo, o temor dos adversários. As manifestações de ódio, rancor e inveja pura e simples dão a medida do acontecimento. Teve gente que ao me ver na rua com a camisa do Corinthians não se contentou e veio se “queixar” comigo, xingar o Ronaldo, dizer baixarias gratuitamente. Detalhe: gente que eu nem conhecia. Se rasgando de despeito e recalque . Quer melhor que isso? Feliz 2009 para todos.

  • Juninho

    André,
    Blz, o Ronaldo veio, se o cara recuperar (parte d)a forma vsi fazer a diferença como ninguém faz, mas e o resto do time ?
    O Corinthians precisa urgente de 2 posições, primeiro um grande lateral-direito, o Cicinho tá encostado na Roma, tá fácil de trazer…
    E depois, um meia rápido, até pq o Morais sabe-se lá Deus qdo volta…
    Como o Jorge Henrique veio “de lambuja”, sugiro usar as “doletas” do Herrera (que gosto muito, mas…) pra comprar o Conca, o cara é craque, ou quem sabe emprestar o próprio Willian do Timão…
    Sei lá, tipo assim, comenta com o Zago, quem sabe ele dá ouvidos…
    Valeu !!
    Fui !!

  • Fábio Matos

    Pois a minha ficha ainda não caiu, hehehe… Que fique só entre nós, mas estou pensando seriamente em ir ao Pacaembu para ver alguns jogos do Corinthians em 2009.

    Ronaldo é o melhor jogador brasileiro que já vi em ação – e talvez o número dois entre todos aqueles que vi, atrás apenas de Zidane.

  • De fato, no momento, pode-se afirmar de que exista apenas uma torcida literalmente alegra; feliz.., extasiadamente sorridente.
    A contratação do Ronaldo Fenômeno pelo Corinthians, foi – sem equívocos, a mais espetacular de todas, capaz inclusive, de ofuscar à memorável cnquista do EXA pelo TRICOLOR do Morunbi, este sim, um grande Clube, quer pelas conquistas; pela enorme torcida, como principalmente, pelo patrimônio que ostenta.
    Apesar da insistência da imprensa paulistana; o corinthians está muito longe de ser um clube grannnnnnnnnnnnnnnde, pois para isso, deveria ter pelo menos um estádio próprio, no entanto, parece estar a anos luz dos demais rivais em termos de marketng político.
    Porém, embora não reste dúvidas quanto à magnitude dos fatos, tanto o OBAMA, atual super star; quanto o RONALDO – fenômeno, venham reunir predicados e motivações outras para merecerem tamanha unanimidade, como principalmente, protagonizar tantas esperanças.
    Isto posto, como diria nosso saudoso Nelson Rodrigues: “.., toda a unanimidade é burra”, jamais a recíproca esteja tão verdadeira: pois nem OBAMA está para MESSIAS, como nosso RONALDINHO esteja para AQUILES, apesar de que – tendão, seja literalmente seu ponto mais vunerável.
    .., é esperar pra ver, não?!

  • luzo

    Só no Brasil o jogador está acima do bem e do mal que clube se orgulharia de apresentar o mais novo reforço um jogador barrigudo, vide foto acima, com seguidas lesões e que não é mais nenhum garoto que não se destaca pelo futebol desde 2002? pagando os olhos da cara? tá na cara que ele n vai jogar futebol páreo para os atacantes de primeira linha, não tenho como imaginar que ele vai jogar mais que Kléber, Alex Mineiro, keirrison, kléber pereira. O que vai entrar em campo é só o nome, o atleta deixou de ser atleta a muito tempo.

  • Qual foi o tendão que o Ronaldo lesionou, pelamordedeus? Alguém pode me dizer? Será que ele lesionou no estádio da Internazionale? Ou no do Milan? Não pode ter sido, porque tais times também não têm estádio, sabia, senhor Queixada? Isso é o tal recalque do qual falei. Mais um exemplo. Os cães latem e a caravana passa…

  • Sérgio

    Ele tá rotundo. Realmente não dá para acreditar… Boa sorte

  • Donizeti B. Costa

    Caro Juca,

    Assisto a todos os seus programas na ESPN, e a respeito da reportagem comento o seguinte:
    a-) Obviamente é um excelente reforço para nosso time, desde que produza ao menos 30% do que sempre jogou
    b-) Mas, a nossa história é marcada pela raça e fidelidade, o que convenhamos sabemos não ser esta a maior qualidade do nosso novo atleta a compor as fileiras do nosso Corinthians
    c-) Muitas vezes é preferível ter um grosso, mas que tenha raça, e aí estamos falando do Herrera, que perde muitos gols, mas tem a qualidade de nunca desistir, e sempre fustiga a defesa adversária, ajudando assim indiretamente o meio campo e defesa, ao passo que dificilmente isso irá ocorrer com o craque
    d-) Talvez seja o caso de manter o Herrera no time, para que sirva de exemplo de garra para o Ronaldo, pois como já disse, é muito importante ter a raça, e se esta for conjugada com a técnica, para nós corinthianos seria o delírio
    e-) Não sou procurador do Herrera, nem o conheço pessoalmente, mas se você com o prestígio que tem, pela seriedade com que trata o seu trabalho de reporter, tem a credibilidade suficiente de sugerir ao nosso presidente do Corinthians para segurar este atleta, até porque, se nos perdermos um jogo correndo o tempo inteiro, demonstrando raça do início ao fim, a torcida é capaz de aplaudir, sem contar que nós é que vamos ao Estádio e por certo pagaremos para ver nosso time cada vez mais demonstrando a raça tão necessária para alcançar os objetivos.
    f-) Nós, torcedores é que compramos os produtos relacionados ao Timão, é que pagamos as entradas nos Estádios e agora com a perspectiva de pagarmos mais caro, é justo que no nosso banco exista ao menos um jogador grosso, que perde muitos gols, mas indiscutivelmente é o que mais demonstra raça quando está em campo.

    Ass. Donizeti
    Obs.: gostaria de que você comentasse este aspecto no seu programa da ESPN nas segundas feiras, ou respondesse através de meu e-mail.

    AK: blogdojuca.blog.uol.com.br

MaisRecentes

Daquele jeito



Continue Lendo

Dividido 



Continue Lendo

Reiniciar



Continue Lendo