COLUNA DOMINICAL



Quando o São Paulo foi derrotado (1 x 0, 17/08) pelo Grêmio, na abertura do returno, saiu de Porto Alegre 11 pontos atrás do então líder do Campeonato Brasileiro. Quantos jogos o São Paulo perdeu depois desse? Nenhum. Em treze rodadas (8V), tirou a diferença que parecia inalcançável, e ainda colocou dois pontos de vantagem, graças, também, ao evidente declínio gremista. Um time assumir a ponta faltando cinco jogos para o final, como resultado dessa sequência invicta, é um sinal claro. Escrevi uma coluna no L!, há algumas semanas, chamando de “jogos bons” aqueles em que havia confronto direto entre candidatos ao título. O “bom” deve-se, obviamente, à chance de vencer e, ao mesmo tempo, prejudicar o concorrente. O São Paulo não tem mais “jogos bons” nas últimas rodadas. Mas, como lidera o campeonato, não mais precisa deles. Palmeiras, Grêmio, Cruzeiro e (ainda?) Flamengo não têm mais como tirar pontos do novo líder. Portanto, só lhes resta torcer. E terão de torcer muito nas próximas duas rodadas, em que o São Paulo não sairá da cidade, mesmo quando jogar fora de casa. Portuguesa, no Canindé (onde a Lusa só perdeu duas vezes), e Figueirense, no Morumbi, são os dois jogos que podem dar o xeque-mate no campeonato. Mesmo porque Palmeiras e Grêmio se enfrentam, no domingo que vem. Na mesma coluna, chamei de “jogos ruins” aqueles contra times ameaçados pelo rebaixamento. Esses o São Paulo tem. Além da Portuguesa, Vasco (F) e Fluminense (C). Os dois cariocas representam, na opinião deste blog, a maior ameaça à chegada do terceiro troféu seguido ao Morumbi. O que deve preocupar a concorrência é que o São Paulo não vem fazendo a campanha irregular de seus adversários. O São Paulo não perde um jogo há dois meses e meio. ****** Sobre a decisão da Fórmula 1, apenas uma coisa a dizer: parabéns, Luciano Burti. E obrigado.



  • Edouard Dardenne

    Sua referência ao Burti é alguma ironia que não captei ou uma constatação, tão triste quanto hilária, de que o Galvão estaria berrando até agora não fosse o piloto informar quanto à ultrapassagem do Glock? Um abraço. AK: É um agradecimento a ele. Um abraço.

  • Daniel da Silva Monteiro

    Seu comentário sobre a F1… Impertinente… Espero não retornar ao seu blog AK: Você provavelmente não entendeu o comentário. Mas deixe-me perguntar: como assim “espera”? Não depende apenas de você? Estranho…

  • Guilherme Lemos

    kkkkkkkkkkkkkkkkk….Ninguém entende nada kkkkkkkkkk. Parabéns André pelos parabéns ao Burti. Ele realmente merece. Vem quando fazer uma reportagem em Natal? Forte abraço.

  • paulo pimentel

    desculpe a ignorancia andre..mas nao entendi o comentario sobre o burti…poderia me explicar? abraco

  • PH Peixoto

    André, eu, como alguns outros leitores do blog não entendi totalmente seu comentário sobre o Luciano Burti. Nem sempre “meia palavra basta pra bom entendedor”. Explique-nos, por favor!

  • Renato

    André, assim como o são-paulino Massa perdeu na última curva o campeonato, acredito no Palmeiras e na estrela de seu treinador. Concordo com vc sobre a regularidade do SP; regularidade na ajuda que recebe da arbitragem, certo?

  • Ricardo Medeiros

    Será que eu perdi alguma coisa? O Burti é legal, mas pq o agradecimento? Abraço.

  • Ricardo

    Luciano Burti é um ótimo profissional (e sério) em seu ramo de atividade. Assim como o ex-atacante comum, porém muito educado e articulado Caio Ribeiro. Quanto ao Brasileiro, acho que hoje eu apostaria em 40% SP,. 38% Palmeiras e 22% os outros 3.

  • Claudio Gordon

    André, sou mais um que não entendeu o seu comentário sobre o Burti… explique-nos, não faz sentido expor algo em um blog que os leitores do mesmo não entenda kkkk

  • Rafael Tamashiro

    Quanto ao tri do São Paulo, torço para que não aconteça, seria um dos mais medíocres campeões dos últimos tempos. Burti: a cada vez que havia uma conversa em inglês entre os pilotos e o boxe, ele que ajudava a entender o que se passava, perfeito. Hamilton, São Paulo, campeões chatos.

  • Bruno Sachetti

    ainda nao intendi o Obrigado Burti…ahahahaahaha sou teu fã andré, entro pelo menos duas vezes por dia aki abraço

  • BEN-HUR

    se nao tivermos mais nenhuma surpresa sao paulo HEXA, quanto à corrida mereceu o ingles, desde o ano passado,ANDRÉ cá entre nós interlargos nao tá parecendo o maracanã para os clubes cariocas em termos de decisão um abraço

  • Derick

    André, eu sou fan do ManUntd, e no dia do jogo, eu acordei tard, e eu vi na programação que naum ia passar a reprise, por favor, gostaria que vc pedisse ao pessoal da Espn pra passar a partida, que concerteza foi um jogão ! Por favor, eu já perdi o jogo contra o West Ham, to com saudades de ver o Manchester !!!

  • Pedro

    André, Bingo! Agora, se não tirarem o Muricy JÁ do comando do SPFC, não vai ser possível mais assistir jogos do time. Abraços

  • Fernando Augusto Rodrigues

    Chega de polêmica e discussão. Os derrotados que chorem e reclamem o quanto quiser. É isso mesmo. Chora aí, cambada de porco. Ano que vem é que vocês vão sentir a draga de ser “orfãos” do Luxemburgo. André, em 2009, rumo ao tetra, já temos 6 pontos garantidos com o seu timinho de 2ª. Eu vou comemorar, ou melhor, vou BEBEMORAR. Agora ninguém tira o título da gente. Já é nosso. SÃO PAULO TRI !!! SÃO PAULO HEXA !!! É CAMPEÃO !!!

  • BASILIO77

    Voltando ao velho tema…Justiça nos pontos corridos??? Onde?? Quando o favorito, lider, não tem mais “jogos bons” nas últimas 6 rodadas? Quando os times da chamada “ZONA NEUTRA” continuam definindo os destinos da competição, como em anos anteriores, E definindo quase NUNCA baseados em princípios DESPORTIVOS E SIM NA RIVALIDADE, SIMPATIA OU ANTIPATIA? Justiça onde? Se nos jogos “bons” a arbitragem continua falhando, colocando em dúvida o mérito do vencedor? Mais do que qualquer outro, ESTE ano mereceria um quadrangular final. Mas a imprensa, quase toda favorável ao sistema atual, prefere olhar para o lado e fingir que não há defeitos neste modo de competição. Pra eles a perfeição EXISTE! E tem nome: pontos corridos. Por essa lógica, pra saber quem é melhor, Nadal ou Federer, a ATP marcaria duas partidas…Nadal X Tomas Berdich(20 na ATP) e Federer x Igor Andeev(18 na ATP). Justiça? Pra mim está mais pra NONSENSE…Pontos corridos JUSTO…só o Paulista 1984, quando o destino quis que na ÚLTIMA rodada se enfrentassem os dois primeiros colocados, SCCP e SFC. De qualquer forma o troféu ficará em boas mãos, mas que os “pilares” dos pontos corridos caem por terra ano a ano…isso caem. Ficam as preferências pessoais…nada mais. Abraço. AK: Como você sabe, discordo integralmente. E não acho o sistema de pontos corridos perfeito. Só acho o mais justo com os melhores, e piores, times. Um abraço.

  • Thiago Braga

    Fala, André, tudo bem? Pensando o que escrever sobre o São Paulo, lembrei do título do Boston Red Sox em 2004(?), daquela virada contra o seu Yankees, da meia suja de sangue de um dos jogadores e de ter visto uma faixa com os seguintes dizeres, se não me falha a memória: “The greatest comeback ever”. Se acontecer o hexa, não é algo bem parecido com aquele título? Aliás, vc poderia contar melhor essa história, com muito mais propriedade do que eu, o que acha? Ah, e vc ainda não respondeu como tenho que fazer para ter uma dedicatória sua e do Fininho no Aqui Tem! Grande abraço AK: Você pode mandar o livro para a ESPN? Um abraço.

  • Luiz Fernando Paes

    um dos maiores momentos da f1 de todos os tempos, a última corrida mais emocionante, com Brasileiro envolvido … e só UMA coisa a dizer? e ainda pra cutucar alguém, de forma gratuita ..? perdeu a chance de não falar nada hein … teria sido melhor .. tal qual o seu Pai, que por sinal torceu pro Hamilton (que blz!!), vc gosta duma ironiazinha .. novamente, acho que vc perdeu a chance de não ter falado nada .. ficado quieto .. abs AK: Não há ironia alguma. Parabenizei o Burti pelo trabalho que ele fez. Um abraço

  • Rodrigo

    O Galvão fala o tempo todo, ignora os repórteres chamando (até a Mariana Becker!), discorda dos dois comentaristas, que sabem muito mais que ele. O Burti é ex-piloto de F1, o único cara que consegue entender aquele rádio dos pilotos, já esteve lá. Ontem, entre outras coisas, foi ele que avisou sobre o Glock e foi o primeiro a dizer que o cara não tinha como se segurar, antes que o GB começasse mais uma teoria conspiratória. Trabalhar com o GB, pense numa mala pesada pra carregar…. Parabéns, mesmo.

  • Renan Colombo

    André, impressionante a semelhança entre o Boca no Apertura e o SPFC no Brasileirão. O Olé (www.ole.com.ar) traz a seguinte chamada para a vitória de ontem do Boca sobre o San Lorenzo: “Boca se llevó puesto a San Lorenzo y lo alcanzó en la punta, junto a Tigre. Estaba 11 puntos abajo y ya parecía definido el Apertura”. É uma descrição que caberia perfeitamente para o Brasileirão, fazendo as devidas adaptações de times/campeonatos! Não é incrível? Aliás, a quem defende que o SPFC está se equiparando ao Boca nas disputas nacionais, tamanho é o poder de chegada que vem apresentando nos últimos anos. Você concorda? Abraço.

  • Alexandre

    Luciano Burti ??!? Se só tinha isso a dizer, melhor seria não ter dito nada. Como disse o Luiz Fernando Paes, soa como cínica ironia. Se não foi, basta explicar o real motivo. AK: Essa é a sua opinião. Um abraço.

  • Gui Olivieri

    Curioso… ontem, durante a transmissão, estava tão impressionado com a assertividade e timing perfeito do Burti, que cheguei a me questionar: “Será que ele aposenta o Reginaldo Leme?”. Acho que não, porque o RL é um computador, dada a quantidade de informação que ele tem de memória; mas o Burti foi, de fato, excepcional.

  • Marco (http://marcotrix.zip.net)

    Juca, Kfuro!!! Sou muito fan do jornalista Juca Kfouri, leio seu blog e o acompanho em suas opiniões no rádio, televisão e jornal mas realmente não entendi seu post de sexta, 31/10/2008 dizendo que torceria pelo inglês Lewis Hamilton. Seria apenas porque Felipe Massa é São Paulino??? O Juca não seria tão “pequeno” assim, nem tão fanático pelo Corinthians (alias, eu sou muito mais que ele) para emitir uma opinião tão infeliz. Ainda espero que haja uma explicação lógica para isto, pois confio na inteligência deste jornalista tão sério e profissional. Esperemos !!! AK: Você comentou no blog errado. Um abraço.

  • Ricardo

    Será que é porque o Galvão interrompe todo mundo que está falando? Será que é porque não entende nada de Fórmula 1 mesmo estando transmitindo há décadas? Será que é porque, apesar de ter comentaristas na equipe, insiste em comentar e fazer valer sua opinião própria ou a que represente os intere$$e$ da Globo? Será que é porque é uma mala sem alça que não perde a pose nem quando é corrigido falando alguma de suas bobagens? Galvão, pede pra sair seu medíocre!!

  • marilia

    sobre o BRAISLEIRÃO: se o São Paulo for campeão é muita incompetência de Grêmio, Palmeiras e Cruzeiro. Digo isto sem desmerecer nem um pouco o trabalho do Muricy, mas por justamente saber quem ele é que não se pode jogar fora vantagens adquiridas em relação ao SP. sobre a FÓRMULA 1: não vi pq já bastou a globo durante a semana inteira querendo me convencer de que o Felipe Massa é um ídolo carismático brasileiro. Oi? ainda não é. depois, ouvir a transmissão é dose de leão, então me dei a licensa de ver apenas flashes e qual não foi minha grta surpresa qnd vi que o piloto que agita a competição tinha enfim se sagrado campeão! Foi cruel com o Felipe, até foi, porém mais cruel foi o que a ferrari fez com ele e o que fizeram com o inglês tirando os pontos dele. Engraçado, que em momento algum achei que vc tivesse sendo irônico com o Burti. Ao contrário, deu pra entender perfeitamente que se tratava de um elogio genuíno e creio eu, merecido, pq alguém precisa manter a sensatez na transmissão.

  • Paulo Ferreira

    Olá André, Sempre li o blog do seu pai e pelo link de lá cai no seu blog, que já entrou na lista dos favoritos. É impressionante que quando se elogia alguem no Brasil, muita gente já acha que é ironia, sacanagem, etc. Sempre fui fã do Burti nas transmissões, passa a visão de quem já esteve dentro do cockpit, sabe o como é dificil domar aquelas coisas, dirigir, controlar tração do carro, torque de motor, etc. E ele elucidava a todo o momento os porquês das estratégias. Uma pena que o Chato Bueno fique a toda hora querendo mostrar que sabe mais que o rapaz, que entende de F1, coisa que ele já provou que não sabe nada… É engraçado como o pessoal fica procurando motivos e conspirações nos erros de arbitragem para desmerecer a liderança do SPFC, mas não se manifestam quanto a incapacidade dos outros times de fazerem o dever de casa, literalmente. Ou empatar com Portuguesa e Figueirense são resultados normais para quem aspira ao título? E direi o mesmo se o São Paulo tropeçar diante deles, que são justamente seus próximos compromissos.

  • André Dadi

    André, esse último domingo, para mim, foi de muita observação e de constatações, infelizmente trágicas. Cheguei a conclusão que o fanatismo é sinônimo de racismo, preconceito, ignorância e outros sentimentos da pior espécie. O mesmo fanatismo esteve presente na Fórmula 1 e depois nas rodadas do brasileirão. Me responda André, qual a injustiça do título do Hamilton ou do possível (não provável) título do São Paulo? Será que estou vivendo num mundo que o importante é o presente, e o que foi feito anteriormente não vale de nada? Teria eu então que pedir ao “dirigidor” do mundo que quero descer na próxima estação, pois não sou daqui?

  • Peh

    Realmente parabéns Luciano Burti! Que enrascada hein Galvão?!

  • Paula

    Sensacional Andre! Parabens Luciano Burti!!!

  • Rita

    Também acho que os jogos contra os cariocas serão chave. Mas, quer saber? Tô muito orgulhosa do meu time e mesmo se não for campeão, tá de parabéns pelo que conseguiu até aqui. Difícil é convencer os torcedores disso. Você é ótimo, André. Não assisti à transmissão da F1, mas tem gente falando que detestou a intervenção do Burti, porque gostaria de ver o Galvão gritando até agora “Felipe, Felipe, Felipe Massa do Brasil” (Diga-se: nada contra o Felipe.)

  • Rafael Wuthrich

    Sinceramente, o BR-2008 acabou pra mim. Um saco. Pensei que teríamos uma disputa bacana entre 5 times até o final, mas eis que o time mais chato do mundo será o campeão de novo. Mas tomara que seja este ano e mais uns 5. Você adoram o SPFC. O mais organizado, o mais rico, o mais vencedor, o mais bem estruturado, o mais bem comandado em campo, o melhor elenco…o mais mais. Sou Flamengo e sei que meu time é instável demais para ser campeão, mas tudo seria melhor que ver o time “dos riquinhos” ganhar mais um campeonato. Torcida que só aparece quando o time está na liderança, time superfavorecido, superbabado, que a mídia adora vangloriar – mesmo jogando um futebolzinho medíocre. Não perder há dois meses…se depender de vocês (jornalistas – sei que não se trata de você especificamente) não perderá nunca na vida. Meu time é incompetente? Até é, reconheço, mas repito: se fosse um Botafogo, um Coritiba ou mesmo o Cruzeiro, vocês estariam secando até o time da mídia assumir a liderança. Agora que aconteceu, estão todos felizes. Sinceramente: vou assistir o campeonato italiano…tá mais interessante.

  • VLADIMIR

    André, sei que vc não é psicologo mas eu gostaria que vc na sua interpretação me respondesse?? O que acontece com alguns leitores do seu blog, que vem aqui declamar absurdos. o primeiro comentário deste tal : Rafael Wuthrich é completamente nonsense. Diz que para ele o campeonato acabou, pq o São Paulo esta na frente e é o time mais chato ???É risível, ele deve assistir todos os jogos do Tricolor e acompanhar passo a passo toda a campanha…Teria ele um Transtorno Obsessivo Compussivo contra o São Paulo. Ele imaginava 5 times disputando até o final…Como se tem confronto direto entre os finalista ??? Como pode todos estarem com a mesma pontuação, que é o que ele deseja …Realmente, não ter o que falar do São Paulo, agora ele virou chato…Deus do céu tende piedade desta alma. Amém.

  • Adao Coelho

    Brasileiro: o são paulo será campeão. F1: não gosto do Massa, não me identifico em ele. Tentei torcer por ele ser brasileiro, mas ao final eu não fiquei triste. A corrida foi fantástica.

  • LEANDRO AUGUSTO

    O seu voto não foi computado, pois só é permitido um voto por pessoa. Líder do Brasileirão, o Tricolor é hoje o principal favorito ao título? Claro, o São Paulo já está com a mão na taça 98537 votos – 65,97% FIM Não, o Brasileirão ainda está longe de ser definido 2598 votos – 34,03% Total: 9999 votos HOJE | volta |

  • LEANDRO AUGUSTO DOS

    O seu voto não foi computado, pois só é permitido um voto por pessoa. Líder do Brasileirão, o Tricolor é hoje o principal favorito ao título? Claro, o São Paulo já está com a mão na taça 55637 votos – 65,97%HOJE FIM http://WWW.LANCE.COM.BR FIM Não, o Brasileirão ainda está longe de ser definido 2598 votos – 34,03% Total: 98635 votos | volta |

MaisRecentes

Escolhas



Continue Lendo

Gracias



Continue Lendo

Abraçados



Continue Lendo

COLUNA DOMINICAL



À noite, após a rodada. O raro domingo de folga na TV será dedicado às maravilhas que tenho em casa. Até mais tarde.



MaisRecentes

Escolhas



Continue Lendo

Gracias



Continue Lendo

Abraçados



Continue Lendo