COMO COMEMORAR A SUBIDA?



Se vencer o Ceará, amanhã no Pacaembu, o Corinthians estará de volta à Série A do Campeonato Brasileiro em 2009. Segurem seus comentários me corrigindo, pois eu obviamente sei que há outros resultados envolvidos. Mas mesmo que Vila Nova (em casa contra a Ponte Preta, logo mais às 20h30) e Barueri (em casa contra o Paraná Clube, amanhã às 16h) vençam seus jogos, o que é mais provável, o Corinthians subirá neste sábado. Pois precisará de apenas um ponto, em seis rodadas, para se garantir matematicamente. E se os adversários pelas vagas não vencerem todos os seus jogos, o Corinthians conseguirá o acesso mesmo sem esse ponto. De um jeito mais fácil: se vencer o Ceará, o Corinthians só continuará na Série B se perder todos os jogos que restam, e seus adversários ganharem todos. A chance desse cenário acontecer só existe por causa de casas decimais à direita da vírgula, mas não entrará em campo. Tudo isso para dizer que o blog tem recebido e-mails com variações da mesma pergunta: você acha que o Corinthians deve comemorar a volta à Primeira Divisão e o (também inevitável) título da Série B? Sim e não. A maioria dos jogadores do time atual não tem nada a ver com o rebaixamento. A comissão técnica atual não tem nada a ver com o rebaixamento. Ao contrário, eles são parte da solução. Mano Menezes, William, Chicão, Herrera, Douglas (e muitos outros)… não podem celebrar um objetivo atingido? Claro que podem. E devem. E aqueles que passaram o que passaram em 2 de dezembro de 2007 no Estádio Olímpico, e ficaram para recuperar o que perderam lá, também podem. E também devem. O Corinthians é diferente na grandeza, no orçamento, na qualidade. É o que a tabela mostra. Fez o que se esperava dele, sem dúvida. Mas não há nenhum motivo para não comemorar. A questão é como. Não me refiro ao comportamento dentro do campo, após os jogos que confirmarem acesso e título. Seria ridículo querer padronizar o sentimento das pessoas. Se a torcida quiser gritar “é campeão!!”, que grite. Se o time quiser dar a volta olímpica, que dê. Estou falando sobre a “comemoração institucional”. Não sei o que está programado (se é que há algo), mas se a decisão fosse minha, o clube ofereceria um jantar para elenco e familiares. Um evento discreto e simpático, algo com mais clima de “missão cumprida” do que de “vamos para a Paulista”. O troféu deveria ir, sim, para o Memorial do Parque São Jorge. Mas estrela na camisa, como se falou aqui e ali, não pode ser sério. Não há vergonha na alegria, mas há limites para tudo. ATUALIZAÇÃO, sábado 25/10, 12h44 – Não posso deixar de indicar o post escrito ontem pelo meu camarada Mauro Beting, sobre o assunto. Na verdade, é a coluna que ele escreveu no Lance!. O link para o blog dele está aí do lado direito. Por motivos óbvios, quanto mais gente como o Mauro, pensando e escrevendo sobre futebol nós tivermos, melhor viveremos essa paixão.



  • Fabio N

    Sou corintiano. As comemorações devem ser bem discretas. Nada de fechar a Paulista. Garantido o acesso, quero que o time perca os jogos restantes. Não quero um título de Série B na História do meu time.

  • Andre Silva

    Não é um comentário extremamente longo para um assunto pouco importante? Não que o Corinthians não mereça comentários, mas é que a ida para a primeira divisão são favas contadas….Falta de assunto? AK: Não exatamente. Divergência de opinião, apenas. Um abraço.

  • Lula_Dodói

    como deve ser eu não sei, mas deve ser a la matheus, a la marcio braga, como fanfarroes esfregando as mãos pensando na bufunfa que vão embolsar…

  • Willian Ifanger

    É isso aí….. Como alguém pode comemorar a 21ª colocação no campeonato brasileiro?

  • tina

    Ah…deixa por estrela…pq AQUELA vai ser muuuuito mais difícil, né?

  • clever blog futbolleiros

    O que um time do tamanho do Corinthians tem de fazer é festejar e analisar para que corruptos jamais voltem a sua casa e façam o que fizerão, manchar a história do clube.

  • Marcel Jabbour

    Que ódio no seu coração Fabio. Já que tivemos a honra de voltar no campo, acompanhamos nosso time do coração, durante esses longos meses, não vejo motivo para vergonha de colocar o troféu em nossa sala já cheia de glórias. É a prova de que conseguimos nos reerguer. Mas festa na Paulista me cheira boato inventado pela oposição. Só pode. E deve. Abraços, André. diletra.blogspot.com

  • Diego Cruz

    Não qro ser um estraga prazer, mas se o Corinthians vencer o ceará, ele não estará de volta a 1ª divisão no sábado. Pq ele vai ficar na 2ª divisão até 2008 acabar, mesmo ganhando todos os jogos. A elite do futebol pra eles só em 2009. Não adianta a matemática. Desculpem corinthianos, mas ao invés de fazer contas, rezem para o ano acabar logo.

  • gustavo oliveira

    O espaço perdido para esse comentário foi imenso. O Sr acha que um clube da grandeza do Corinthians deve comemorar por voltar à elite do futebol brasileiro? Acho que é para esquecer, fingir que não aconteceu nada, pois com certeza, jamais será esquecido por seus adversários. Campeão? rs contra quem? São Paulo, Palmeiras, Flamengo, Cruzeiro. Inter e Gremio? Não, adversários foram Barueri, Sto André, Vila Nova e etc. Pára com isso, vc está igual a CBF no caso campeonato de 1987. Ridiculo

  • José A. Matelli

    Acho estrela alusiva a títulos coisa desnecessária e de péssimo gosto. Desnecessária porque títulos são registrados pela história e pela memória coletiva. De mau gosto porque parece ostentação, tipo aquele novo-rico que se enche de correntes de ouro.

  • Berg Franco

    André o que vou falar agora não é sobre vc e sim sobre muitos jornalistas que já dão como favas contadas a vitoria do Corinthians. Não sou idiota sei que o timão é super favorito mais menosprezar o Ceará como estão fazendo muitos eu não posso aceitar. Se fosse assim como eles falam o Ceará não precisaria sair daqui pra ir jogar aí. Vou dar um exemplo não sei se foi maldade até acredito que não, mais olha só essa semana no bate bola 2º edição a Soninha pergunta pro Silvio Lancelotte se ele achava que o corinthians aí subir sábado, ele disse que não aí torcer pro barueri se dar mal só pro corinthians subir, como se o corinthians não fosse enfrentar ninguém. Abraços sou seu fã!!!

  • Ricardo

    Veja só como sào as coisas. Times como Grêmio (algumas vezes), Botafogo, Atlético Mineiro, Fluminense (diversas vezes), até o supercampeão Palmeiras caíram, subiram (alguns na bola, outros no tapetão) e isso foi ótimo, fantástico pra abrir os olhos dos cartolas e da torcida, para que haja um melhor planejamento, etc, etc., fora o chacoalhão e a vergonha. O mesmo vale para o igualmente poderoso (como diz a música) Corinthians. Nesse ano aposto um doce que ou o Flu ou o Vasco de Eurico (e não o de Dinamite) vão passear e sofrer na série B. o Fla quase foi várias vezes, o Inter idem, Santos, etc, etc….O que o REBAIXAMENTO trás é a perda do orgulho do torcedor apaixonado, porque do ponto de vista de GESTÃO ele é maravilhoso, ele faz esses cartolas patéticos começarem a levar o futebol a sério e isso todas as torcidas deveriam comemorar. E se segura que em 2009 lá vem o Timão……e a FIEL vem junto….

  • Bruno

    André eu acho que é claro que deve comemorar o título, mas na minha opnião foi um ano perdido!!!Que volte para a primeira divisão e fique por lá para sempre…

  • Leandro Thome

    O Vozão vai colocar água nesse chopp…

  • Ricardo

    André, permita-me um outro comentário. Tem gente que postou como é absurdo voce escrever um post sobre o acesso do Corinthians….post verdadeiro e importante seria sobre o campeonato mundial de clubes da Fifa !!! pois é….essa tal globalização da bola deixou tudo muito chato, muito raso, muito sem graça…..conheço muitos corintianos que preferem o paulista de 77 ao mundial do Rio. E por último, sugiro que voce coloque aqui o sensacional post do sensacional jornalista-palmeirense Mauro Beting sobre o seu Corinthians…..sou palmeirense e fiquei arrepiado, pode acreditar.

  • robson

    OHIAEHIOHIAEEAHIIEOAHIOS a gambazada tem que ir pra paulista gritar SOU CAMPEAAAAO, SOU O 21º!

  • BASILIO77

    Sem ressalvas…onde eu assino? Abraço.

  • Jneto

    se o gremio e o Palmeiras comemoram pq nao deveriamso comemorar? Titulo eh titulo correto? ou voce nunca festejou um titulo de campeao do jogos de solteiros e casados? tambem acho q a estrela nao deveria entrar, mas comemorar… sim devemos

  • Rogerio Canada

    Discordo de você. O Corinthians tem que comemorar sim e muito. Não estou nem ai se é série b, c, d, ou A. Estou comemorando o Corinthians e isso basta para mim!

  • Rodrigo Raniéri

    Comemoração sim, estrela não…

  • leandro

    gostaria de saber sobre as possiveis contratações do pre proxima temporada. andré sou seu fã. obrigado

MaisRecentes

Paraíso



Continue Lendo

Daquele jeito



Continue Lendo

Dividido 



Continue Lendo