GUD MOWNING, SÃR



Creio que você imagina a preocupação dos chineses com a segurança nesta Olimpíada. O mundo pós-11/9 exige vigilância constante em eventos dessa magnitude. Entrar na área do Centro Internacional de Transmissões, que dá acesso ao que eles chamam de Olympic Green (50% dos locais de competição, incluindo o Estádio Olímpico, o Estádio Nacional Indoor, e o Centro Aquático) é coisa de filme de espionagem. Além dos tradicionais (e, aqui, de péssimo humor) detectores de metal, e da revista subsequente, há também uma checagem de credenciais. Você encosta o documento num painel com uma luz vermelha e uma verde. A máquina lê o código de barras. Se der verde, você entra. Não sei exatamente o que acontece se der vermelho, mas não deve ser bom. A tenda de entrada é o primeiro contato com os sorridentes e prestativos voluntários chineses. São 75 mil deles. Na tenda, trabalham uns vinte. Todos, sem exceção, cumprimentam quem chega e quem sai, ao mesmo tempo. É o sonho de uma famosa cadeia de locação de DVD´s. A simpatia continua na hora da revista. “Ôpem yo ams, plis” “Tãn awaund, plis” “Tãnkyuvewimãch, sãr” Eles são ótimos. Na entrada das sedes de competição, mais uma pegadinha de segurança. Os voluntários usam um plástico transparente (do tamanho de um cartão de crédito) para ler um selinho tridimensional colado na credencial. Quando o plástico está sobre o selo, aparece um monte de OK´s, e o voluntário sorri de orelha a orelha. “Plis cãmin, sãr” Por enquanto, ninguém está com muita pressa, e a convivência tem sido tranquilíssima. Tomara que continue assim quando o bicho pegar, mas eu não apostaria nisso. Infelizmente. Deve ser uma das coisas mais difíceis do mundo lidar com jornalistas que dormem pouco, trabalham muito, e acham que todas as portas devem estar sempre abertas.



  • Anna Barros

    Andre,tirando o caso do Tibet(Free tibet,aqui posso escrever,a nossa internet e livre!),a poluicao e o da internet controlada,a China dara um show nessa Olimpiada,pode ter certeza. Tomara Deus que tudo corra em paz e que Osama Bin Laden fique la nas cavernas do Afeganistao e nao queira aparecer. Imaginei direitinho os chineses falando em ingles. Esse diario olimpico esta muito legal e as competicoes nem comecaram! Uma duvida: antes de mostrar as credenciais tem aquele leitor de iris computadorizado que a gente ve nos filmes de 007? Abraco,Anna

  • Daniel Burnier

    Bem, o sotaque brasileiro também nao deixa de ser engracado. Att

  • RENAN KOERICH

    O seu blog está fantástico. Esses detalhes deste início de cobertura olímpica são impagáveis. Parabéns, como você mesmo disse, não será fácil mas todos os seus admiradores sabem de sua capacidade. Grande cobertura olímpica e sempre que possível atualize o blog para nos dar mais informações da loucura que são os Jogos Olimpícos. Forte abraço de um futuro colega de profissão. Renan.

  • Eduardo Mion

    Não sei exatamente o que acontece se der vermelho, mas não deve ser bom. Impagável!

  • Joao Luis Amaral

    He he he! Está aí algo que eu NAO QUERO que vc coloque aqui no blog: o que acontece se der vermelho! Abs. Joao Luis Amaral

  • Tarso Holanda

    Parafraseando Veríssimo, coloca esses chinezinhos num “Grajaú-Leblon” lotado na Nossa Senhora de Copacabana, às três da tarde, no verão, que eu quero ver o bom humor. rsrs

  • Luiz Alberto Derze

    Estarei ansiosamente aguardando o seu especial Pequim, com o foco nesse tipo de relação! Vai ser divertido! Bom trabalho e parabéns! AK: Obrigado pela força, mas não há nenhum especial programado. O que temos pela frente é o objetivo de fazer uma grande cobertura desta Olimpíada. Um abraço.

  • Comi teu pai

    aprende a escrever o filho da putta

  • Bruno

    Mais uma vez parabens pela cobertura, tenho entrado aqui diariamente e me divertindo muito com suas histórias…. Boa sorte por ai…já comeu um escorpiãozinho? abs AK: Nem pensar… um abraço.

  • fred

    Caro André, parabéns pelo seu trabalho, sou seu fã, aguente firme essa longa jornada, trabalhe bastante e experimente tudo que for possível, escorpiões, cigarras, saúvas, minhocas, etc…, sua caminhada esta apenas começando, que tenhas saúde, pois tens muito trabalho pela frente, para o bem do esporte e nosso também, parabéns !!!

  • Urubu 2008

    ,tirando o caso do Tibet(Free tibet,aqui posso escrever,a nossa internet e livre!),a poluicao e o da internet controlada,a China dara um show nessa Olimpiada Ou seja: tirando o desrespeito aos direitos humanos, a falta de liberdade e os riscos à saúde dos atletas, que além disso prejudicam a qualidade das competições, está tudo bem?

  • capu

    André , depois acho que seria legal se vc comentasse sobre a censura que vcs sofrem aí na China, mais especificamente da internet que é o nosso meio de comunicação com você. Um abraço AK: São alguns sites que têm conteúdo crítico ao governo chinês. Soube que alguns blogs também foram vetados, por questões políticas. A página da BBC, que bate forte na questão do Tibet, ficou um tempo proibida, depois abriu, depois fechou de novo. O assunto continua sendo discutido aqui. Parece que a navegação será liberada durante o período olímpico. Um abraço.

  • Guilherme

    Leu a carta-bomba de hoje? Leia. Eu, como palmeirense fiquei emocionado. AK: Belo texto do meu camarada Rizek. Assino embaixo. Um abraço.

  • Régis Forti

    André, muito obrigado pela aula cultural que você está dando com seus últimos posts. Eles tem sido sensacionais!!!!

  • Leonardo

    Andre, parabens pelos relatos e pela lucidez ao descrever o comportamento de boa parte da imprensa. Gente que, quando tem a caneta e o bloco de notas em mao, se sente acima do bem e do mal.

  • PORCO

    VOCÊ PODERIA FALAR DA VIRADA DE MESA DO BAMBI. O BAMBI INSCREVEU ANDRÉ LIMA E ANDERSON ORIUNDOS DO EXTERIOR. A RESOLUÇÃO DA CBF É CLARA. JOGADOR VINDO DO EXTERIOR SÓ PODE SER INSCRITO DE 3 A 31 DE AGOSTO. ELES FORAM INSCRITOS DIA 01. ESTÃO FORA DO PRAZO LEGAL. VEJAM A RESOLUÇÃO : RDP n.02/2005: fixar o primeiro período para inscrição e registro de jogadores profissionais transferidos do estrangeiro para o Brasil de 2 de janeiro a 25 de março de cada ano, e o segundo período de 3 a 31 de agosto de cada ano. MAIS UMA VIRADA DE MESA BAMBI. ALIÁS, ELES GOSTAM MESMA DE VIRAR.

  • Diego

    O único que não entendi foi o “Tãn awaund, plis”. Acho que não conseguiria segurar o riso. AK: “Vire-se, por favor”. Um abraço.

  • Sandro

    Informa, diverte, ensina, entretem! Se fosse um livro com certeza seria o de minha cabeceira! Parabéns pelo excelente trabalho!!!

MaisRecentes

No banco



Continue Lendo

É do Carille



Continue Lendo

Campeão de novo



Continue Lendo