O GAJO MERECE



Ontem à noite, numa entrevista com Deco, perguntei a opinião dele sobre o prêmio de melhor do mundo da Fifa desse ano. O meia do Chelsea é uma das pessoas mais qualificadas para falar sobre os candidatos. Jogou com Messi no Barcelona, joga com Cristiano Ronaldo na seleção portuguesa. Para ele, CR é uma escolha óbvia. O prêmio divide opiniões e é bom que seja assim, mas não há nenhuma chance de o português perder essa. Um dos “problemas” do prêmio da Fifa é que ele está longe do principal momento do futebol europeu, que é o que verdadeiramente interessa na eleição. A parte mais importante da temporada na Europa é o primeiro semestre, quando as ligas são decididas e o campeão continental é conhecido. O prêmio é entregue no fim do ano (o de 2007 foi em dezembro; o de 2008 será em 12 de janeiro de 2009), e geralmente o período entre um momento e outro acaba sendo usado contra quem arrebentou lá atrás. A não ser que o mesmo jogador seja decisivo também no Mundial de Clubes, como fez Kaká no ano passado. Cristiano Ronaldo levou o Manchester United aos títulos da Liga Inglesa e da Liga dos Campeões. O troféu desse ano tem de ser dele.



  • Vagner Luis

    Absolutamente certo, como está na maioria das vezes, André!!! O Ronaldinho Gaúcho, por exemplo, arrebentou no primeiro semestre de 2006, porém, como foi mal na Copa e no Mundial, ficou excluído do prêmio, mas pelo semestre que fez, ainda hoje acho que Canavaro (que foi eleito) foi injusto, principalmente pq quem levou como melhor jogador na Copa foi Zidane. AK: Em ano de Copa, naturalmente, a coisa fica mais complicada. Um abraço.

  • Thiago Luiz

    A cada ano que passa o prêmio fica mais óbvio em termos de quem venceu. Não sei se isso é bom ou ruim. Está tão óbvio esse ano que o próprio Cristiano Ronaldo, no auge da sua humildade, se disse o “primeiro, o segundo e o terceiro melhor jogador do mundo”.

  • Leonardo Atleticano

    André, o Cristiano Ronaldo deve levar, com certeza , e vai ser por merecimento, ele jogou muita bola mesmo e ganhou títulos, que pesa bastante, mas existe alguma divergência pois existe ainda uma dúvida se o futebol que ele pratica é tão vistoso quanto eficiente, como é o do kaká por exemplo. Azar dele a competição não ser do cara mais marrento e mascarado pois com a aposentadoria do Romário, ele iria dominar o cenário por muitos anos.

  • emanuel

    Oi André,belo post,eu concordo plenamente com vc o Gajo merece mais do que qualquer outro esse prémio pelo que fez na champions league,e na premier league,tbm,o cara joga muito além de ser muito habilidososabe fazer gol como ninguém enfim é um jogador completo e muito melhor do que foi o Kaká ano passado.um abraço

  • Guilherme Andrey

    Aqui mesmo no Lancenet tem uma enquete e a maioria votou dizendo que o Kaka de 2007 é melhor que o CR de 2008, eu não consigo acreditar, mas (ninguém assiste os dois, deve ser isso)… E não acho que o Cristiano Ronaldo não seja eficiente, alguns dizem que só faz firula e tal (não assistem mesmo), o cara faz mais de 40 gols na temporada, não é atacante como Kléber Pereira, por exemplo, tem que dividir gols com alguns caras ruinzinhos, como Rooney, Tevez, agora Berbatov, só isso. E acho que os dois melhores da década foram Ronaldinho 2005 e CR 2008. Entre os dois, acho o português melhor, assistência ele faz, marcar o adversário também, gol de falta idem, show ibidem e ainda faz mais de 40 gols (na temporada 07/08). O cara chegou ao ápice, acho que todos são céticos quanto ao cara conseguir melhorar, É IMPOSSÍVEL (acho eu). AK, em sua opinião, quem é melhor, CR 08 ou Ronaldinho 05, ou se teve alguém melhor na década do que os dois? AK: Acho que você não vai gostar da minha resposta. Eu acho o CR um jogador fabuloso, e não tenho dúvida de que ele merece o título de melhor do mundo em 2008. Na comparação com KK-07, eu acho que o brasileiro foi mais decisivo nos jogos mais importantes do Milan. Mas para fazer uma análise completa, precisamos esperar o Mundial de Clubes. Nesse tipo de comparação entre dois jogadores, eu sempre me faço a seguinte pergunta: se eu fosse dono de um clube e só pudesse contratar um, qual seria? Eu escolheria o Kaká. Um abraço.

  • Rafael Andrade

    Parabéns André…belissima opinião, esse ano nada mais justo que o prêmio ir para o Ronaldo Luso, uma vez que o mesmo só nao fez chover durante o primeiro semestre, e mesmo essa má fase do camisa 7 dos Diabos Vermelhos poderá impedi-lo de ser em 2008 o “number one”, assim como em 2007 foi justo o prêmio para o “principe” Kaká…nós torcedores brasileiros esperamos recuperar esse prêmio em 2009, resta saber quem será o bola da vez…

  • marilia

    mas isso é realmente óbvio! eu vi o cara jogar no final do ano passado e no 1º semestre muitas vezes 2 vezes por semana (thanks espn) e arrebentou mesmo. Poderiam logo entregar o troféu de mais bonito do mundo. estaria em boas mãos tbm!

  • Anna

    Marilia,o melhor do mundo CR ganha e entre os mais bonitos, ele fica em terceiro. É um colirio! Perde só pra Totti e Del Piero! Abraco a todos,Anna

  • marilia

    sei não, viu Anna… por hora eu entregaria os dois troféus ao CR, mas vc não tem mau gosto não!

  • formigão

    esse premio da fifa é preconceituoso so leva em conta a europa dane se o premio da fifa to preocupado é com o brasileirão

  • formigão

    esse premio da fifa é preconceituoso so leva em conta a europa nem quero saber do premio da fifa to preocupado é com o brasileirão

  • Julio

    Andre eu particularmente aprecio e muito o Futebol do Cristiano Ronaldo,Acho o cara um dos jogadores mais Completos na Atualidade o cara faz gol de Falta, de Cabeca,De jogada individual,de tudo quanto é jeito e alem de tudo Dibla demais da conta ,acredito que kk seja um jogador que visa mais o Gol ,mais o Cristiano faz toda a Diferenca. Agora desculpe sair um pouco do Assunto mais voce é o Unico que responde entao eu vou perguntar. EU vi que a Premiacao do Paulistao é de 2 Milhoes . Queria saber qual é a Premiacao da Serie B ?? Obrigado . Arbaco.

  • Alan de Almeida

    Seria até estranho se o Cristiano Ronaldo não levar o prêmio de melhor do mundo esse ano. Ele foi o melhor nessa temporada. E merece a conquista.

  • Alexandre marques

    Não podemos esquecer que ele deu uma pipocada na final da Liga, sorte dele que os outros salvaram a dele, acho ele um bom malabarista, um robinho melhorado, mas ainda acho o Kaká melhor que ele, bem mais completo, além de ser um cara humilde, pq esse CR deve ser um babaca com B maiusculo. AK: Discordo. A atuação do CR na final da Liga dos Campeões não pode ser chamada de “pipocada”. Ele perdeu um pênalti, o que já aconteceu com muitos outros. Mas fez o gol do Manchester United. Um abraço.

  • Bianca Honda

    Não entendo como o critério para a eleição da Fifa muda quando lhe é conveniente. Cada hora é uma coisa. As vezes é a habilidade, outras vezes são os títulos. Creio que uma eleição desse porte tem que ter critérios bem definidos e imutáveis, até mesmo para dar mais credibilidade ao prêmio. AK: Os critérios não mudam. Técnicos e capitães das seleções nacionais votam em quem acham que devem votar. Um abraço.

  • Massara

    André, Quase te escrevi estes dias, mas preferi evitar a polêmica. Queria te perguntar novamente se a torcida do Cruzeiro vaiou o Adilson na derrota por 5 a 2 para o “timaço” do Náutico. Será normal o fato de um time precisar da vitória para manter suas chances de ser campeão e o treinador escalar apenas um atacante? Eu disse UM atacante! Será normal, ou estou ficando doido sozinho? Tudo bem que o jogo era nos Aflitos e que o gramado é ruim. Mas UM atacante? Para jogar contra um dos lanternas? Precisando de ganhar de qualquer forma? Prefiro entender como uma piada. Feita por um treinador que não se cansa de estudar o adversário, mas não estuda seu próprio time, suas próprias falhas. E que tem mais medo de perder do que vontade de ganhar. O único álibi de Adilson é o fato de (ainda) estar no G-4. Quero ver se o Cruzeiro sair da zona da libertadores no próximo domingo, no Mineirão, contra o Flamengo. Este sim, um bom time. Aí você verá, André, o que é vaiar o Adilson Batista. Abs. PS: O Cruzeiro perdeu quase 30% dos jogos neste Brasileirão. Com o time considerado o melhor do campeonato pelo próprio Muricy Ramalho, técnico do líder. Uma bela estatística para um treinador indefectível, não? AK: Eu penso diferente. Não acho o time do Cruzeiro tão bom assim. Por isso creio que o trabalho do Adílson merece mais elogios do que críticas. Assim como o do Muricy. Um abraço.

  • Massara

    Eu respeito o fato de você discordar de mim quanto à avaliação do trabalho deles e da qualidade das equipes. Mas convenhamos, a escalação de só um atacante foi um erro grosseiro e uma demonstração de quem ainda não se deu conta de que treina um time grande. Abs.

  • Bianca Honda

    Olá André, eu de novo. O meu comentário anterior foi o primeiro feito neste blog, aliás, foi a primeira vez que entrei no seu blog. Quero parabenizá-lo pelo trabalho e pela consideração com os fãs do esporte, respondendo aos nossos comentérios, vejo que isso não é comum. Creio que só vc e o Mauro Cezar fazem dessa forma. Pode ter certeza de que apartir de agora serei frequentadora de seu blog. Abraço, Bianca. AK: Obrigado. Seja sempre bem-vinda. Um abraço.

  • Anna

    Marilia,tenho bom gosto sim. E ainda esqueci do David Beckham… Tomara que o CR faça um golzinho hoje… Abraço a todos,Anna

  • Thiago Escobar

    André, concordo com você que a eleição é feita em uma data muito ruim, pois a temporada dos campeonatos europeus estão só começando, e eles acabam usando como critério o que o jogador fez no primeiro semestre, menos em ano de copa pois se um jogador fizer um primeiro semestre incrível e na copa não jogar nada( Ronaldinho 2006) ele não fica nem entre os três melhores….mas André ano passado era impossível ter votado no Kaká, com base no mundial de clubes pois a votação é feita antes desse campeonato começar, portanto ano passado o Kaká foi eleito pelo que ele fez no primeiro semestre também…um abraço, sou seu fã…..a e uma pergunta: pra que time você torçe da NBA? AK: Eu não quis dizer que seria possível votar no Kaká. E sim que quando um jogador termina o ano jogando muito no Mundial, a escolha dele como melhor do mundo não sofre críticas. Mas, para o próximo prêmio, talvez seja possível votar depois do Mundial. Sobre a NBA, eu sempre torci para o NY Knicks, mas estou licenciado nas últimas temporadas… Um abraço.

  • Thiago Escobar

    Vlw André, agora entendi o seu ponto de vista…e não desista do NY Knicks, pois um tal de Lebron James pode pintar lá em 2010, e se isso acontecer, ainda há esperança…embora eu torça para o Lakers e achar Kobe melhor do que Lebron, o Knicks eh um time que gosto e se tivesse o Lebron, os adversarios teriam que abrir o olho, pois ele carrega o Cleveland praticamente sozinho, igual o Kobe a dois anos atras!!!!

  • ANTONINO

    Fiquei muito feliz com com a escolha de RONALDINHO GAUCHO como o melhor jogador de futebol desta década… parabens RONALDINHO

MaisRecentes

Paraíso



Continue Lendo

Daquele jeito



Continue Lendo

Dividido 



Continue Lendo