BRASIL ZERO



Terceiro jogo em casa seguido em que a Seleção Brasileira não marca um gol. Não é preciso dizer mais nada. E é mais fácil entender sânscrito. Uma coisa, só: ao escalar o meio-campo de ontem (Josué, Gillberto Silva, Elano e Kaká), Dunga obriga Elano a ser um jogador de criação. Ele tem essa capacidade? Sim, tem. Não esqueçamos de que, na melhor atuação do Brasil com Dunga como técnico (3 x 0 na Argentina, FB, final da Copa América de 2007), o golaço de Júlio Baptista começou com um lançamento de Elano. Mas não é justo querer que ele divida com Kaká a tarefa de fazer o time pensar. Na atual configuração, os dois volantes mordem, Kaká assopra, e Elano tem de morder e assoprar. Por que (Mauro Beting escreveu uma ótima coluna a esse respeito recentemente) a Seleção não experimenta um meio-de-campo mais leve? Por que não “recuar” Elano para uma função de marcação, com o bônus que ele é capaz de criar, e escalar outro meia puro? E por que não investir em volantes que tenham um passe melhor e saibam atuar quando o Brasil tem a bola? Sugestão 1 (para ontem): Júlio Baptista, Lucas, Elano e Kaká. Sugestões 2, 3, 4, 5… (para o futuro, escolha uma combinação): JB, Lucas, Hernanes, Mancini, Elano, Ramires, Alex – Inter, Alex – Fener, Anderson, Diego e Kaká. Seria muito pedir para ver algo assim?



  • Anna Barros

    Andre,Josue nem lembra o que foi no Sao Paulo e Elano foi bisonho! Que joguinho ruim! So se salvaram Lucio,Kaka e Julio Cesar. E eu participei do coro Adeus,Dunga. Eel parece que nao sabe mexer! Haja paciencia!Gostei do Jo! Mas ele podia bem ter feito aquele gol que perdeu! Gostei de sua sugestao e de Mauro Beting. 🙂 /Abraco,Anna ps. podia ter visto uma atuacao melhor na primeira vez em jogo de selecao masculina.Eu fui naquela final do Pan feminina.Quanta diferenca!

  • Fernando

    Pra mim é… Lucas, Henanes (Mancine ou Ramirez), kaka e Alex (Fener)… E pelo amor de Deus, Jo é dificil heim…ele (e o Lulinha…rs) perdem bolas que até Deus duvida….

  • GilbertoRSRJ

    Goleiros: J César, D. Alves, Renan. Zaga: Lúcio, Juan, Thiago Silva, Alex Silva. Laterias: D. Alves, Léo Moura, Marcelo e Juan. Meio de marcação:Hernanes e Ramires; Lucas e Anderson; Denílson (ARS) e Ibson; qualquer mistura dessas duplas (apesar de gostar + das 2 primeiras duplas, respeitaria a escolha da 3º). Meio de criação: Alex (os 2) ou Diego (é, ainda acredito), Thiago Neves; com KK como titular certo, claro. Ataque: Nilmar, Pato, Keirrison e Luis Fabiano (qualquer dupla desses 4). Mas respeito um Mancini ou Julio Batista nessa de polivalente entre meia/atacante. Tiraria Diego e o Alex do Inter.

  • Bruno

    Teve jogo da seleção ontem? Bem, o que vou dizer é chover no molhado, mas o problema do Dunga é sua filosofia de “Empatar é melhor que perder, se ganhar melhor ainda”. Até é justificável escalar 2 brutamontes como volantes quando se joga fora, mas jogar em casa, diante de sua torcida, de forma a garantir no mínimo um empate é absolutamente ridículo. Como vc bem observou, num país com tantos meias hábeis e INTELIGENTES, jogar com 2 cães de guarda é um excesso de zelo.

  • WILLIAN

    Bom dia André. Desculpe-me, mas acho que isso que você quer é difícil de acontecer. Digo o meio campo jogar bem. O Lucas, o Hernanes e o Anderson até hoje não fizeram nada além do que o Josué, o Gilberto ou até o Mineiro fazem, ou seja, quase nada de bom. Não existe ninguém no futebol brasileiro para formar um bom meio de campo junto com o Kaká, que jogue como ele quer. Com rapidez e qualidade. Você pode ver claramente a irritação dele nestes dois jogos. Um abraço.

  • Evandro

    Eu gostaria q alguem perguntasse ao Dunga qual a função do Gilberto Silva e do Josué. Porque se a resposta é marcar e ajudar os laterais, isso eles TBM nao estão fazendo…Tanto é que ontem o Kleber no primeiro tempo nao foi ao ataque nenhuma vez…Se a resposta é “dar a saída de bola”…sem comentários…

  • Eduardo Mion

    O Josué é um volante rápido e só funciona bem se atuar com outro volante tão rápido quanto ele para cobri-lo quando dá o bote. A mesma coisa com o Mineiro e foi por isso que ambos deram certo juntos no SPFC. O Gilberto Silva é um volante de contenção mesmo, que espera o meia vir pra cima, enquanto o Josué vai até o meia. Pode ver que ontem várias vezes tinha um colombiano recebendo a bola entre os dois volantes. Com o Mineiro sem clube, o ideal seria o Elano de volante mesmo. E acho que o segundo meia devia ser o Robinho, com mais um atacante de movimentação (Pato ou Mancini ontem) junto com Adriano ou LF.

  • Leonardo atleticano

    O jogo da seleção ontem foi vergonhoso, mas não nos assustemos a tôa, jogos vergonhosos e falta de vergonha com essa seleção é coisa corriqueira. Agora, falta de vergonha, e verdadeiro caso de indignação é o que foi feito com o Grêmio, não deixe de falar nisso André, a coisa cheirou muito mal. a seleção principal fraca, e o baixo nivel do brasileirão são reflexos dessa latrina que são os bastidores do futebol. Assim como em diversos outros anos, acho que teremos um campeão moral e um outro do eixo escolhido pela máfia.Triste, triste.

  • Roberto Junior

    Fala AK!!!! Comentar sobre a seleção brasileira já cansou!!Não vale um post sobre as eliminatórias européias? A Inglaterra tá sobrando e parece que Big Phill tá fazendo uma falta danada para os lusos!Abração!

  • Massara

    Depende para quem você está pedindo. Para qualquer cidadão que consegue enxergar futebol, não. Mas para o Dunga, sim. É pedir muito enxergar isso. Seu comentário foi perfeito. Todos (ou quase todos – os melhores) os times europeus hoje jogam com meio campos mais leves. Volantes versáteis, que conseguem roubar a bola e distribuí-la com qualidade aos meias ou diretamente aos atacantes. TODOS os jogadores de meio-campo hoje devem possuir recursos suficientes para dar opção ao time nos momentos de aperto. Porque quando a marcação está tranquila, é muito fácil o Kaka, o Robinho ou qualquer outro decidir. Mas quando a marcação está apertada, você precisa que aqueles jogadores que, originalmente, não teriam a tarefa de criar, passem a fazê-lo. O futebol hoje é de jogadores como Pirlo, Xavi, Lampard, Gerard e tantos outros que têm força na marcação e criam com qualidade, ainda que não sejam os principais responsáveis por isso. Se tivessem oportunidade, Anderson, Lucas, Hernanes, Ramires, por exemplo, poderiam ser os volantes que cumpririam este papel. Jogariam ao lado de Kaka, dando opção ao camisa 10. Porque depender exclusivamente dele não dá. Abraço

  • David Marinelli

    Andre, sinceramente, duvido muito q trocar jogadores faria diferenca. Mesmo com perfil mais adequado, mesmo em melhor fase, o q seja… Sim, o Gilberto Silva passa a impressao de q nunca foi a campo. E o josue faz o basico do basico defensivamente e mais nada. Porem, eles nao sao assim tao piores q os volantes de todas as outras selecoes da Terra. Mas ate times do Afeganistao jogam mais certinho. Seria uma ma fase epidemica? Nao, eu soh acho q nao tem tecnico. Ninguem da instrucoes. Querendo ou nao jogador de futebol precisa disso. Soh um ou outro tem nocao das coisas. O Dunga faz cara feia, sobe na beirada do campo e grita, VAMO PO**! Uau! Qnta sabedoria. O Joel Santana pelomenos tem prancheta!

  • Naxi

    Detalhe importante: o técnico é o DUNGA!!!

  • Fábio Matos

    Jogo da seleção? Ronc, zzzzzz… O debate McCain x Obama, que nem foi lá tão movimentado, foi bem mais empolgante!

  • thiago

    Sem meias palavras… O campeonato está sendo roubado pela TRAFFIC, assim como a MSI comprou o do Corinthians de 2005 e todo mundo sabe. Por favor. No caso do meu Botafogo, estou já acostumado com esses canalhas, querendo aparecer. Mas o Botafogo ainda está vivo. O que estão fazendo com o Grêmio é que é tão, mastão discarado, que a imprensa tem a OBRIGAÇÃO de investigar sério e fazer alguma coisa de verdade, pq isso estão matando com o Futebol. Se bem que a TRAFFIC também deve ter boa parte daimprensa nas mãos.

  • Luiz

    Lucas centralizado, Hernanes na direita e Ramirez na esquerda. Alex do Fener na ponta do losango e Kaká solto pra fazer oq quiser em campo, só com o Adriano na frente. Esquema do Milan campeão do mundo em 2007.

  • felipe

    gostaria andre que voce me falasse os motivos reais pelo o qual o gilberto silva eh convocado pelo dunga. mais uma vez no jogo de ontem ele soh atrapalhou, perdido na marcacao, sem habilidade alguma com a bola nos pes, e o pior de tudo PARADO em campo. no arsenal esse “jogador” eh banco de outro brasileiro desdo o meio do ano passado. fica a pergunta: pq o denilson nao eh convocado jah que ele tirou o gilberto silva do time , fez e o faz sentar no banco todos os jogos do arsenal??? AK: GS joga atualmente no Panathinaikos, da Grécia. Sobre as convocações, quem pode responder é o Dunga. Um abraço.

  • Iverson P.

    Se não me engano, todas as rodadas duplas das eliminatórias, o primeiro jogo do Brasil é fora de casa, para nosso azar. Fora eu acho acertada a formação do Dunga, pois como nossa fase não é boa as outras seleções jogam mais aberto, tentando ganhar. Aí o Brasil mata o jogo no contra-ataque e o Dunga acha que descobri a melhor formação para o Brasil jogar. Quando jogamos em casa, os adversários jogam fechado, aí esse meio-campo já não funciona direito, e concordo plenamente com o que disse. Agora, o difícil é o Dunga entender isso. Teimosia é uma merd@.

  • felipe

    corrigindo .. esqueci q o arsenal deu o gilberto silva de presente pro panatinaikos.

  • Willian Ifanger

    As vezes eu tenho dó de vocês, jornalistas, terem essa obrigação de acompanhar certas partidas de futebol. Acompanhar jogos da Seleção, nos últimos tempos, ou é porque você tem a obrigação profissional ou porque você é masoquista. Tinham pelo menos três bons filmes passando no mesmo horário de um jogo que tinha jeito de Brasil e Bolívia e nem ponderei muito não. E isso que eu sou um cara que vê jogo até da série B. Pra mim a Seleção hoje é um timinho qualquer europeu que alugou o manto Amarelo…..nada mais que isso.

  • Lucas

    A última grande seleção brasileira jogava com 2 bons zagueiros, um falso volante (que na verdade era um terceiro zagueiro à frente da zaga), um poste, dois atacantes nas laterais, um meia-volante, dois meias-atacantes e um centro avante… E TINHA TÉCNICO!! a quem interessar possa .. copa de 2002.. 2 zagueiros Lúcio e Roque Junior (q na época jogava alguma coisa) falso volante Edmílson poste Gilberto Silva laterais atacantes cafe e rc meia-volante kléberson ou ricardinho meias-atacantes rivaldo e ronaldinho gaúcho centro-avante ronaldo

  • Gilson

    Andre, seu post foi excelente, mas no final vc pediu demais sim!!! Ainda mais para ess “trup” que comanda essa seleção. O interessante é ver que o Gilberto Silva, que foi dispensado pelo Arsenal, porque era reserva do reserva Denilson(que hoje é titular) é o titular da seleção brasileira e o Denilson nem convocado é. A cada dia que passa dá mais desgosto assistir aos jogos da seleção. Como disse um amigo em outro post “não da mais pra assistir essa porcaria. Chega!!! Não aguento mais”. Um abraço

  • Lucas

    será que é sonhar muito ou dá para fazer uma seleção melhor q essa com a safra atual? JC Lucio e Juan Poste como falso volante (viu, até pra ele tem lugar) Juan, Marcelo, Leandro, daniel alves, leo moura, rafinha (vê, o que não faltam são bons laterais atacantes) Hernandes, Anderson, Lucas, Douglas Costa (um no lugar do poste e outro de meia-volante) Ronaldinho, Kaká, Alex, Diego, Thiago Neves (meias atacantes) Luis Fabiano, Adriano, Kléber Pereira.. qualquer b… serve… Põe um técnico que fica melhor que a maioria das seleções.. fim..

  • CLEBER GALLEGO

    André, não é uma crítica só à vc, mas sim para toda imprensa. Por quê vcs (comentaristas) não são mais incisivos? Por que vcs respeitam tanto o Dunga? Nem se fosse o Pelé técnico justificaria tantas teorias sobre quem deve jogar, quem convocar, é difícil entender que nosso problema é muito maior do que quem está em campo? Por que vcs não atacam a dinastia Teixeira (tenho 31 anos e me envergonho de não lembrar de outro presidente da CBF), por quê vcs não dizem abertamente ao Dunga nas coletivas que ele é incapacitado para o cargo por n motivos? Por quê vocês exaltam qualquer zé mané como craque? O novo Denílson (Robinho) é tão endeusado, por quê ele não repete com seleções médias e grandes a seqüência de dribles IMORTALIZADA no Maracanã? Mesmo assim, para todos vocês, ele é um Deus, e eu não me lembro de um jornalista que, quando chega perto dele, não se derreta em perguntas triviais e insonsas. Hoje tudo é descartável, vivemos tempos modernos sem qualquer raiz e amor à camisa, por quê vcs não perguntam ao lixo que comanda a CBF por que a “seleção” não joga as eliminatórias na Europa? Sim, porque qualquer amistoso é feito, então é lógico para mim que um catado comercial como são estes “jogadores”, naturalizados ideologicamente europeus, joguem estas peladas por lá mesmo, já que não há qualquer identificação com a nossa terra… Por que falar de esquemas táticos, quando vc tem, pela primeira vez na história, 03 jogadores em campo pela Seleção que jogam em um time inexpressivo como o Manchester City, e vc tem um jogador que não se firmou nem no Corinthians na fase mais negra de sua história? Por quê vcs pegam tão leve com jogadores que não têm a menor cara de seleção, como o Josué e Cleber, por exemplo? Dias destes, o Sir. Ricardo Teixeira foi recebido na cabine do SporTV na transmissão de jogo de futsal, e foi tratado como senhor, doutor, excelentíssimo pelo Sr. Luiz Carlos Júnior… Então pergunto: Com tanta babação, quando as coisas mudarão, quando teremos os velhos tempos de volta, onde a seleção do Brasil era tão respeitada e amada como os símbolos nacionais e sua natureza. Tenho certeza de que se depender de nossa atual (faz tempo) imprensa omissa e politicamente correta, nunca mais teremos. Entenda como uma crítica geral à sua categoria, e não específica, por gentileza. LEMBREM-SE SEMPRE: VOCÊS, PELO TECLADO, CÂMERAS, MICROFONE E CANETA, SÃO OS NOSSOS PORTA-VOZES, E ENQUANTO SÓ DISCORREREM SOBRE O ÓBVIO, NADA MUDARÁ. AINDA ACREDITO EM VOCÊ E EM SEUS COLEGAS QUE AMAM O FUTEBOL, QUE ALÉM DE SER UM SIMPLES OBJETO DE TRABALHO, ALÉM DE SER UM FATOR DE EQUIVALÊNCIA SOCIAL E DE DIGNIDADE DE UM POVO, DEVE SERVIR COMO O COMEÇO DE UMA NOVA NAÇÃO, TÃO MALTRATADA POR SEUS DIRIGENTES FÚTEIS E DESCARTÁVEIS. ABRAÇO.

  • fabio velame

    Ramires e Hernanes seriam os volantes titulares na minha seleção. Kaka e Alex(fenerbahçe)os meias, Fred e Pato no ataque

  • Anderson Frazão

    André, Júlio Batista??? …Parei…

  • VALMIR -COXA

    Caro, André Kfouri, esta seleçãozinha com, jô, (????!!!!)maicon, elano(para com isso !!),gilberto silva,josué, robinho (o rei),kleber e outras tralhas é uma sacanagem com nós torcedores, poqu não convocam JOGADORES, tipo, ALEX (coxa), keirrison, alex mineiro, henrique (ex coxa),hernanes, marquinhos(vitória)

  • Gabriel Lucas Scardini Barros

    A Seleção foi dura de assistir ontem. Entretanto, acho que o problema não é o Elano, que pelo menos em jogos contra seleções mais fracas deveria ocupar um dos postos de volante. Gostaria de ver mais o Thiago Neves na seleção, sou Flamenguista, mas um cara que faz 3 na final da Libertadores deveria ter cadeira cativa na seledunga por um bom tempo. Mas o real motivo desse comentário é elogiar o Aqui Tem! O livro foi devorado tão rapidamente que quase a capa passou a ser “Aqui Tinha”. Nunca gostei muito de tênis, nem tinha acompanhado a fundo a carreira do Fininho (só me lembrava da manchete francesa que o chamava de Meligenie, em 1999, eu acho). Enfim, ótimo livro e ótimos “causos”. Parabéns a vocês. AK: Obrigado pelo comentário. Ótimo saber que você gostou do livro. Um abraço.

  • Cássio parra

    E qual dos dois volantes vc tiraria para recuar o Elano ? E qual o meia colocaria no meio ?

  • Carol

    André, concordo que os volantes que foram titulres são péssimos. Mas sejamos francos: os laterais brasileiros são um peso morto! Não avançam. Quando falta criatividade no meio de campo, nada melhor do que forçar as jogadas nas laterais, pra abriri o jogo. Ms a sleção do Dunga nem isso faz! Pena. Enquanto o Dunga pensa em classifcar o Brasil (claro que vai!) perdemos tempo em montar um bom time e dar bagagm a alguns jogadores bem promissores. Em tempo: Robinho não é jogador pra receber placa no Maracanã! Só joga jogos facéis. Queremos jogadores com personalidade e não personalidades que sejam jogadores.

  • alonso

    André…ah isso é pedir muito sim, para o Dunga e para a CBF! O que esperar de um volante como foi o Dunga? Primeiro desarma o adversário depois bico na bola (ela achava que fazia lançamentos)! Rídicula Seleção! Sem motivação…qualquer seleção do Campeonato Brasileiro dá show em cima dessa Armação brasileira de futebol, jogadores de empresários.

  • Rafael Alves

    Prezado André, fiquei revoltado na noite de ontem por assistir, mais uma vez, um time medíocre, sem tática, sem inteligência, sem humildade tal qual o seu técnico. Dunga é um técnico pífio, arrogante e mal educado. Não sabe admitir que é limitadíssimo, que não tem bagagem alguma para, em 15 dias, montar um time com padrão de jogo, com estratégias. Onde moro ele é apenas um “entregador de coletes”, o time parece de pelada, onde é cada um por si, sem aproximação, sem entrosamento, apenas os onze titulares e o restante reserva. Sinto-me como um dependente químico da seleção. Tenho 23 anos, mas lembro-me do time com Romário e Bebeto, Raí e cia. Lembro mais ainda de ter assistido o surgimento dos Ronaldos, a melhor fase do Rivaldo, e uma epóca do futebol brasileiro antes da Lei Pelé, onde o campeonato brasileiro era de alto nível, e não essa “terceira divisão” do futebol mundial, pois a primeira é a europa e a segunda a Ásia. É triste, mas com fé em deus vou procurar me reabilitar para tentar amenizar, até dunga sair da seleção, essa minha paixão pela seleção que tanto tem me causado sofrimento como no dia de ontem. É lamentável, mas é a nossa realidade “dunguesta” (grotesca)! Um forte abraço. Rafael A.

  • Martin H.

    André, que tal um post sobre a roubalheira que o STJD começou a fazer contra o Grêmio, e um paralelo dela com o que aconteceu em 2005 naquele malfadado Tribunal?

  • felipe

    andre vc q convive(conviveu?) com coletivas e tudo mais pq nunca se pergunta criterios de convocao ? c alguem perguntar isso eh expulso da sala? pq se ele falar qual o criterio dele para as convocações os jornalistas vao acabar com a “imajem” de tecnico dele. o cara num sabe nada de futebol e o pior eh q cada vez q ele tenta explicar pq ele fez isso ou aquilo ele se contradiz. nao estaria na hora de uma marcacao mais serada no dunga? lembro do fabio capelo sendo questionado pela nao convocação do bekham(modelo-jogador) pela imprensa inglesa e ele teve q responder umas 3 vezes pq os cara colocavam ele na parede. mais isso pelo visto nunca vai acontecer no brasil. AK: Cara, continuo convivendo com coletivas, mas não cobri a Seleção neste ano. Pelo que vi, Dunga tem ouvido perguntas bem interessantes a respeito das convocações. Um abraço.

  • Márcio Curitiba

    André ficaria com Elano, Lucas, Alex fener e Kaká, na frente Robinho e testaria o Amalri, eu li uma declaração do Dunga que falava que ele (Amauri) tinha de esperar… Esperar o que, o Afonso Alves fazer mais gol que ele…sinceramente não entendo abraços ótima sua coluna

  • edu

    chama o pierre!! josue n da… podiam colocar diego souza(de volante msmo)ou hernanes.. meia kaka e ronaldo atk robinho e luis(ou adriano.. mas ai ja lembra muito a copa de 2006 ;x)

  • Felipe Luis Matos

    Pra ser bem sincero esses jogos da seleçao brasileira servem é como um belo sonífero é só eu começar a ver pra cair no sono, e nos últimos tempos sempre que acordo e dou uma olhadinha no placar vejo que tá 0 a 0 e vejo como fiz bem melhor em cair no sono. Na sinceridade, já perdi o tesão pela seleção há muito tempo, um bando de jogador que nao tao afim de jogar, so tao la para aparecer e conseguir melhores contratos, a tal da CBF que é melhor nem começar a falar e convocações altamente suspeitas, a história da convocação do tal do Afonso nada me tira da cabeça que aconteceu somente pra ele conseguir uma transferencia e alguem embolsar uma boa bolada… No mais e melhor ficar com o sono em dia do que ver essa seleção da CBF. Um abraço

  • Gabriel

    Olá André, sou dono de um site que trata sobre o Santos Futebol Clube, estamos precisando de um apoio pra divulgar o site, queria saber se você não poderia colocar o site ali do lado nos seus recomendados, é um pequeno ato pra vc mas significaria mto pra mim, se quiser visite o site, o endereço é http://www.santastico.com abraços

  • porco

    o anão bambi marco aurelio e o time bambi, querendo aproveitar-se da desgraça dos outros para aparecer. ridiculo. isto mostra o baixo nivel da bambizada.

  • formigão

    seleção 0 é muito andré , seleção -1 fora dunga , ricardo teixeira abutres do futebol brasileiro foooooooora

  • Filipe Gatti

    André, o pecado de Dunga é não ousar convocar o Alex, aposto que se convocado não fará o que se espera dele e até não entendo porque todos pedem Alex, alguém acompanha o campeonato Turco? ou é apenas pelas partidas que ele fez na champions passada? Gosto muito do Alex, sou palmeirense e gostaria muito de ver ele com a camisa do verdão novamente, mas tenho certeza de que se convocado não atenderá toda essa espectativa, se for convocado espero estar errado

  • walter

    André, neste comentario vc matou a pau! o nosso problema todo está no meio campo, esse Gilberto Silva tem que sair da selecao imediatamente, sair de fininho! esse cara naum presta pra jogar na selecao mais naõ! Josúe tambem anda muito mal! gostaria muito dever este meio campo: Lucas, Julio Batista, Elano ou Mancini (pelos lados do campo) e Kaká flutuando ajudando ao ataque que teria Luiz Fabiano(que fez muita falta nesses dois jgos) e Nilmar. Abraços.

MaisRecentes

Até o fim



Continue Lendo

Sem casca



Continue Lendo

Na boa…



Continue Lendo