MARCOS FALHOU? LEMBRE DO MARACANÃ



É nonsense puro a “tese” de que Marcos se mandou para o ataque, no jogo contra o Grêmio, porque queria compensar a falha no lance do gol. Marcos não acha que falhou. Ele não disse isso (mesmo porque não disse nada), mas não há nenhum motivo para que a opinião dele seja diferente da que declarou sobre o primeiro gol do Fluminense, no dia 25/10. Você deve lembrar, os gols foram iguais. E Marcos disse, no Maracanã, que a bola era de Martinez. É claro que cada um tem o direito de pensar o que quiser, mas não é a opinião dos outros que importa aqui. É a de Marcos. E se ele não achou que falhou no Maracanã, também não acha que falhou ontem. As jogadas de bola parada são exaustivamente treinadas por todos os times do futebol de hoje. Tanto para marcar gols como para evitá-los. Ensaia-se o comportamento do ataque, pensando em tudo: quem cobra a falta/escanteio, quem vai para a área, e para quem vai a bola. Cada jogada tem duas ou três variações. E também se ensaia o comportamento da defesa, pensando no que o adversário faz: como marcar o atacante alto que espera a bola na risca da pequena área, quem vai colar no zagueiro que corre para a primeira trave… É para isso que servem as fitas de vídeo. E é por isso, e só por isso, que a maioria dos técnicos não gosta que as câmeras de TV gravem os treinamentos de bola parada. O Palmeiras tem uma configuração determinada para defender bolas levantadas em sua área. Essa configuração falhou ontem, assim como no Maracanã. Só Marcos pode dizer por que resolveu abandonar o gol e virar goleiro-linha. Imagino que tenha sido porque ele é um cara que faz (e fala) o que o coração manda. Sempre foi assim, não? Não foi por rebeldia. Muito menos por vaidade. E também não foi porque ele queria compensar alguma coisa. Esqueça isso. Outra coisa: no dia em que Marcos for um problema no Palmeiras, terá chegado a hora de parar tudo e começar de novo.



  • Douglas

    Perdemos o jogo, isso infelizmente acontece, porque nosso ténico agora inventou de escalar mal, e substituir pior ainda, mas o Marcos pode ter errado em sair do gol, mas quantas partidas ela já fez na vida, todo mundo erra e parem de ficar falando do verdão, bando de sensacionalistas. Dane-se se perdemos o jogo e o título, nem tudo acontece como queriamos, mas tenho fé que se não vir esse ano, o ano de 2009 nos ofertará com grandes conquistas.

  • Rita

    Se o Marcos fosse goleiro do meu time, num jogo como o de ontem, ele poderia ir quantas vezes quisesse ao ataque, desde que o Muricy concordasse. No entanto, como não era o Muricy, o Marcos pode. O que não pode é o Luxemburgo comentar jogo do time dele na tv, durante uma partida decisiva e nas vésperas de outra ainda mais importante. O Palmeiras ontem foi um retrato do técnico, relapso. Jogou sem brio, sem gana, sem alma. Marcos foi exatamente a exceção.

  • Julio Cesar

    Boas, André!!! Sou assíduo frequentador de seu blog, assim como o do “paizão”, e gosto muito dos seus comentários. Sua cobertura das Olimpiadas foi magnifíca! Entretanto, nunca postei aqui, mas após o jogo, aproveito para ser a primeira vez. Sou São Paulino, mas me emocionei com a dedicação e a vontade de Marcos. Meio que passional, portanto, de certa forma, irracional. Mas era algo que até eu, que estava sentado do outro lado da telinha, tive vontade de fazer! Cada vez que o Marcos ia para o ataque eu vibrava, e pedia pelamordeDeus que ninguém do Grêmio conseguisse fazer um gol nessa circunstância. Tudo bem que eu torcia por um empate, mas não foi isso que me motivou a torcer para o Marcos. Eu nem imagino o que se passava na cabeça dele, ainda mais ouvindo o Luxemburgo gritando feito louco para que ele ficasse lá atrás. Poderia ter perdido por mais? Poderia. Mas perdeu, e custou 3 pontos do mesmo jeito. De certa forma é uma insanidade um goleiro fazer isso, mas imagino a indignação dele com o resto do time e com seu treinador, que substituiu mal e não conseguiu incentivar o time. Ademais, não vi falha de Marcos no gol. Lance difícil para um goleiro (e já joguei na posição) Abraços e ótimo trabalho!

  • Anna

    André,tb nao vi falha de Marcos nem achei errado ele ir meio que atabalhoadamente ao ataque. Se Rogerio Ceni pode,pq ele nao pode. Perfeito seu post.Ele agiu com o coracao e nao queria aparecer ou ser taxado de Sao Marcos e os outros jogadores de viloes. Quem de dentro do Verdao pensou isso,viajou. Marcos e um simbolo do Verdao e merece ser tratado com respeito.Queria era ajudar seu time,que tanto ama,nada mais. Foi a melhor analise que li sobre o assunto ate agora. Abraco,Anna

  • Geovane Placido

    Concordo com vc André…eu sou corinthiano, mas admiro absurdamente o Marcos.Ele é um exemplo de pessoa.Entre ele e , mil vezes o marcos. Ele se rpecipitou, mas nao acho q tenha sido uma aberração.Ele tentou ajudar o time dele.A porcada tem q agradeçer aos céus por ter um goleiro como Marcos

  • Gilson

    Parabéns André, voce foi brilhante nesse seu comentário. Só acrescentaria uma coisa, na base do “achismo” que o Marcos só não deu bola para que o Luxemburgo tava falando, porque o prórpio Luxemburgo não deu bola para o time na quarta-feira. Mais uma vez parabens pela ótima analise desse episódio. abcs

  • ACP

    André…… concordo com seu texto, pois se o Marcos é problema la no Palmeiras, o clube tem que rever suas atitudes pois tem “pessoas” lá que nunca vão ter 1/4 da historia que ele deu ao clube e aos torcedores.

  • Leonardo Atleticano

    André, acho que os lances teriam que ser analisados independentemente de ser com o Marcos ou não, ninguem analisa friamente, antes de qualquer comentário há a necessidade de se exaltar o Marcos, admitir que ele falhou no lance e que teve uma atitude totalmente errada ao se tornar um peladeiro irresponsável em um jogo que valia a briga pelo título, não diminui ou apaga o passado e as glórias do goleiro, mas nesse dia ele foi terrível, desmereceu seus companheiros de linha, falhou no lance, desestabilizou mais ainda seu time, tirou o respeito de seu treinador e deu muitas oportunidades para seu adversário ampliar. O Marcos como pessoa e goleiro é quase uma unanimidade, mas achar que o que ele fez é bonito é um absurdo. E como comandar um grupo assim? Olha gente vcs tem regras e deveres a cumprir, menos o Marcão, ele pode tudo, vc acha que o grupo aceita? AK: Eu não acho que a coisa seja assim. O Marcos não pode mais do que os outros. Mas, no Palmeiras, ele É mais do que os outros. Mesmo que ele não se comporte como alguém que sabe disso. Um abraço.

  • Shao

    André, você disse que todo tipo de variações são treinadas, Mas você que acompanha mais de perto (literalmente) poderia nos responder se a jogada “Manda o cara cruzar na área, e todo mundo sobe e não faz nada, e deixa a bola passar direto” é treinada?? Eu pensando aqui… acho que não (mas você pode dizer diferente…) Quando era muleque, a posição que mais joguei foi de goleiro (futsal e futebol de campo) e estes gols que o Marcos tomou, são sinceramente indefensáveis… Se o cara chuta direto, dá pra saber pela força e direção da bola. Se o cara cruza também dá para saber pelo mesmo motivo. Mas se o cara cruza, e ninguém faz nada (não porque é ensaiado, e sim pq todo mundo tentou e errou) já é tarde demais para tentar fazer alguma coisa. O que eu sempre fazia quando era goleiro (olha eu tentando ensinar o padre a rezar a missa…) Nessas bolas que vem de frente, era sair feito um doido e dar um soco na bola, achava mais seguro do que esperar… Até pq se acontecer algo de choque com o goleiro, que ele caia, em 99% dos casos o arbitro apita falta (como se diz na várzea, a área é do goleiro…rsrs) Abraços AK: Realmente, a opção “deixa a bola passar até entrar no gol” não é treinada. E nem precisa, né? Um abraço.

  • Marcelo Locci

    Olá André, bom dia. Sou seu fã e acompanho seu blog todos os dias. Obrigado pelas matérias e textos, são excelentes. No caso do Marcão, eu que sou palmeirense, acho que ele fez isso que fez, além de ser palmeirense, ídolo, e outras coisas, fez também para dexiar claro a sua diferença com o técnico (desculpe, me recuso a dizer ou escrever o nome deste pusilâmine) e, quem sabe, jogá-lo mais uma vez contra a torcida, no que acho que fez muito bem. O sujeito é um câncer para o Palmeiras, e Marcos é eterno. Um abração. Marcelo Locci

  • Alphonso della Mamma

    Se não foi por culpa, o Marcos fez aquilo no domingo porque quiz mostrar algo para a torcida. O que ele pode estar pretendendo é jogar a torcida contra certa parte do elenco. Na mesma linha das críticas que fez no jogo contra o Flu, onde afirmou que quem chegou esse ano não se compromete como os demais. Ele está demonstrando cabalmente o racha do elenco ao seu modo, ao correr para o ataque, justo ele um reconhecido perna-de-pau (ele mesmo fala isso), para fazer o que outros da linha não fazem. No estilo “está vendo, até eu que não jogo nada na linha, sou capaz de fazer um gol”. Mas seja qual for a intenção, o que fez, foi desestabilizar todas as tentativas de ataque dos ultimos 15 minutos do ultimo jogo, pois da para imaginar um atacante tendo que armar jogadas com a pressão de saber que não pode perder a bola de jeito nenhum, pois está sem goleiro. Num time com um dos artilheiros do campeonato e disputando liderança, mas com um goleiro que age como se fosse um time para cair e no ultimo minuto de jogo, apenas porque tomou um gol defensável. Se foi por se sentir culpado, se foi para mostrar algo ou se foi por qualquer outro motivo, o fato é que jogou contra o restante da equipe e principalmente, contra o técnico que apostou nele contra todas as evidencias, ja que o titular absoluto era o Diego, que foi afastado apenas porque o Marcos era o goleiro de confiança do técnico, mesmo vindo de longa inatividade. Técnico que, também por esse feeling equivocado, não demonstra estar numa boa fase nos ultimos anos.

  • Ricardo

    O Palmeiras perdeu esse jogo e provavelmente a chance de ser campeão porque o seu “manager” está mais preocupado em ambicionar a vaga de Dunga na seleção, em dar declarações desnecessárias e chatas, dizendo-se o melhor técnico do Brasil, dentre outras perdas de tempo.Luxemburgo parece ter sentido que o seu cavalo passou encilhado e anda arrogante, amargo, azedo e falando demais da conta. O time claramento carece de treinamento, de chutes, faltas, passes, coletivos, etc, sem falar na parte psicológica, que parece meio abatida quando os jogadores veem seu treinador indo atrás de audiência numa quarta-feira ao invés de acompanhar seus comandados. Marcos errou ao ir para o ataque tão cedo e uma bola como aquela era para ser defendida, então para um goleiro da sua envergadura (o melhor que já vi), ele falhou. Mas quem entregou o campeonato foi Wanderley Luxemburgo.

  • Rogerio J

    André, vale lembrar: recentemente, Marcão passou por um momento muito difícil para qualquer pessoa, que é a perda do pai, por isso, penso que será um erro se ele receber qualquer tipo de punição. Técnico e diretoria do Palmeiras devem sim é apoiar o seu ídolo. Sem ouvir o goleiro, pra mim, emocionalmente ele não estava 100% antes da partida, complicando ainda mais, imagino (afinal, não o ouvi), quando o ídolo percebeu que havia falhado e que seu time não demonstrava capacidade de empatar e virar. Foi no desespero, foi anti-profissional, mas foi por amor ao clube e até pelo pai, morto há poucos dias. Na boa, não dá para jogar pedra no cara, ainda mais nesse momento. A hora é de bom senso. Se tiver que dar bronca, que seja bem depois. Não agora, por favor. Abraço!

  • Rogerio J

    André, vale lembrar: recentemente, Marcão passou por um momento muito difícil para qualquer pessoa, que é a perda do pai, por isso, penso que será um erro se ele receber qualquer tipo de punição. Técnico e diretoria do Palmeiras devem sim é apoiar o seu ídolo. Sem ouvir o goleiro, pra mim, emocionalmente ele não estava 100% antes da partida, complicando ainda mais, imagino (afinal, não o ouvi), quando o ídolo percebeu que havia falhado (inclusive em confiar, de novo, na zaga) e que seu time não demonstrava capacidade de empatar e virar. Foi no desespero, foi anti-profissional, mas foi por amor ao clube e até pelo pai, morto há poucos dias. Na boa, não dá para jogar pedra no cara, ainda mais nesse momento. A hora é de bom senso. Se tiver que dar bronca, que seja bem depois. Não agora, por favor. Abraço!

  • Matheus

    Tenho que discordar. Dessa vez Marcos falhou sim. O lance de domingo não foi igual ao do Maracanã. Lá, o cruzamento foi bem mais forte, o atacante chegou bem mais próximo da bola, e o Marcos reagiu, tentando fazer a defesa numa cabeçada que não ocorreu. Contra o Grêmio, o cruzamento do Tcheco foi fraquíssimo, ninguém passou sequer a 30 cm da bola, e o Marcos apenas olhou, sem esboçar nenhuma defesa. Ele não pegou o cruzamento assim como não pegaria uma eventual cabeçada. Marcos falhou sim, e os lances foram muito diferentes

  • José Luiz Bariani

    Olá André! Concordo com tudo o que você escreveu. O Marcos, hoje, talvez, seja o único jogador realmente verdadeiro e sincero quer seja noas suas atitudes ou nas suas entrevistas. Nunca se viu ou ouviu o Marcão ironizando, falando mal de adversários ou colegas e muito menos tentando mostrar algo que ele não é. Quando o sr. Luxemburgo abandonou o Palmeiras no ano do rebaixamento, por um punhado de dólares a mais, o Marcos ficou e jogou numa segunda divisão muito mais difícil que a de hoje. Basta lembrar que até o mando de jogo o Sport mudou prá tentar tirar vantagem. Agora esse cidadão que se acha e mais alguns jogadores que pensam ser melhores do são não vão manchar a imagem do maiora atleta em atividade hoje com a camisa do Verdão. Sempre fui um crítico do Valdívia e seu estrelismo mas vendê-lo e ficar com o Diego Souza a pedido do gênio/manager/comentarista/técnico foi demais. Tenho pena dos investidores que acreditaram e colocaram dinheiro prá contratar essa mala. Era melhor ter deixado o dinheiro na bolsa de valores…

  • mario

    Oi Andre , A pergunta esta errada a pergunta certa é onde esta o luxa “o melhor tecnico do Brasil” ou por onde anda luxa ou talvez por que é que Luxa não faz nada para mudar a atitude o time do palmeiras ? Já faz varias rodadas que o melhor homem em campo do Palmeiras é o goleiro e eu não estou falando so do Marcos pois contra o santos ele não jogou e o melhor homem em campo foi o goleiro reserva do Palmeiras. tem algo de muito errado no Palmeiras e não é o Marcos .

  • cyro

    Andre, Muitos Palmeirenses estão a favor do Marcos. Não existiu insubordinação, afinal, chefe que eh chefe acompanha a equipe e não abandona o elenco numa viagem tão importante a Argentina. Agora eh so lamentar…

  • Anderson Silvano

    Parabens André…. foi a sintese mais completa e perfeita que vi… Concordo até com a virgula…

  • George Roberto da Silva

    A figura humana do Marcos não merece críticas. Mas desde 2003 q o arqueiro vem caindo de produção. Protagonizou lances dos mais bizarros e na última rodada mostrou total falta de reflexo. Temos de parar de enxergar virtudes nas defesas óbvias. A bola vai em cima do goleiro e tem narradores dizendo q foi um milagre. Devagar, né. Em tempo, Diego Cavalieri era o melhor goleiro em atividade no país e foi embora pra um decadente Marcão. SRN

  • Flavio Torres

    Andre, Imagine a cena, Palmeiras campeão e o Marcos dedicando o titulo ao seu pai. Foi essa impressão que me passou na cabeça qdo ele resolveu ir pro ataque no meio do segundo tempo. Pq pra ele o titulo deixou de ser realidade com essa derrota. Abs

  • Guilherme

    só sei que por um lance mais difícil na final da Copa do Brasil o Felipe foi execrado pela torcida e pela mídia… e quando o Marcos caiu pelo Palmeiras, ele ficou “por amor ao clube”, e se “superou ao subir” já o Felipe quando caiu era o “eterno rebaixado”, e subiu porque a série B é fraca… Marcos não pegou o cruzamento como não pegaria uma cabeçada, e não se deve confundir história com momento, e o momento do Marcos não é bom (muitas falhas, e pior, não assumindo)

  • Edison

    faço minhas as palavras do Rogerio J…

  • Fao

    Sou são paulino, mas adorei a atitude do Marcão. Ele fez exatamente o que a torcida queria, e ao meu ver, a torcida é a razão da existência do futebol ainda, ou não? De qualquer forma, Marcão, fica sossegado, vc emocionou todos que estavam vendo aquele jogo, era jogo decisivo, era estádio lotado, era o Palmeiras…

  • Alexandre

    André, há muito tempo o Luxemburgo deixou de ser treinador e virou mais um empresário do futebol. Não dá pra aguentar com Evandro, Elder Granja, Jumar, Preá e compania. Coitado do São Marcos, ainda críticado pelo comandante. E por falar em comandante, quais títulos ele tem???? Quantas Libertadores, Mundiais ou Brasileiros???? Há muito tempo o Muricy é o melhor do Brasil… Nunca ví um técnico deixar seu time e trabalhar como comentarista em uma emissora. Imagina a grana preta!!!!!!!! Quer ainda ofender o Marcos com aquele fato do Rogério Ceni. Pq ele não foi à Argentina??? Além de tudo fica criticando o trabalho do Dunga com olho grande no cargo da seleção. É uma vergonha ter um comandante assim. Sem falar no caso da manicure, mas deixa prá lá. Foi bem colocado pelo PVC no Linha de Passe no domingo após a partida, de que o VL só gosta de aparecer quando sai do banco de reservas antes do final do jogo, quando seu time está para ser campeão… Culpa da imprensa que fica enchendo a bola desse mercenário…. Fora VL e que venha o Muricy……

  • Luiz

    não vi falha no gol, o goleiro espera que alguém toque na bola antes, se for o atacante ele ta lá pra tentar defender, se não for, no mínimo um zagueiro tem que mandar pra qualquer lugar essa bola…. são poucas as bolas que ninguém consegue tocar e são muito difíceis pro goleiro, normalmente não dá mais tempo de fazer nada…. sou palmeirense, mas acho que o marcos errou ao sair pro ataque aos 30 do segundo tempo, coloca o time inteiro sobre pressão de não poder perder a bola, tirando que pode causar uma expulsão de alguém que tenha que matar o lance…. o martinez já tinha amarelo e ficou mais de uma vez marcando individualmente o atacante…. porém não acho que o marcos fez isso pro desrespeito, ou pra compensar uma suposta falha, fez isso porque como todo torcedor não suporta perder, uma pena que não possa dizer isso de todo jogador, parece que alguns se conformam facilmente com derrotas…. parabéns pelo blog… e parabéns ao pierre , que junto do marcos da gosto de ver jogar, sempre com muita vontade….

  • Fred

    Só espero que ele continue assim até o domingo – engolindo frangos e meio louco…

  • João Paulo Araújo

    O Marcos é boa gente, bom caráter, inteligente, tem opinião própria, ídolo, líder, excelente goleiro, etc. E parece que justamente por essas qualidades faltarem à imensa maioria de todos os envolvidos com futebol no Brasil, é proibido falar mal dele. Menos… AK: Qual é o ponto do seu comentário? Dizer que um goleiro falhou não é falar mal dele. Dizer que ele foi ao ataque para “ficar bem na foto”, é. Um abraço.

  • edu

    imagina qq um de vcs aki(sendo o marcao claro) q sao contra e a favor disso no meio do campo nakela hora do jogo(nen sei oq eli tava fazeno la mas..) com o time perdeno faltano 15 minutos com uma bola parada no atk pro verdao.. vix… qualquer um aki teria ido sem duvida pro atk ateh pq o gremio inteiro tava na retranca

  • jose carlos brandao

    Caro André,nada a ver com o post,mas como vc trabalha na ESPN,então estou aproveitando para tirar uma informação,(vc não precisa publicar).Como faço para encontrar a 2 ou 3 parte do bola da vez com o Neto,tenho que me cadastrar no Terra ou ESPN? pergunto-lhe porque só achei a 1 parte e não consegui as outras,também não as achei no you tube. sei que vc é muito atarefado,mas se puder responder desde já lhe agradeço,um abraço

  • andre

    A conclusão do post é simples e sensacional! Parabéns!

  • João Paulo Araújo

    Marcos: ´Reconheço, o que fiz foi ridículo´ AK: “Foi uma falha coletiva. Não tenho como adivinhar se o Tcheco vai chutar ou cruzar. Esperei o chute, ele cruzou e ninguém relou na bola. Por isso não admito que falhei no lance.” Esse é o assunto do post. Um abraço.

  • E

    Deixei de ser apenas um jogador de futebol quando recusei uma proposta de R$ 45 milhões para jogar no Arsenal, da Inglaterra, e preferi disputar a Série B do Brasileiro pelo Palmeiras – lembra Marcos. ISSO E MARCOS JAMAIS EXISTIRA OUTRO COMO ELE

  • Paula

    Ne por nada nao mas passam a mãe muito na cabeça do Marcos. Dessa vez ele nao falhou no gol, mas errou ao se lançar na frente. Podia ter prejudicado muito o time que nao estava preparado para aquilo. Inclusive o martinez, bom de chute, ficou atras para que o sr. marcos fosse tentar o gol salvador.

  • Osvaldo

    Concordo com vc, é nojento esse bando de arruaceiros querendo intimidar quem quer se seja, independente te time. Eu tenho 44a, ja fui assistir jogos de outros times, fui em estadio sem divisão de torcida, e não tinha essa porcaria que é hoje. A ultima vez que fui num estadio foi com a Torcida do Estadio 97, Palmeiras x Conrinthians. Eu acho que se tem lei, deve ser aplicada. Que acabem com as divisões de torcida, de fazer caminhso pra um e pra outro, policia tem coisa melhro pra fazer od que ficar cuidando de marginais desse tipo. Se transgrediu ? Cana, ou melhor, afasta o idiota do estadio por uns 3 anos, rpestando serviço comunitario nos dias de jogos, e se ele não comparecer, cana mesmo.

MaisRecentes

Sqn



Continue Lendo

Gato



Continue Lendo

A vida anda rápido



Continue Lendo