A BASE DE DUNGA



Convocados para o jogo contra a Venezuela (dia 12 /10 em San Cristobal) e Colômbia (dia 15, no Rio de Janeiro), pelas Eliminatórias Sul-Americanas: Júlio César (Internazionale) Doni (Roma) Maicon (Internazionale) Daniel Alves (Barcelona) Lúcio (Bayern de Munique) Thiago Silva (Fluminense) Juan (Roma) Alex Costa (Chelsea) Juan Maldonado (Flamengo) Kléber (Santos) Gilberto Silva (Panathinaikos) Lucas (Liverpool) Josué (Wolfsburg) Anderson (Manchester United) Elano (Manchester City) Kaká (Milan) Júlio Baptista (Roma) Mancini (Internazionale)* Robinho (Manchester City) Alexandre Pato (Milan) Luís Fabiano (Sevilla) Jô (Manchester City) *meia ou atacante? Por isso, numa categoria só dele. Duas coisas. Primeira: não há como, nem por quê, cobrar coerência, razões ou explicações para certas convocações. Se você olha para a lista e se faz perguntas, você não é o único. Mas desista, porque as respostas nunca chegarão. No caso atual, o que há é um técnico que tem um “contrato” com um determinado grupo de jogadores. E por favor, não leia “contrato” com qualquer conotação de desonestidade. Dunga está fechado com este grupo, pois no dia em que o grupo não estiver fechado com ele, não haverá mais nada a fazer. O técnico não pode correr o risco de “perder sua base”. Olhe de novo para a lista acima, com isso em mente, e veja como ficará mais fácil entendê-la. Segunda: a Seleção Brasileira tem muitos bons jogadores, alguns acima deste patamar, mas só um fora-de-série. Exercício proposto: dos jogadores convocados hoje, qual, além de Kaká, seria titular absoluto em qualquer seleção do mundo?



  • Fábio Matos

    Texto irreparável. Só uma ressalva: ainda não consigo ver Dunga como um técnico, de fato. É um principiante, um aventureiro, não é técnico de verdade, nunca foi. Culpa dele estar lá? Não, de Ricardo Teixeira, é claro!

  • Manoel

    André, Kléber? Cadê o MAXWELL jogando muito na Intenazionale ou o FABIO AURELIO do Liverpool? Gilberto Silva? Cadê o DENILSON jogando muito no Arsenal? e o pior: CADÊ O AMAURI comendo a bola na Juve (média 1 gol por jogo) prestes a jogar pela Azzura? vamos perder um jogador desse? TÁ DE BRINCADEIRA!

  • FAGUNDES

    Não gosto dessa seleção… acho q ele tinha q convocar o alex cabeção desse Anderson e love no lugar jô…

  • Ane Galdino

    Realmente é difícil compreender convocações como Kléber, que, inclusive, o próprio jogador afirma estar vivendo seu pior momento, Gilberto Silva, que também já faz um tempo que não vem jogando bem e até mesmo Elano e Juan, do Flamengo.

  • Alvaro

    Concordo que so o Kaka seria titular em outras selecoes. Nao gosto de boa parte dos jogadores convocados (incluindo Robinho e Julio Baptista) mas, com excecao de algumas posicoes, nao vejo muitas opcoes melhores fora dessa lista… PS: Desculpe a falta de acentos, estou num micro com teclado desconfigurado. PS2: Parabens pelo livro!

  • BASILIO77

    Não consigo ver no futebol atual, mesmo considerando a época de vacas magras, um jogador que possa ser considerado como TITULAR ABSOLUTO. Salvo a posição de goleiro(cargo de confiança), talvez essa condição NUNCA mais venha a existir no futebol moderno. Já ví jogos horríveis COM e SEM Káka, embora reconheça nele a seriedade e a aplicação que muitas vezes falta às estrelas mundiais. Vivemos o tempo do coletivo sobrepondo o individual. A seleção que ENCAIXAR O JOGO na copa 2010 tem tudo pra ganhar. É uma loteria, já que nenhuma seleção treina o suficiente pra ter um bom conjunto. Torço pra que isso mude e voltemos a ter VÁRIOS TITULARES ABSOLUTOS. A última boa surpresa do futebol brasileiro foi o SFC de 2002…Abraço.

  • fabio velame

    só nao consigo ver merecimento desse Kleber, esta rna seleção. Graças a Deus o Ramires nao foi convocado….nao vai desfalcar o meu time no brasielirao. Esse meu comentario talves a maioria tenha, sempre torcendo pra um jogador do clube q torce nao esta na seleção pra nao desfalcar o time. So na copa do mundo mesmo

  • Fabio

    Embora eu acredite que a pergunta tenha sido somente retórica, tirando o Kaká, nenhum seria “titular absoluto em QUALQUER seleção”. Mas seguramente, metade destes jogadores poderiam ser titulares em algumas das melhores seleções. O nível do futebol atual é meio assim, japonês. O futebol anda homogêneo, meio dolby, sabe, sem grandes altos e baixos. Talvez por isso a gente anda se impressionando com qualquer jogador que aparece com um toquezinho mais bonito, mesmo que não mostre nada de efetivo. Ou sempre foi assim, e nós nos prendemos demais aos defeitos de hoje e às qualidades do passado? Muitas questões… O futebol de hoje precisa de psicanalista. Ou eu.

  • afinador

    primeiro tu é um babaca paulista de mierda! segundo seu pai é outro babaca paulista de mierda! terceiro quando tu souber o q é futebol dentro do campo tu vai morrer de tanta porrada q vai levar nessa bunda branca de otário e filinho de papai paulista de bosta!

  • Ricardo

    Caro André. Parabéns pelo livro do Meligeni. “Joguei” na escola dele em Sousas- Campinas e ele e a família são pessoas muito do bem, como você. Quanto a selecinha, sinto informar que não ganharemos na África. Não temos goleiro e nem centro-avante, posições chave. (Como Taffarel, Marcos, Romário e Ronaldo)

  • Felipe Alvim

    Oi André! Vc acha q com essa convocação o Dunga se mostra mais preocupado em não perder o cargo do que em montar um time realmente forte? Será que a convocação dos laterais das olimpíadas, que poderaim melhorar significativamente este time, atrapalharia o ambiente nesse grupo que está fechado com Dunga, como vc disse? PS: Parabén pelo blog!! Apesar de participar pouco, passo aki todos os dias!! Abração

  • Fred

    Lúcio e Juan seriam titulares absolutos em qualquer seleção, diferentemente do Robinho, que na minha opinião, não deve sequer ser titular da seleção brasileira, por causa da imaturidade. Ah! Você depois erá fazer uma lista com os nomes mais lembrados para nós?

  • Victor

    André, nessa seleção, eu acho que tem jogadores de muita qualidade, e que talvez seriam titulares em qualquer seleção do mundo. Estes são: Júlio César (GR), Lúcio, Juan e Thiago Silva (D), Kaká (Milan) e Robinho (A). Não que todos estejam vivendo uma ótima fase, mas são jogadores diferenciados, na minha opinião. Se houvesse um comando, algumas instruções por parte do treinador, acredito que poderíamos estar no lugar de onde nunca deveríamos ter saído, de melhor seleção do mundo. Jogadores excelentes nós temos, falta comando, falta treinador. Um abraço!

  • MICHEL CARDOSO

    SÓ ASSISTO OS JOGOS DA SELEÇAO, PQ NAO TEM NENHUM OUTRO JOGO, PREFIRO VER MEU TRICOLOR QUE NAO ESTA LÁ GRANDE COISA, O PALMEIRAS Q TÁ COM UM TIME LEGAL E ATÉ O SANTOS TÁ MELHOR PRA ASSISTIR DO QUE ESSA PIADA QUE SE CHAMA SELEÇAO BRASILEIRA ERA DUNGA/RICARDO TEIXEIRA

  • Joh no arm

    o Robinho joga em qualquer seleção do mundo e pra mim é muito, mas muito mais jogador que o kakazinho

  • Cesar Bergamo

    André, sempre leio seu blog, nunca comentei antes, até por concordar na maioria das vezes. Mas dessa vez tive que falar algo. Melhor análise das convocações. O Dunga precisa nesse momento dos poucos que ainda acreditam nele. Só isso.

  • Pedro Henrique

    Além do Kaka, Juan e Thiago Silva, seriam titulares da zaga de qualquer seleção do mundo.

  • Alan de Almeida

    O zagueiro Juan. Eu não vejo nenhum zagueiro no mundo tão bom quanto o defensor da Roma. E eu também desisti de tentar ver coerência nas convocações. Mas continuo torcendo para a nossa Seleção.

  • marilia

    nenhum. Affe… eu quero que passe isso logo, venha uma nova safra de jogadores, pq desses, eu já enojei. Agora vamos ver se ele bota os novos convocados pra jogar… Mancini por exemplo.

  • luis flavio portolani diniz

    Pelo “momento” que vive, Julio Cesar vem representando segurança para sua equipe milanesa e tambem para o selecionado brasileiro. E por águas mais turbulentas que estejamos passando, técnica e moralmente, não podemos desprezar a camisa nº 1 de um selecionado penta-campeão. Quanto ao resto….bom deixemos para os proximos comentarios. Grande Abraço a todos.

  • João

    O Juan também seria titular em qualquer time do mundo

  • Rodrigo Lois

    Bom André, concordo com você em relação a quantidade de jogadores fora-de-série. O Robinho é o único candidato, mas ainda falta confirmar, tanto na equipe de Dunga como no seu novo clube, o futebol do Santos e de algumas atuações pela Seleção que tanto nos encantou . Também estou de acordo com a idéia de “contrato” com alguns jogadores, como Gilberto Silva, Josué e Kléber, que não estão apresentando um bom futebol há muito tempo. Gostei da convocação do Mancini. É rápido, habilidoso e “agressivo”, enfim, parte para cima dos zagueiros.

  • mateuscoxa

    mancini, luis fabiano

  • Fê Rossini

    André, costumamos olhar somente para o ataque, por isso a sensação de que não tem jogador fora de série. Qual outra seleção tem uma dupla de zaga como Lúcio e Juan?

  • Marcel Souza

    André, você falou tudo. Só achei uma coisa estranha: a ausência dos irmãos Luisão e Alex Silva. Tem algum impeditivo para a convocação deles? AK: O mais velho está suspenso. O mais novo não foi convocado. Um abraço.

  • Alexandre Reis

    André, ach oque o Juan (Zagueiro) seria titular em qualquer seleção, mas não hoje devido a sua contusão. E o Robinho tb seria titular em qualquer seleção, mas jogando no ataque. Me diga qual seleção tem uma dupla de atacantes capaz de barrar o Robinho? Abs

  • gustavo oliveira

    Concordo plenamente e acabei de deixar comentário em um blog do lance, falando sobre isso, pois não é porque Dunga convoca mal, que devemos “plantar” jogadores na seleção. Não temos o falado camisa dez atualmente, então devemos nos adaptar ao fato, o resto é querer tirar vantagem para si proprio ou para seu clube. É assim que vejo, quando algém insiste em nomes que não possuem condição alguma de resolver os problemas, mas que insistentemente alguns blogueiros lançam para ver se cola.

  • MARCO ANTONIO DE CAMARGO

    Td bem André? Esses jogadores que não estão ( já tiveram ) com capacidade para estar na lista tem padrinhos sim…Isso começa nos clubes aonde todos os técnicos levam jogadores que gostam. Esse jogadores devem dar metade do salário para o “chefe”.

  • Luiz

    André. Acho que vc apenas não parou pra pensar no assunto. O único jogador fora este que teria lugar em qualquer seleção do mundo é o Daniel Alves. Talvez avaliando friamente em algumas não, mas veja lá, Alemanha, tranquilo, Itália, tranquilo, Inglaterra, tranquilo, Holanda, varia o esquema, mas com linha de 4, tranquilo, Espanha, desloca o Sergio Ramos pro lugar de onde ele nunca deveria ter saído, a zaga, e, tranquilo… Só a Argentina com o Zanetti que não, mas aí vc joga ele pra lateral esquerda, onde eles tem carência, e ele é titular, tranquilo. Só na nossa que tem MAICON ¬¬

  • Daniel Levis

    A insistência em Gilberto Silva e Josué posso até aceitar se ele colocar pelo menos um no banco, já que ele fala em transição. Na próxima convocação, teria que deixar os dois no banco. Na seguinte, só um convocado, e assim por diante. Só não acredito muito nisso. Mas uma coisa que não entendo é a convocação desses dois laterais esquerdos. Kléber jogando muito mal e Juan, um ala, que se mostrou muitíssimo vulnerável na defesa nos dois jogos em que jogou. No mais, a lista é boa. Por fim, acho que o Júlio César é o melhor goleiro da atualidade (e olha q nutro uma certa antipatia por ele). Melhor até que o Cech e o Buffon. Mas como goleiro é posição de confiança de técnico, concordo que, hoje, só Kaká seria titular absoluto em qualquer seleção.

  • fabio hanada

    Oi André. Desculpa usar esse espaço mas ontem fui a Saraiva Morumbi e não consegui encontrar um exemplar do seu livro do Fininho. Será que vc poderia me informar a partir de que data o livro será comercializado para o público final. Ps: Também não encontrei na Fnac do Morumbi. Outra vez desculpa e Obrigado. AK: SP e RJ estarão abastecidos até este fim-de-semana. Todo o Brasil, até o fim da próxima. As informações são da Ediouro. Obrigado e um abraço.

  • Robson

    Arrisco dizer que não só os jogadores convocados pelo Dunga, mas mesmo os não convocados não seriam titulares absolutos em qualquer seleção do mundo. Na minha opinião além de Kaká apenas Luis Fabiano se encaixa nessa condição.

  • Fábio Minghetti

    Fora de série? Fora de série no futebol é só momento. Thiago Silva, Kléber, Juan, Josué, Kaká, Mancini, Robinho, Pato e L. Fabiano já tiveram seus tempos de fora de série. Kaká pode estar num momento pior que do Ronaldinho daqui um ano. Vai saber?! A Seleção está passando por uma renovação depois de mais de 10 anos com os mesmos figuras. Se não fôssem esses, quais seriam os convocados? Acho que seria outro exercício proposto.

  • Anderson Silvano

    O Julio César é um goleiro espetacular e o Juan é um excelente zagueiro.. fora isso estamos aquém do que deveriamos estar

  • Dayvison do Nascimento Gomes

    Teria você, André, uma sugestão de convocação mais aceitável??? Poderia citá-la??? É que não vejo hoje o futebol brasileiro suficientemente rico em termos de “matéria prima” a ponto de poder montar um time repleto de foras de série capazes de ser titular em qualquer seleção do mundo, por isso lanço a você este desafio… Por favor, não me leve a mal, pois também concordo que Dunga não é o melhor treinador para a nossa seleção, mas não faço esse diagnóstico com base em suas convocações, mas sim em seu mal uso de nossa “matéria prima” mais popular, o jogador de futebol. Até mais!!!!

  • IDEVAN GONÇALVES

    O zagueiro Juan joga fácil em qualquer time do mundo. É muito difícil reconhecermos um zagueiro fora-de-sério. Quando o fazemos, já é tarde demais.

  • Lucas

    ALEX (Fenerbahçe) Esse teria lugar em qualquer seleção do mundo nos últimos 4 ou 5 anos pelo menos. Desbanca Riquelme, Del piero, qualquer um. AK: Não está na lista. Um abraço.

  • romulo

    Alex camisa 10 do fenerbahce… opa ele nem eh convocado kkkk timeco viu kkk selecinha xD

  • Lula_Dodói

    Nenhum, mas muitos são novos demais…Eu acho que a geração é ótima. Só que três dos nossos quatro maiores talentos (kaka, robinho, ronaldinho gaucho e ronaldo) estão fora de forma, são vagabundos. Nenhuma seleção, mesmo a melhor de todos os tempos, suportaria tantos desfalques. Falta comando também, no entanto não é culpa exclusiva do Dunga. É da CBF, imprenssa e torcedores. Se houvesse uma eleição pra escolher o atacante brasileiro para um jogo HOJE, o eleito seria o Ronaldo fofomeno, disparado. Mesmo se eleição fosse só entre os jornalistas…Da mesma forma que muita gente acha que o Gordinho do Sul deveria ter sido convocado, ou dirá se o Brasil for mal nos proximos jogos. Então, o que mudou de 2006 pra cá? Continua a patota (mesmo que seleção devesse ser um concurso público permanente), as cadeiras cativas e as apostas em jogadores risivelmente fora de forma…E eu pergunto, que imprenssa especializada é essa? O gordinho gaucho esta fora de forma desde o fim da copa de 2006. Precisam de quase três anos pra chegar a essa conclusão? A barriga dele precisa chegar no chão?

  • Massara

    O Júlio César talvez? Abs.

  • Daniel Farinha

    André, Júlio César e Juan seriam os outros titulares em qualquer seleção do mundo. Atenciosamente, Daniel Farinha AK: O JC seria titular na Itália? Um abraço.

  • Rodollfo Bernini

    Além de Kaká apenas o Lúcio. Robinho talvez.

  • RODRIGO

    Seu comentário sobre a convocação está perfeito. Acho q 2 fenomenos estão ocorrendo simultaneamente, no Brasil e no Mundo… 1° – a selação brasileira realmente está na pior safra dos últimos anos… Quem poderia se destacar está saindo com 18, 19 anos do Brasil, e não atinge maturidade suficiente para se tornar craque… Veja casos como Carlos Eduardo, ex grêmio, Wilian, ex Corinthians, Daniel Carvalho, Pato, entre tantos outros… 2° acho q muitos jogadores poderiam ser titulares em outros seleções, o que mostra q o nível mundial do futebol está bem ruim. A Italia foi campeã, com um time mediocre. A Espanha tb foi campeã da eurocopa com um time mediano

  • Gomes

    Daniel Alves e Julio Cesar. E talvez Juan.

  • Victor

    Amigos, acho que não podemos ser radicais. Falar que essa seleção é ruim, já é demais. Alguns nomes não deveriam estar na lista de convocação, porém o Brasil continua com uma safra muito rica de jogadores. Pra mim o que falta nessa seleção é um técnico de verdade, falta pulso! Dunga está fazendo um estágio de luxo na seleção, está brincando de ser treinador, e o Brasil não pode servir de experiência, pra treinador nenhum; e mais, na minha opinião, Dunga está conseguindo manchar também sua história como jogador da seleção, pois a raiva que vejo dele, nesse momento, a sua arrogância, me deixa com nojo, e só consigo vê-lo hoje como uma besta, um cara prepotente e seus ganhos pela seleção, enquanto jogador, hoje pra mim, estão apagados. Quanto ao time em si, concordo que falta qualificar um pouco esse meio campo, como muitos sugeriram, o Alex seria uma ótima opção para ser o camisa 10, dar ritmo ao Thiago Neves, também seria bom. E um grande problema ao meu ver, é um camisa 9 para essa seleção. No momento, não vejo ninguém capacitado para ser um camisa 9 como há tempos atrás, um atacante matador, que chame a responsabilidade, do estilo Romário, Ronaldo, Edmundo, Túlio Maravilha e tantos outros. Robinho tem esse estilo, acredito que os mais próximos hoje, são Adriano e Luis Fabiano; vamos aguardar a nova safra despontar, como o Pato, Keirrison, Guilherme. Muita gente vai me xingar, mas hoje eu convocaria Kléber Pereira ou Alex Mineiro, longe de serem craques, mas fazem gols, isso que importa!!Convocam Afonso e não podem dar uma chance aos dois?! Valeria como experiência, Jô pode esperar, não o considero um ótimo atacante…um abraço!!

  • Anna Barros

    Thiago Silva e Juan. Abraço,Anna

  • fellipe elias

    Fato abominável que ocorre na CBF é a ordem (obviamente não declarada) de convocar fulano/ciclano pelo menos UMA vez, para não reforçar as outras seleções mundo afora (ex: Deco na Seleção de Portugal. Deco este que seria, ao meu ver, TITULAR ABSOLUTO da canarinho). Veja bem André, não sou de todo amores ver sujeito jogar por qualquer outra seleção que nao a de sua nacionalidade. Mas também não posso julgar beltrano que gasta a bola lá fora e sequer é chamado, enquanto convivemos com Richarlyssons, Juans e cia. Que vá tentar a sorte em outro país, ora bolas… Ser jogador top e não jogar uam Copa do Mundo por causa de um cabeça de bagre? Eu não correria esse risco de jeito nenhum… está certo o Deco! Que Liédson seja o próximo, ele merece e joga muito, mas MUITO mais que muito atacante brasileiro convocado nesses últimos tempos.

  • Lula_Dodói

    opa, rsrs, e o peter cech, e o Terry, Rio Ferdinand, Pirlo, xavi, gerrard, lampard, essian…robinho? e o cristiano ronaldo, tevez, messi…os laterais que eu fico na duvida. existe alguma unanimidade mundial? não me lembro, na moral…hoje, só o Kaka mesmo… AK: Só quero lembrar que estamos falando dos jogadores convocados ontem pela Seleção Brasileira. Um abraço.

  • Nilo Francisco

    Juan. jogando o que sabé, é titular em aualquer time do mundo.

  • Lula_Dodói

    ué, eu também. quando eu falo do cech, por exemplo, é pra dizer que o JC não seria titular em todas as seleções do mundo…se o messi fosse argentino o robinho seria titular? alex (fener) e felipão avalizam o terry (chelsea) como o maior zagueiro do mundo, o juan (maravilhoso) seria titular?…gostei da brincadeira, muito divertida…t+ AK: Pois é. Talvez o Juan não jogasse no lugar do Terry, mas ao lado dele. E se a Argentina não tivesse Tevez e Aguero, talvez Robinho pudesse jogar com Messi. Um abraço.

  • Raphael castanheira

    Andre pra mim o julio cesar e o juan podem ser titulares em qualquer equipe do mundo e seleção tbm msm na Italia,gostaria de ver o Amauri faz mt gol o cara e o Dunga poderia dar uma chance pro Thiago neves ahhh so mais uma eu escalaria a seleçao na frente com o Robinho na esquerda,luis fabiano com centrovante e Mancini na direita e Kaka chegando de tras!!!abraços Andre

  • Lula_Dodói

    o robinho eu considerei como segundo atacante, rival do messi e do cristiano. ou seja, o time jogaria com um centroavante nato. se fosse o caso de jogar sem um centroavantante nato, jogariam cristiano ronaldo e messi. to concordando com você. no caso do terry, é, poderiam jogar ele e o juan… eu acho o juan um dos melhores zaqueiros do mundo, só fico com uma pulga por a europa não achar (sem ironia, não entendo os preços que o barcelona pagou nos ultimos zaqueiros e o preço que ele custou na ultima transferencia)…quis dizer que ha concorrencia…

  • Lula_Dodóu

    ah, em tempo, eu gosto de comentar o comentario dos outros. pra mim, é como se estivessemos discutindo em um “buteco” , espero que os outros foristas não liguem…t+ AK.

  • Rafael

    Andre, Eu escalaria como seleção mundial da atualidade: Buffon, Essien(na temporada passada jogou na lateral direita muito bem), terry, ferdinand, ashley cole, pirlo, gerrard, Cristiano ronaldo, kaka, messi e van nilsteroy….portanto como unanimidade da lista do dunga considero somente o kaka qual seria sua seleção?

  • Wilian Ifanger

    Hoje, somente o Kaká mesmo. E isso que, pra mim, o Kaká não é esse “gênio” todo também.

  • João Cleucio Nogueira Lima

    Vai minha seleção: Marcos, Daniel Alves, Fábio Luciano, Alex(Ex-Santos) e Leandro. Hernanes e Mancini. Kaká e Robinho. Diego Souza e Alex(Inter). Gostaria de ver e sua seleção já que és um crítico jornalista esportivo. Um forte abraço!

MaisRecentes

Sqn



Continue Lendo

Gato



Continue Lendo

A vida anda rápido



Continue Lendo