NOVO COMERCIAL PARA A COPA 2014



A CBF determinou: Botafogo x Flamengo não será na casa do Botafogo. O jogo do dia 9 de novembro será no Maracanã. A casa do Botafogo é o estádio mais moderno e mais caro do Brasil. Mas não pode receber um clássico estadual. Segundo a CBF, por questões de segurança. O blog repete, por mais chato que seja: quando as providências corretas são tomadas (venda antecipada de ingressos em quantidade coerente com a capacidade, perímetro do estádio fechado para quem não tem ingresso, muita polícia dentro e fora…), qualquer jogo cabe em qualquer estádio. O problema é que é muito mais simples dizer que não dá. O mando de campo é direito dos clubes, especialmente no campeonato de pontos corridos. Como explicar que o Estádio Olímpico João Havelange (R$ 380 mi, inaugurado em 30/06/2007, 46 mil lugares) não tem segurança para um jogo de futebol? Ótima peça publicitária para a Copa de 2014. Que piada.



  • wanderson

    Engraçado dessa piada é que a CBF ano passado deu um prêmio para a torcida do Flamengo como a melhor do Brasil. Estranho que tenha mudado de opnião dez meses depois. Afinal se a torcida e a melhor vai se comportar como tal. CBF deveriar preocupar se com outras coisas no futebol como estadios, pois a grande maioria estão e pesímas condições de estruras, gramados nem preciso citar. Mas tudo isso e alimentado por muita gente que defende seus interesses, onde devia ter criticas tem gente que aprova como muitas da própria impressa.

  • Marcos Guedes

    Como você mesmo disse, André: Piada! A CBFla prefere prejudicar a imagem do Rio de Janeiro à deixar de ajudar o queridinho do Brasil… uma pena!

  • Rogerio J

    André, não acha que falta coragem ao Botafogo? O mínimo que se poderia esperar desse clube grande – que já teve Mané Garrincha e muita história em nosso futebol – era simplesmente não entrar em campo no Maracanã. Deveria dar um murro na mesa e dizer que se a Polícia trabalha para fazer jogo no Maracanã, tem que se virar para que a partida ocorra no Engenhão. Aliás, a Confederação Carioca deveria cuidar disso. Não que eu ache trabalho da polícia cuidar de jogo de futebol, mas, se é assim hoje em todos os estádios brasileiros, por que não no moderno e caro Engenhão? Aliás, o presidente do Botafogo deveria ligar para o Palmeiras e o Santos, times que sofrem/sofreram esse tipo de arbitrariedade e pedir ajuda na batalha. Sei lá. De repente isso pudesse até parar o campeonato, mas e daí? Dane-se. O negócio é dar o seguinte recadinho para a dona CBF e a Federação do Rio: trabalhem!!! Já imaginou se a vítima fosse o Flamengo? Eu não torço para o Botafogo, mas acho indecente isso. Fora que interfere no campeonato. Ou os concorrentes ao título também não levam desvantagem nessa? Abraço! AK: É indecente sob todos os aspectos. Fere o campeonato esportivamente falando. Fere o Botafogo moral e comercialmente, também. Como disse, é uma piada. Sobre reações do clube lesado, estou de acordo com você, mas infelizmente não acontecerá. No dia em que os clubes tomarem uma posição, o futebol brasileiro começa a mudar. Um abraço.

  • Pedro Igor

    A CBF se preocupa tanto com segurança nos estádios que morreram alguns na Bahia. Muito bom não? A própria diz que o Flamengo vai ser beneficiado isso pra mim já inviabiliza a mudança, outro ponto que li no Blog do Mauro Cezar na ESPN, os outros clubes da ponta terão prejuízo. Palmeiras, Grêmio e Cruzeiro perderam la, se hj o São Paulo perder dos 5 da ponta 4 perderam e o Fla vai jogar em casa. Prejuízo não só do Bota mas para o campeonato. CBF ta doida pra reconhecer um penta e fazer outro troféu de bolinhas isso sim.

  • tricolor

    tudo para beneficiar o flamengo……. qual a diferenca entre um flamengo e botafogo no engenhão e um são paulo e palmeiras no parque antártica???? aposto que no confronto paulista a história de violência entre torcidas eh bem maior……

  • Reinaldo

    e falam que eh um jogo de risco…… de risco coisa nenhuma, o botafogo teria que disponibilizar somente 4,6 mil ingressos para a torcida do flamengo e duvido que com esse numero de torcedores a policia teria maiores problemas!!!! essa decisão da cbf eh totalmente voltada para beneficiar o flamengo….. sou de são paulo e jah li que a torcida do botafogo quando o jogo eh no maracanã deixa de ir ao estádio por medo da violência, no engenhão com o numero de ingressos para a torcida flamenguista redusido poderia fazer uma vantagem de numeros de torcedores do flamengo ser invertida agora!!!!

  • Rogerio J

    Você disse: “infelizmente não acontecerá. No dia em que os clubes tomarem uma posição, o futebol brasileiro começa a mudar”. Com o que eu concordo em 100%. As pessoas que comandam os clubes brasileiros não entendem que têm um baita poder em suas mãos: clubes tradicionais do futebol cinco vezes campeão do mundo. Poderiam dar uma banana para a CBF e formar a sua própria liga, um campeonato forte, capaz de gerar dinheiro para os clubes que dirigem, atrair público aos estádios etc. A curto prazo, perderiam a vaga na Libertadores e provavelmente seus jogadores não poderiam vestir a camisa da Seleção. Mas logo a fonte secaria (jogadores que atuam fora) e a CBF/Seleção estaria de quatro para um novo poder que se levantaria: a Liga Brasileira de Futebol, que passaria a dar as cartas. Não tenho dúvida do sucesso e até do apoio da iniciativa privada e meios de comunicação nessa empreitada. Ou seja, é sucesso garantido, para todos, e não só para o presidente da entidade, como ocorre hoje com a rica CBF, apesar dos pobres clubes. Não sei se concorda com isso que escrevi, mas, se não achar tão maluca e impossível a idéia, o que então falta para começar? Pra mim, coragem e gente com visão administrativa, gestores de verdade dentro dos clubes brasileiros. Espero que isso mude um dia. Grande abraço. AK: “Pra mim, coragem e gente com visão administrativa, gestores de verdade dentro dos clubes brasileiros.” É isso. Um abraço.

  • Gilbertorsrj

    O problema de vc reduzir o nº de ingressos dos Flamenguistas e disponibilizar, sei lá, 30 mil pros botafoguenses, é q o estádio fica vazio, vazio… Qd o Inter ganhou do Bota, não achei ninguém pra zoar! tsc tsc tsc

  • Lucas Scussel Degásperi

    Exatamente, e outra, desde quando o maracanã é seguro? desde quando não aconteçe brigas ao redor do estádio? vide o último vasco x flamengo .. lamentável!

  • Ernesto

    Infelizmente trata-se obviamente de tentativa de inverter o mando de campo, pois o Flamengo manda todos os seus jogos noMaracanã, e o Botafogo todos os jogosno Engenhão. Assim, cria-se o direito do Flamengo (e só ele) ter o mando de campo em 20 jogos, e jogar fora 18, e o Botafogo jogar em casa eem 18, contra 20 fora. Não se trata, apenas, de prejudicar o Botafogo,mas todos os demais clubes quenão recebram essa vantagem.

  • Ernesto

    Algum repórter já perguntou ao COB como fica a proposta do Rio de Janeiro para a Olimpíada de 2016, já que a própria PM do Rio diz quenão se trata d eum estádio seguro. Vão construir umnovoestádio de atletismo? Ou o estádio é seguropara a Olímpiada, mas não para um jogo local?

  • Ernesto

    Texto extraído do site oficial da Rio 2016: “A região inclui ainda o mais moderno estádio brasileiro, o João Havelange, que foi inaugurado em 30 de junho de 2007. Com capacidade para 45 mil pessoas, ele foi construído prevendo a possibilidade de ampliação para 60 mil espectadores. Lá, está prevista a realização das provas de atletismo e jogos de futebol nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. ” A PM do Rio vai deixar?

  • Quetões de segurança

    Sou vascaíno, mas reconheço que o Flamengo é um dos maiores favoritos ao título brasileiro deste ano. Mas não psso me conformar com o que a CBFla faz com os outros grandes do Rio ( Vasco e Botafogo, pois o Fluminense também joga no Maracanã ). Antes do Maraca ser construído, todos os clássicos aconteciam em São Januário, Laranjeiras, Gávea e General Saveriano. O fato de o Flamengo ter a maior torcida não significa que tenha de ser privilegiado SEMPRE. No Maraca, aconteceram grandes assaltos a clubes visitantes, como o Atlético-MG de 80. Não dá mais para privilegiá-los. Afinal, já estamos cheios dos favorecimenGos que tanto acontecem no Brasil. Polícia existe para isso : DAR SEGURANÇA A QUALQUER TORCEDOR, EM QUALQUER ESTÁDIO !

  • george

    Bom dia, Acho que a análise aqui está sendo um tanto simplista, com todo o respeito. Um clássico estadual, anda mais Bota e Fla no momento atual – vindo de duas decisões de estaduais e muita reclamação do Bota – é um perigo sim. É realmente fácil chegar ao engehão, seja pela linha amarela ou por trem, entretanto há de se analisar que as as cercanias do estádio apresenta ruas bem estreitas, o que é bem perigoso pra um jogo deste tipo. Quanto a parte técnica, não creio que o Bota perca muito em jogar no Maracanã. Em termos financeiros, as perdas que o presidente diz ter poderão ser supridas com uma boa renda, que não será fruto da mobilização da torcida alvinegra. Infelizmente, jogos contra o Fla são jogos de elevado risco, até pela rivalidade que o Fla tem com os outros clubes do RJ. Afirmo ainda que um jogo de pan, copa do mundo ou final mundial feminino não desperta as mesmas (e insanas) emoções que um clássico estadual envolvendo o Fla. Só um adendo. O engenhão é o mais caro estádio brasileiro, mas muito deste custo se deve à “farra do boi” dos organizadores do pan. Infelizmente, não foi apurado como tal e muitos que abusaram do erário estão ainda na vida política da cidade. Saudações rubro-negras e um fraterno abraço.

  • mauro spfc

    VERGONHA!!!!

  • Ernesto

    Há menos de um ano dadecisão sobre a cidade sede da Olímpiada de 2016, enquanto a PM do Rio diz que o Estádio de Atlestimo da candidatura do Ro não é seguro nemmesmo para um jogo, leia o que diz a candidatura Chicago 2016: Chicago´s Olympic Stadium, designed specifically for the 2016 Olympic Games, will rest on 100 acres in historic Washington Park. The stadium will host the Opening and Closing ceremonies, as well as the Athletics competition. The concept for this facility is both innovative and responsible. During the Games it will accommodate crowds of 80,000; post-Games it will be reconfigured into a community-friendly, 5,000 seat amphitheatre that will host sporting events, festivals, concerts and other cultural activities.

  • Antonio Carlos

    De morrer de rir o contorcionismo verbal ontem na ESPN-B do comandante da PM e do “diretor” da CBF Virgílio Elíseo. O primeiro disse que não há nada contra o Engenhão – é isto mesmo, ele disse e repetiu isto – mas que não há “cultura” deste jogo no Engenhão!!!! O outro disse que pela CBF o jogo seria no Engenhão, mas que como a PM sugeriu o Maraca – apesar do comandante haver dito que não há nada contra o Engenhão – docemente constrangida a CBF alterava o local do jogo. Resumindo: a CBF queria o jogo no Engenhão e a PM não tem nada contra o Engenhão, mas como não há cultura do clássico lá – e nas palavras do Mauro Cezar nunca poderá haver dado que lá nunca jogarão – empastelasse a lisura do campeonato. E ainda temos coragem de contar piada de português!

  • Ernesto

    Há menos de um ano para a decisão finalda Olimpíada de 2016, o próprio governo do RJ (através de suaPM) diz queo Engenhão não é seguro. O que diz Madri? “El futuro Estadio Olímpico, situado en la zona Este o corazón de los Juegos, es la estrella del proyecto olímpico de Madrid 2016. Construido originalmente en el año 1994 con una capacidad de 22.000 espectadores, el coliseo madrileño ampliará su aforo hasta 70.000 personas para el año 2016. Esta edificación albergará las pruebas de atletismo y las ceremonias de inauguración y clausura de los Juegos. Con el objetivo de convertir este recinto en un estadio versátil con un diseño arquitectónica vanguardista, las obras de remodelación comenzarán en el año 2009 y finalizarán en 2013, tres años antes de la celebración de los Juegos. Además, su uso post-olímpico está garantizado, pues el club de fútbol Atlético de Madrid lo adaptará como sede una vez que las obras hayan finalizado.”

  • Vagner Luis

    E na Vila Belmiro, tem condições? No Parque Antaxtica, tem? Incrível!!!

  • fernando lacaz

    Andre , Tb acho um absurdo , mas vc acredita que o motivo é segurança ? SP e PAlmeiras jogaram sem problemas no parque antártica. Acredito que haja uma boa vontade com o Flamengo , que assim jogaria “em casa ” , a maioria dos próximos jogos ! absurdo !

  • Enzio Karanny

    óoootimo comentário, André. Como seria bom se muitos tivessem essa visão admirável e privilegiada que vc tem!

  • José A. Matelli

    BRASIL-IL-IL…

  • diogo

    sabe o que é isso, andré? mais uma da cbfla. já tivemos no engenhão botafogo e fluminense, e nenhuma porradaria ocorreu. ano que vem, o maraca estará fechado para obras, e ao que parece o engenhão será o estádio usado por flu e fla também. hum, só uma pergunta: nesse caso, onde ocorrerão os chamados clássicos? já que segundo a cbfla e a polícia o engenhão não tem como abrigá-los, né…

  • Eduardo Mion

    O Bebeto chiou, como era esperado, e cobrou o ressarcimento dos custos do Botafogo. Quero ver se a CBF põe a mão no próprio bolso…

  • Sap

    Sou Rubro-negro e acho que o jogo deveria ser no Engenhão! Mando é mando… Agora, tem o seguinte, acho também que a torcida do Fla deveria comprar 90% de todos os ingressos postos à venda e invadir o estádio inteiro!!! Ia aparecer uma meia-dúzia de gatos pingados torcedores do Botafogo e que nem poderia torcer direito com dezenas de torcedores do Fla a sua volta… Imaginem a cara dos jogadores do botafogo entrando em campo horrorizados de ver sua torcida em minoria… Só isto já seria um balde de água fria no Ney Franco… Outro ponto, vai que o Fla dá o “azar” de ser campeão deste brasileiro… Pelo amor de Deus, não me venham falar que foi por causa deste jogo acontecer no Maracanã… Façam-me o favor! Mas também, quer saber, não tô nem aí se há ou não favorecimento, apito amigo, etc… O que vale mesmo é poder contar para os filhos e netos sobre as conquistas… Estes “detalhes” deixamos pra lá… Por isto que é maravilhoso torcer para o mais querido do mundo, o mais querido da CBF, e o mais querido da imprensa… Melhor que não houvesse favorecimento, mas já que há, que seja para o Flamengo, é isto!

  • Fred

    4 pontos: 1) O Palmeiras joga contra o São Paulo e contra o Santos no Parque Antártica. Mas não me lembro de o Corinthians ter colocado as chuteiras lá… e ninguém sai por aí dizendo que o Corinthians é beneficiado com isso… 2) O Maracanã é neutro, não é do Flamengo. A torcida do Botafogo que encha o estádio e faça o time jogar em casa. 3) Se a PM não conseguiu conter confrontos nas imediações do Engenhao no jogo Bota x Flu, quem dirá no clássico contra o Flamengo. Lembrando da rivalidade das duas torcidas que recentemente já causou mortes. 4) Que belo projeto foi o Engenhão, hein? O mais correto, caso a PM não seja capaz de garantir a segurança, é deixar o Botafogo escolher outra praça (Juiz de Fora, Brasilia, sei lá). AK: 1) Memória fraca. O Corinthians joga na Vila, no Campeonato Paulista e no Brasileiro, todo ano. 2) O Maracanã não é do Flamengo, mas é a casa do Flamengo. Um time não pode ter mais jogos em casa do que os outros, no mesmo campeonato. 3) Se o argumento é esse, o Engenhão não pode receber nenhum jogo. 4) Belíssimo. Um abraço.

  • Saulo

    DIZER QUE O TANTO O ENGENHÃO QUANTO O MARACA SÃO NEUTROS PARA O FLA. VOU LHE MOSTRAR UMA SIMPLES DEMONSTRAÇÃO DO QUE TE FALO: SE O FELIPE MASSA PASSASSE TODO O FONAL DE SEMANA TREINANDO EM INTERLAGOS E NA HORA DA CORRIDA O GRANDE PREMIO FOSSE DISPUTADO EM DUBAI, QUAL SERIA A VANTAGEM DO MASSA? BASEADO EM QUE ELE CORRERIA O GRANDE PREMIO? ESSE EXEMPLO RETRATA EXATAMENTE ESSA QUESTÃO DO JOGO BOTAFOGO E FLAMENGO. DESDE O INICIO DO ANO QUE O BOTAFOGO SO TREINA E JOGA NO ENGENHÃO E O FLAMENGO NO MARACA. E AGORA EU TE PERGUNTO: SE O JOGO FOR NO MARACA QUEM É QUE SAI BENEFICIADO? É CLARO QUE É O FLAMENGO. É UMA CLARA DEMONSTRAÇÃO DE QUEM A CBF TEM COMO SEU TIME DO CORAÇÃO. VIDE ANO PASSADO EM QUE O FLAMENGO FOI O UNICO CLUBE DO BRASILEIRÃO QUE FICOU 5 RODADAS PARADO SO TREINANDO E SE REFORÇANDO. LEMBRANDO QUE NESTA MESMA ÉPOCA O FLAMENGO ESTAVA NA ZONA DE REBAIXAMENTO SE NÃO EM ENGANO NA LANTERNA DO CAMPEONATO. PORQUE SERÁ QUE A CBF DARIA ESSE PRIVILÉGIO AO FLAMENGO? OS OUTROS CLUBES DEVERIAM SE UNIR PARA NÃO DEIXAR COM QUE ESSA POUCA VERGONHA SEJA CONSUMADA.

  • thiago

    é pra beneficiar o flamengo… não é só o botafogo que deveria reclamar nao (alias, nao deveria nem ir ao maraca).. sao paulo, gremio, cruzeiro e palmeiras tb.. e a imprensa. pq isso é um absurdo. só que aqui no rio a imprensa esportiva local é conhecida como FlaPress, entao vai ficar quetinha. Até os flamenguista dao uma risada marota quando agente puxa esse assunto aki pelo rio.

  • Edison

    e eu que achava que o são paulo era favorecido… eles chiam, mas no fim jogam no palestra itália… já o flamengo não pode jogar no engenhão… brincadeira!

  • Felipe

    se o São Paulo terá de jogar no Canindé por que o Flamengo não pode jogar no Engenhão? Algum outro jogo do Brasileiro teve seu estádio alterado?

  • Jean

    2) O Maracanã não é do Flamengo, mas é a casa do Flamengo. Um time não pode ter mais jogos em casa do que os outros, no mesmo campeonato. Péssimo argumento. Digno não de um jornalista esclarecido, mas de um torcedor cego. O Flamengo não treina no Maracanã. O Maracanã é estádio estadual e sempre foi usado para a realização dos clássicos cariocas após 1950. Aliás, o Vasco queria realizar o clássico contra o Botafogo em S. Januário. O sr. Bebeto de Freitas disse que não, porque já havido passado o prazo para a mudança. Ora, agora (ou melhor, já há três meses atrás) a PM do Rio recomenda que o jogo Botafogo x Flamengo fosse no Maracanã. O sr. Bebeto de Freitas sabia disso. A CBF agora apenas “lavou as mãos” no caso. AK: O torcedor aqui não sou eu. Não queira defender o indefensável. Um abraço.

  • Jean

    André Kfouri, “Defender o indefensável” é o que você faz, ao dizer que o Maracanã é “a casa do Flamengo”. Quando o torcedor diz isso, de forma jocosa, é uma coisa. Quando um jornalista como você diz, é preocupante. Ora, os clássicos no Rio sempre foram disputados no Maracanã pós-1950, salvo quando o mesmo estava fechado ou quando houve um acordo entre as diretorias. O Engenhão é casa do Botafogo, o time treina lá todo dia, conhece cada detalhe, os funcionários que cuidam do estádio são do Botafogo. O Maracanã é um estádio estadual, administrado pela Suderj. Vasco, Flamengo, Botafogo e Fluminense mandam jogos lá. Uma coisa é discordar das razões da mudança. Eu também acho que o Botafogo tem o direito de jogar no Engenhão (apesar de o mesmo Bebeto de Freitas ter sido contra a transferência de Vas x Bota para S. Januário). Outra coisa complemente diferente é insinuar inversão de mando ao dizer que o Maracanã é a casa do Flamengo. Isso é desrespeitoso comigo, seu leitor, além de ser falso. Como já disse e repito, os clássicos no Rio sempre foram disputados no Maracanã. É legítimo que o Botafogo queira jogar no Engenhão, mas não jogará “na casa do Flamengo” se o mesmo for no Maracanã. AK: Não é falso e nem, muito menos, desrespeitoso. A casa de um time é onde ele manda seus jogos. No caso do Flamengo, é o Maracanã. De onde você tirou que estou sendo jocoso? O que escrevi é claro. E se você concorda com o direito do Botafogo de jogar no Engenhão, nossa conversa termina em acordo. Um abraço.

  • Fred

    André, réplica ponto 1) no meu comentário anterior, eu quis dizer que o Corinthians não joga no Parque Antártica (e não na Vila)… um erro não justifica o outro, meu ponto é que não adianta criticar o Flamengo. Os culpados são a CBF (pela falta critério nas decisões sobre mando de campo) e do responsável pelo projeto do Engenhão… ponto 2) se o Maracanã é campo do Flamengo, Vasco e Fluminense são prejudicados há anos nos clássicos estaduais… ponto 3) concordo com vc. Quando ocorreu o conflito, a PM deveria ter preparado um esquema de segurança especial, baseado nas lições aprendidas. (nao sei se isso foi feito ou nao, mas é o que deveria ter sido feito). parabéns pelo Blog e pelas respostas ás opiniões dos leitores. AK: Não critiquei o Flamengo. Obrigado e um abraço.

  • luiz fernando

    O engraçado é que quando reformaram o estádio da ilha do governador para jogos de flamengo e botafogo, o clássico entre os dois também foi jogado lá. O estádio da ilha reune melhores condições do que o estádio do pan? O acesso ao estádio da ilha é melhor do que o do engenhão? Isso demonstra que na época, a vontade política era de se jogar lá, e hoje no marcanã. Sem falar no comentário do Virgílio Elísio (CBF): – O Engenhão começou a ser utilizado pelo Botafogo neste ano. Ainda não tem cultura para receber um clássico de grande público como esse contra o Flamengo. Não estou falando da estrutura do estádio, mas do acesso que é desconhecido da maioria do público. Por uma questão de conforto do torcedor, ficou decidido que o clássico será no Maracanã – afirma. O engnehnão não tem cultura de receber um clássico? Ué, mas a inauguração não foi com um jogo entre botafogo e fluminense em que as duas torcidas, NA MESMA PROPORÇÃO, lotaram o estádio? O acesso é desconhecido da maioria do público? Que maioria? A maioria do ingressos (80%) não seriam de torcedores botafoguenses? O botafogo não manda seus jogos nesse estádio a um ano? O mando não é do botafogo? Essa declaração só reforça o que disse, falta vontade política. Resumindo: INVERTEU-SE O MANDO DE CAMPO no campeonato brasileiro. Um absurdo. Os outros times deveriam protestar.

  • bebedouro

    Andre, concordo com tudo. No entanto, certamente isso é manobra do Botafoga tbm, que irá lucrar mais com a renda. Eles chiam pra fazer média pra torcida, mas estao gostando porque irao faturar mais. A CBF deveria proibir isso. E é verdade que o Timao nao joga no Palestra, mas os dois jogos sao sempre no Morumbi, campo neutro, portanto.

  • paolo

    André. o Vasco jogou contra o São Paulo em São januário, contra o Palmeiras em São Januário, contra o Cruzeiro em São Januário, e contro o Grêmio tambpém em sua casa, todavia jogou no turno e no returno no Maracanã contra o Flamengo, e não houve quem dissesse que o Flamengo fosse beneficiado. Sou flamenguista e acho que o Botafogo tem todo o direito de jogar no Engenhão, mas achar qeu o campeonato está esportivamente maculado é um pouco demais, não acha? Forte abraço!

  • Gilbertorsrj

    Aonde foi o Fla x Vasco dos 2 turnos? A partir dessa informação, temos pl menos uma coerência no erro. Mas sinceramente, a torcida do Bota não lota nem Caio Martins…

  • Paolo

    André, o Vasco jogou contra o Cruzeiro em São Januário, contra o São Paulo em São Januário e contra o Palmeiras e Grêmio também na sua casa, todavia enfrentou o Flamengo no turno e no returno no Maracanã, e não houve quem dissesse que o Flamengo foi beneficiado. Sou flamenguista e acho que o Botafogo tem o direito de jogar no Engenhão, só não acho que o campeonato está maculado esportivamente pelo fato de enfrentar o Flamengo no Maracanã, não acha que está havendo um certo exagero? Forte abraço!!

  • Carlos Nuzman

    Fiz um projeto, orcei em R$60 milhões, gastei R$380 milhões, coloquei no meio do nada, passei a administração para um time com pouca força política, e agora não usam e todo mundo acha normal!!! HAHAHAHA Os Flamenguistas deveriam deixar a paixão clubistica de lado e pensar que existe um estádio, que eles pagaram para ser construido, que é o mais moderno do Brasil, que foi superfaturado e que NAO SERA USADO. O PRINCIPAL MOTIVO DA EXISTÊNCIA DE UM ESTÁDIO É SEDIAR JOGOS DE FUTEBOL, E O ENGENHÃO NÃO PODE? Por que o Pacaembu pode? Por que a Vila pode? Por que o Parque Antarctica pode? Por que? Por que???? Eu, que não moro no RJ, não sou flamenguista, nem botafoguense, estou me sentindo lesado, como contribuinte. O governo fez uma obra dizendo que seria capaz de sediar todos os jogos que fossem necessários! Agora não é? Por isso que a copa no Brasil será uma palhaçada e qualquer evento que tenha participação do poder público não pode ser apoiado pela população.

  • tiago

    e quando o maracanã estiver em reformas???? o engenhão terá condições de seguranças???? eta brasil que não muda…

  • Leonardo Atleticano

    André, quanto a confusão envolvendo: futebol brasileiro, times cariocas, CBF, policiamento e toda sorte de bagunça, isso é normal, no futebol o que predomina é o anti-profissionalismo e a desordem. Quando o Botafogo der o grito quando for beneficiado injustamente, aí, escutaremos seu choro quando prejudicado. O problema é que isso é muito maior que o futebol, mostra o total desrespeito com o dinheiro público, que é de todos nós contribuintes. Botafoguenses e flamenguistas, por mim, podem se descabelar, o duro é ver crianças famintas no País e R$ 380.000.000,00 serem jogados fora.

  • Otávio

    É a CBFla entrando em ação mais uma vez. Esse país é uma sacanagem mesmo. Os favorecimengos são sem pudor algum. Sem nem um pingo de vergonha! Esse Ricardo Que-xeira é um flamerdista doente e só faz piorar o futebol. Morre meu filho! Muito antes de ser uma anti-propaganda pro Estádio João Havelange, é uma anti-propaganda pro futebol carioca, pois essas jogadas de tapetão, esse jogo sujo do flalixo, essa cambada de ladrões da CBF só vem pra atrapalhar. O São Paulo(maior clube do Brasil) jogou no Palestra Itália, que é um cubículo de estádio e o Botafogo não pode jogar no Engenhão, estádio mais moderno do país? É muita sacanagem. A vontade que dá é de soltar uma bomba naquela porcaria de CBF e matar todo mundo. Assim começaremos do zero. Que morram!

  • Jean

    Caro André, eu sei que como todo bom jornalista você sempre está em busca da notícia, por isso não pode gastar muito tempo lendo os comentários no seu blog. Só gostaria de dizer que meus ultimos comentários foram exatamente o contrário do que você achou que eu tivesse escrito (eu não disse que vc comentou em tom jocoso, mas sim que os torcedores comentam em tom jocoso. Muito menos discordei do direito do Botafogo jogar no Engenhão, pelo contrário, o defendi). Um abraço e continue com esse sucesso. AK: Desculpe tê-lo entendido errado. A existência do Engenhão muda a tese de que “os clássicos no Rio sempre foram no Maracanã pós-1950”, pois agora o Botafogo tem um estádio e, mais importante do que isso, quer jogar no seu estádio. Esse é o direito que eu defendo. Se o Vasco não quer jogar contra o Flamengo em São Januário, é um problema do Vasco. Se quiser, o jogo tem de ser em São Januário. E se trata de inversão de mando, sim. Porque faz com que o Flamengo tenha um jogo em casa a mais, independentemente de quem administra ou quem faz a manutenção do Maracanã. Fora a incoerência que é o fato de todos os times (os adversários do Flamengo pelo título, como é o caso do São Paulo hoje) irem ao Engenhão, e o Flamengo não. Obrigado pelos comentários e um abraço.

  • Eder

    Desculpem-me os flamenguistas que pleiteiam o Maracanã para turno e returno do Bota x Fla, dizendo que o estádio é neutro. Tão neutro como o Morumbi está para Palmeiras e Santos que mandam seus jogos ( classicos locais ) em seus respectivos estadios: Palestra e Vila. Ainda acho que Bota X Fla deveria ser no Engenhão.

  • Max Trimundial

    Quem é o time beneficiado pela decisão da CBF? O flamengo. precisa dizer mais alguma coisa?

  • marcus v. matheus

    É caro AK, o que esperar de CBF e da turminha de Ricardo Teixeira. Só uma coisinha que li nos comentários, o Corinthians não joga no Palestra Itália, porque existe no regulamento do Paulistão, e é assinado por todos os clubes e dirigentes que o mando dos clássicos é da federação, o que eu acho um absurdo. Porém eu acho que no Campeonato Brasileiro de 2009, eu queria ver o Corinthians jogar no Palestra, como o São Paulo joga, o Santos joga e vice-versa, inclusive com o São Paulo jogando no Canindé, acho que a política por trás de todos os clubes, os lobbys, os conchavos, o tal do “eu perco agora pra ganhar (levar vantagem) mais pra frente”, tudo isso conta. Só gostaria que lembrassem que ano que vem o Corinthians jogue no Palestra, no Brasileirão é claro. Grande abrçs AK, continue assim, cada vez mais competente

  • camisa 6

    Uma vez Flamengo, sempre Flamengo!!! Pelo jeito a CBF e STJD leva o hino na ponta da lingua, pois sempre favorecem esse time que nao consegue andar com as propias pernas… Desafio alguem a dizer qndo foi a ultima decisao desses orgaos que nao foi favoravel ao Flamengo (como suspensao dos jogadores do Gremio, e outros fatos inexplicaveis).

  • PORCO

    !!! ATENÇÃO !!! SÃO PAULO 2008 PIOR QUE CORINTHIANS/EDILSON/STJD 2005. QUANDO O SÃO PAULO PASSOU A TER BOAS CHANCES DE TÍTULO, AS COISAS “ESTRANHAS” COMEÇARAM A ACONTECER. JOGADORES DO GRÊMIO PUNIDOS PELO STJD(ACHAVAM QUE ERA PARA AJUDAR O PALMEIRAS, CLARO QUE NÃO). NO JOGO PALMEIRAS X SÃO PAULO, AS EXPULSÕES INJUSTAS NO COMEÇO DO JOGO PREJUDICARAM O PALMEIRAS. HUGO, RODRIGO E DAGOBERTO NÃO FORAM EXPULSOS NO PRIMEIRO TEMPO. E GUSTAVO NÃO FOI EXPULSO NO SEGUNDO TEMPO. SÃO PAULO BENEFICIADO. NO JOGO SÃO PAULO 2 X 1 VITÓRIA, PENALTY CLARO DE RODRIGO EM RODRIGÃO DERAM 2 PONTOS A MAIS PARA O SÃO PAULO. E O SEGUNDO GOL DO SÃO PAULO, SE FOSSE PARA OUTRA EQUIPE, TERIAM DADO IMPEDIMENTO. NO JOGO SÃO PAULO 2 X 1 BOTAFOGO, ANULARAM GOL LEGITIMO DO BOTAFOGO. O WELLINGTON PAULISTA ESTAVA LONGE DA BOLA, ASSIM COMO ESTAVA LONGE DA BOLA O ZÉ LUIZ NO SEGUNDO GOL DO SÃO PAULO CONTRA VITÓRIA. E O WELLINGTON PAULISTA SE MEXEU, DEPOIS QUE A BOLA JÁ TINHA PASSADO. E ELE NÃO ESTAVA ATRAPALHANDO A VISÃO DO ROGÉRIO. 2 PONTOS A MAIS PARA O SÃO PAULO. ERROS ACONTECEM SIM. MAS QUANDO CHEGA NO MOMENTO FINAL, SÓ A FAVOR DO SÃO PAULO ???? 4 PONTOS A MAIS QUE TIRARIAM O SÃO PAULO DO G4 HOJE E DEIXARIA O TÍTULO MAIS COMPLICADO. SEM FALAR NO JOGO ENTRE PALMEIRAS E SÃO PAULO. É UM ABSURDO. O GOL MAL ANULADO ONTEM PODE DAR O TÍTULO AO SÃO PAULO PORQUE ERA O JOGO MAIS DIFICIL DO SÃO PAULO ATÉ O FINAL. !!! ADIANTA TORCER OU O TÍTULO JÁ ESTÁ “ACERTADO” ?????

  • Roberto Junior

    Meu amigo André, nem vale a pena comentar as atitudes dessa turma de despreparados que comanda o futebol brasileiro. O pior é que eles contam com a subserviência dos dirigentes dos clubes…Se eu fosse você pararia de gastar a sua inteligência com o futebol brasileiro!Abração!!

  • emerson marques da silva

    Primeiros a arbitragem ajuda São Paulo a e CBF o Flamengo que fique bem claro. Quanto a mudança do jogo e uma vergonha ne, creio que e preguiça da policia do rio ou despreparo.Pois a policia de são paulo arma um mega esquema nos classico entre Palmeiras e Sp no palestra, onde tambem e dificil acesso a torcida vissitante, porque tem que passa no meio da torcida da casa. Um estadio modernissimo não poder receber classico e assim que queremos fazer uma copa aqui?sendo que policia não consegue garantir nem segurança de um classico quanto menos de uma copa onde a sempre suspeita de ataques terrorista e de briga de hoolingans. Essee futebol brasileiro onde pra ser campeão tem que ter time muito diferenciado pq muitos ai são ajudados.

  • Saulo

    Posso Fazer uma pergunta? Se a polícia militar diz pra você que não há condições de se fazer um jogo em determinado estádio, você iria contra a determinação da polícia e faria mesmo assim? Acho engraçado vocês jornalistas defendendo essa tese, e “se esquecendo” que a últimaq vez que isso aconteceu (um cartola indo contra a vontade da polícia de colocar um jogo no maracanã) foi exatamente em dezembro de 2000. Lembra o jogo? São caetano e Vasco. lembra o resultado? Tragédia. Você se responsabilizaria. Com vidas não se brinca, irmão! NO jogo Botafogo e Fluminense, sem nenhum apelo ao publico, numero baixo de torcedores, a TORCIDA DO FLUMINENSE FOI OBRIGADA A FICAR MAIS DE UMA HORA PRESA dentro do estádio pq a torcida do botafogo resolveu esperar a do fluminense do lado de fora. Moro no engenho de Dentro e te digo: Não tem como! não a essa altura do campeonato; não se o Flamengo continuar brigando pelo titulo até lá. Gosto muito do meu bairro pra ve-lo destruido por uma multidão de pessoas que o bairro, completamente residencial, não comporta. Culpe seu governo dessa vez de ter autorizado um estádio num lugar que não comporta um… Dessa vez a CBF não tem culpa.

  • Aléssio

    Sou torcedor de Flamengo e acho isso ridículo. Se o estádio da Cidadania em Volta Redonda já recebeu jogos do Flamengo contra Botafogo, Vasco e Fluminense, pq o Engenhão não pode? AK: Essa é outra boa pergunta. Um abraço.

  • Slad

    Kfouri vc tah querendo dizer que a CBF não quer ter o trabalho de colocar em prática essas medidas que vc citou? Pode ser, mas eu acho que isso é só para beneficiar o Flamengo, que se não engano, jogou todos os clássicos do ano no Maracanã. Mesmo os que ele não tinha o mando de campo. Interessante, né?

  • Lenilson Araujo

    Sempre leio comentários dizendo que a CBF ajuda o Flamengo e coisa e tal. Ajuda tanto que até hoje não reconheceu o título de 1987. Dispenso esse tipo de ajuda. André, a CBF seguiu um conselho da PM para transferir o jogo para o Maracanã. Já pensou se ela ignora esse parecer e ocorre uma tragédia no Engenhão? Vide a entrevista do Major Busnello no lancenet. Falam apenas da CBF, mas deixam de lado o mais importante, a PM assumindo que não é capaz de dar segurança aos torcedores. Com a palavra o governador. Outra observação, o Botafogo reclama, mas está feliz da vida, pois financeiramente vai ser muito melhor jogar no Maracanã.

  • João Vitor Ferreira

    André, concordo com vc quando diz que o maracnã é a casa do flamengo! Mas o estádio é do estado do RJ!! Acredito que todos os clássicos deveriam ser disputados no maracanã. Como pode ser um flamengo e botafogo no engenhão, se sozinho o flamengo coloca 80 mil pessoas no maracanã???? Quem garantirá segurança? Pois os torcedores irão tentar comprar ingresso mesmo sabendo que estão esgotados… O bairro Engenho de Dentro não comporta (por ser residencial) uma multidão invandindo-o! Um outro ponto: como querem que o São Paulo seja campeão brasileiro hein!!! Meu Deus!!! Tanto roubo a favor do tricolor que nunca vi igual! Foi contra o flamengo nos dois jogos, contra o vitória na penultima rodada e ontem contra o botafogo… Isso é um escandâlo! Abraços!

  • BASILIO77

    Em SP não temos problemas com estádios…ainda mais agora com Marco Aurelio Cunha e Aurelio Miguel como vereadores. Os Aurélios cuidarão bem dos recursos da copa 2014. Abraço.

  • Rodrigo

    O argumento da segurança é algo interessante, haja visto que no Vasco e Flamengo teve briga depois do jogo (como sempre tem). Fechem o Maracanã então.

  • THIAGO

    CONCORDO, UM ABSURDO ISSO.

  • Charles

    Já teve classico entre flamengo e botafogo , na tal ARENA PETROBRAS……….na ilha do governador. Desculpa da CBF prá prejudicar o Botafogo , que nao é conivente com os desmandos.

MaisRecentes

Em frente 



Continue Lendo

Acordo



Continue Lendo

Futilidade



Continue Lendo