LA COPA SE MIRA…



… y no se toca.

Era nessa frase (que já usei como título algum dia, mas preciso repetir) que eu pensava logo após o gol do Estudiantes, ontem no Beira-Rio.

Os argentinos (falando sobre a Copa Libertadores) usam a frase para dizer que não é qualquer time que pode tocar na taça, uma forma de esfregar a superioridade deles – ainda larga – na cara dos clubes brasileiros.

Superioridade construída pela importância que os times argentinos sempre deram à Libertadores, e pela forma quase sempre inabalável com que atuam fora de casa.

Quando perdem, é porque foram inferiores na bola. Raramente perdem para os próprios nervos.

O Estudiantes mostrou isso no Beira-Rio, ao encarar o Internacional sem ligar para a massa vermelha e o barulho que ela fazia.

E o gol de Alayes me fez lembrar da frase. Na prorrogação, Tite correu um risco incrível ao tirar Alex do jogo (imagine se o Inter perde o título), mas D´Alessandro, perigoso TODAS as vezes em que pegou na bola, tocou o time para a frente.

Não sei para quem ele gesticulou antes de cobrar o escanteio. Só sei que a bola não quis sair da pequena área até Nilmar chutá-la pro gol.

E que se diga o que precisa ser dito: é o gol mais importante da carreira dele. Gol que decide.

Primeiro título (1 x 1 – 46.255 pagantes no Beira-Rio) da Copa Sul-Americana de um clube brasileiro, único título sul-americano que o Inter não tinha.

A Copa se toca, sim. Desde que se saiba jogá-la até o fim, como fez o Internacional.



  • Beto

    André, você esperava um futebol em tão alto nível do D´alessandro? O que dizer sobre isso? Abraço! AK: Ele realmente superou o que se imaginava. Um abraço.

  • Rogerio J

    André, pra mim Tite errou ao tirar Alex. Acho que jogador acima da média, que pensa o jogo, mesmo não estando inspirado no jogo ou cansado, jamais deve sair. Se o cara não está no seu melhor, pegue dois brucutus (marcadores) para correr por ele e dar-lhe a chance de em um lance decidir o jogo. Mas em hipótese alguma o tire da partida. Foi infeliz o treinador nessa e em outras substituições, como a entrada do inexplicável Gustavo Nery. Por que ele joga em tantos clubes grandes??? Alex, craque ou grande jogador, deve ficar nol campo, sempre. Verón não se agüentava e mesmo assim jogou até não poder mais. A exemplo do que ocorreu diante do Barcelona, o Internacional deu sorte. Verdade que jogou melhor que no Mundial, mas àquela altura do jogo de ontem o Colorado achou um gol, como achou com Adriano Gabiru. O Estudiantes, time que muita gente dava como inferior, saiu de campo derrotado no primeiro jogo com um pênalti inexistente e perdedor da segunda partida com um gol seu mal anulado. Isso é futebol. Abraço!

  • Eduardo Menezes

    Rogério J, se estas insinuando que o Inter foi beneficiado, suponho que não viste o jogo. O Inter teve, ainda em la Plata ,um impedimento mal marcado que Nilmar ia para dentro do gol.No Beira-rio, Nilmar passava pelo último homem da marcação e foi parado com carrinho .o jogador foi punido apenas com amarelo.Há aindaum lance em que o jogador do Estudiantes parou a bola com a mão na área.

  • Alex

    Simpatizo com o Inter, acho que o elenco atual e´ otimo (e da´ gosto de ver Alex/Nilmar/D´Alessandro jogarem, e, acima disto tudo, e´ impagavel ver uma equipe brasileira batendo uma argentina. MAS….uma perguntinha: ate´ um mes atras, todos consideravamos a CS um torneio de segundo nivel, especialmente porque as equipes que para ele se classificam sao, na melhor das hipoteses, as que terminaram o ano anterior em quinto lugar no brasileirao E tambem porque o torneio vai afunilando ao mesmo tempo que o brasileirao atual vai tab se afunilando e, portanto, as equipes que estao no pareo no nacional acabam se concentrando mais nele. Entao, pergunto, agora que o Inter foi o primeiro finalista brasileiro e agora que foi campeao, todo esse oba-oba com a conquista e´ valido?! Ainda mais que, apesar do Estudiantes ser um time bom e ate´ tradicional, nao e´ o mesmo que um Boca ou River, certo? A CS e´ o que a Copa da UEFA e´, e assim sempre sera´. Parabens ao Inter, mas fica nisso, nao no oba-oba. AK: Não sei o que você quer dizer com “oba-oba”. Não acho que eu tenha tratado a conquista do Inter como se fosse um título mundial. Além disso, em nome dos fatos, preciso lembrá-lo de que o Inter eliminou o Boca. Um abraço.

  • Henrique FOCA

    Boa André!!! Poucas pessoas comentaram o jogo que o D´Alessandro fez ontem… na TV mesmo, nenhuma vez… pelo contrário, ele recebeu nota de MÉDIO em alguns veículos de hoje!! Jogou demais… perigosíssimo sempre que pegou na bola, fosse numa finta, num passe ou numa penetração… lembrou o D´Alessandro do River jogando contundido e quase andando no fim… quase andando mas ainda carregando o time nos braços!! Grande abraço!!

  • Rogerio J

    Eduardo Menezes, suponho que não tenha lido com atenção o que escrevi. Dê uma olhada, de novo, e verá que EM NENHUM MOMENTO disse que o Inter foi beneficiado. Apenas que o Estudiantes saiu de campo derrotado no primeiro jogo com um pênalti inexistente e perdedor da segunda partida com um gol seu mal anulado. E você tem razão sobre o impedimento mal marcado. Foi um erro bizonho, também. Futebol é assim, com erros e acertos, e não é porque você é prejudicado que deve chorar, como fez o Flamengo no Brasileiro. Se assistiu atentamente ao jogo, deve ter notado que o time do Estudiantes foi agradecer a sua torcida, e não chorar pelo gol mal anulado. Vale a lição…Abraço.

  • Rafael Festi

    Parabens para o Internacional… mas acredito que a alegria não seja “só” pelo titulo… deve também ao fato de ver o time jogando MUITO bem… se manter essa base e esse espirito… vai ser dificil segurar o Inter ano q vem.

  • Leonardo atleticano

    André, além da alegria do título, veio o prazer de assistir a uma bela partida de futebol, dessas que não se tem visto no brasileirão, belo jogo, com todos os ingredientes, casa cheia, bom jogadores, muita raça e determinação. Que bom que não se decidiu nas penalidades. Nilmar, Alex e Dalessandro são um tormento para qualquer defesa, mas as enfiadas de bola, toques de primeira e lançamentos do sr Verom são um espetáculo a parte, bela partida de futebol, para mim uma das melhores do ano, e para vc? AK: Também. Os dois jogos foram muito bons. Um abraço.

  • Tiago lima

    só não da valor a um título como esse , quem não tem capacidade de vence-lo… só o fato de ver um estadio lotado, com a torcida adversaria em peso, uma festa maravilhosa e um baita jogo com ótimos jogadores.. é bom ver d´alessandro e veron jogar… ano que vem é foco total no Brasileiro… sem duvida o Inter montará um time ainda mais forte… abraço

  • Gilbertorsrj

    E q felicidade minha QUASE TODOS meus amigos no RJ olharam o jogo e torceram pelo MEU Inter!!! Na facul, ontem, nos corredores eu escutava: q jogo têm hj? Ao ouvir Inter, sempre respondiam TENHO Q VER! JOGÃO! Orgulho de ser colorado…

  • BASILIO77

    O Inter está de parabéns! Tem um timaço do meio pra frente, faltava arrumar a defesa, acho que Tite conseguiu, Nilmar merece toda felicidade depois de tudo que sofreu em duas contusões graves. Viu só? Final é final. Algo insubstítuivel. O gol dele foi SIM o mais importante da carreira. É isso, essa é uma das diferenças básicas. A final MARCA quem MARCA. Abraço. AK: Você acha que dá para fazer um torneio desses em outro formato? Torneio é diferente de campeonato. Um abraço.

  • Bruno

    Foi uma grande conquista realmente André, mas o Inter eliminou o time reserva do Grêmio, o time reserva do Boca e o time reserva do Chivas, mas foi uma conquista para ficar na história pela dramaticidade do jogo e por ser conra uma tradicional equipe Argentina.

  • Shao

    André, Mesmo sendo Sãopaulino, acho que se o Inter tivesse jogado durante o camp. brasileiro, 70% do que jogou nestes dois jogos contra o Estudiantes, tinha ganho o brasileiro com o pé nas costas….

  • Ricardo Inocencio

    André…o Inter mereceu a conquista, foram duas belas partidas e valeu a pena ter ido dormir tarde ontem (hoje). Mas é louvável a garra do Estudiantes que mesmo inferior tecnicamente jogou de igual pra igual (principalmente no 2º tempo). Só mais uma notificação : E o Lauro hein ??? De rebaixado no Paulistão (Sertãozinho) a campeão no final do ano !!! Quem diria.

  • Leonardo atleticano

    André, primeiro os jogadores do Flamengo são absolvidos sumariamente, agora o kleber é absolvido de uma pena que levou outro dia, pois pode ser muito útil ao vasco, vc acredita, um pouco que seja, na honestidade dos tribunais esportivos sediados no Rio de Janeiro?

  • Anna

    O Inter mereceu muito essa conquista e agora varios clubes vao querer seguir seu exemplo.Muito legal colocar o titulo em espanhol. Abraço,Anna

  • Alan de Almeida

    Muito possivelmente, daqui para a frente a Sulamericana será mais valorizada. O Grêmio vai querer esse título, para não deixar o Inter a sua frente.E os outros times vão na seqüencia.

  • piratiny@yahoo.com.br

    Respeito a opinião do Rogério J, que a colocou com sinceridade e elegância. Mas discordo dela em parte. Nos três acontecimentos mais polêmicos do jogo de La Plata ( gol de pênalti no Nilmar, impedimento mal marcado deste jogador e expulsão do Guiñazu ), o próprio diário ARGENTINÍSSIMO Olé reconhece o acerto do árbitro no primeiro lance e o seu equívoco nos outros dois. Quem também se equivocou – estou dizendo EQUIVOCOU – foi o canal argentino que estava gerando as imagens e , no momento da expulsão, reprisou a primeira falta do jogador colorado, determinante do primeiro amarelo. No jogo de Porto Alegre, antes do gol DE FATO mal anulado dos argentinos, houve uma bola cortada com a mão por um jogador do Estudiantes dentro da própria área e um lance em que o Nilmar partia rumo ao gol e foi obstruído pelo chamado último homem, o que também determina expulsão. Além disso, no final do tempo regulamentar, quando realmente não houve o pênalti sobre o Nilmar, a falta, fora da área, aconteceu e também era para exclusão. Parabéns ao titular deste Blog e aos seus participantes pelo ótimo nível, independente dos pontos de vista.

  • Rafael N

    Andre, se o Inter estivesse brigando por uma vaga a libertadores ou pelo titulo, a disputa da sul americana teria o mesmo valor??

  • JOSÉ MACIEL

    LA COPA..LA COPA…SE MIRA E NON SE TOCA.. EXCELENTE TEXTO ANDRÉ, NUNCA SE DESMERECE UM TÍTULO INTERNACIONAL, POIS FOI GANHO NA RAÇA, NA GARRA, NA VIBRA, GANHAMOS 03 PARTIDAS FORA DE CASA, DUAS NA ARGENTINA ONDE TIMES BRASILEIROS SOFREM PARA EMPATAR. FOI ÉPICO, SHOW DO CLUBE, SHOW DO TIME, SHOW DA TORCIDA, ESTAMOS TODOS NÓS COLORADOS E BRASILEIROS FELIZES COM ESTE TÍTULO DO SPORT CLUB INTERNACIONAL, O REI DE COPAS….

  • Ademar Espanha

    André….. assim como na Libertadores, a hegemonia de nossos “hermanos” acabou…ou está acabando…. O internacional deixou um gosto de quero mais…. assim como foi com o Flamengo na Libertadores….. todos os outros times, resolveram apostar suas fichas nessa competição sul-americana…. entonces…… hay que tocar sy….. e hay que ganar tambien….. abraços AK: Nem acabou nem está acabando. A vantagem deles, nos dois torneios, ainda é grande. Um abraço.

  • Murilo

    Não lembro do Inter ter ganho a SUPERCOPA DA LIBERTADORES, OU A COPA CONMEBOL ou a MERCOLSUL… Então porque ele é o CAMPEÃO de TUDo… PALMEIRAS, SÃO PAULO, FLAMENGo já ganharam libertadores e outros títulos internacionais antes e ninguem diz nada…

  • cristiano

    Soh q essas conkistas n estão mais disponiveis murilo,sao compeçoes q frakassaram e deixaram d existir, como akele mundial frio do corinthians q durou soh 1 edição …fikm na historia, mas og o q eh important eh o q esta ai .. n ainda chorar plo q ficou esquecido + tem q ir atras das novas conkistas agora. atualment os unicos clubes q tem o certifikado da conmebol de campeoes d tdas cmpetições internacionais sao inter e boca.sendo q o inter tem tmbm tds competiçoes nacionais, coisa q nem o sp tem, eh chamado cm justiça d rei d copas, e p ora eh o unico q pode.
    e dizer q o inter foi campeao do mundo por sorte, cmo dic o rogerio, eh estar zuando … ningm eh campeao do mundo por sorte .. c for compra o dvd do jogo e assistir d novo , vai ver q o barcelona ditou o ritmo do jogo, mas teve 1 chanc frontal d gol. teve um volume mt maior, mas em finalizações foram 3 p kda lado, p incrivel q pareça…alem do q a jogada do gol foi trabalhada do campo d defesa, diferent do gol do sp contra o liverpool por ex, e no momento em q o barça veio cm td, o inter teve o sangue frio d administrar no campo d ataque, irritando mt a markção catalã …foi grand como o barça o tempo td e n c encolheu cmo fzm alguns clubes ditos grandes nas decisões.jogou d forma inteligent, aceitando q o barça tomasse as iniciativas, mas tecendo jogadas q mantinham os volants iniesta e mota ocupados .. e td mundo deve lembra q o jogo daquele time do barça começava plos volantes, cmo esses tavam imobilizados, o time apelo …ateh msmo c desorganizou, + eh claro q eh diferent c desorganiza tendo ronaldinho e deco, msmo desorganizados ditaram o ritmo, mas n conseguiram vencer a markção e entra na area do inter, e pokas vzs acharam espaços p finalizar d long. inter rei de copas, campeoa d tudo, campaeo brasileiro invicto,nunk caiu,representou brasil no pan do mexico e foi medalha d ouro vencendo a argentina,e prata nas olimpiadas contra a frança, melhor resultado q o brasil ja alknçou.

MaisRecentes

Daquele jeito



Continue Lendo

Dividido 



Continue Lendo

Reiniciar



Continue Lendo