PONHA O CINTO



Os taxistas de Pequim nunca viveram um período tão próspero. Nos últimos meses, as autoridades chinesas investiram em carros novos, mais motoristas, e na necessidade de “formatar” o relacionamento com o passageiro, dada a óbvia dificuldade (impossibilidade é uma palavra melhor) de comunicação. O aumento do contingente de estrangeiros na cidade (eram cerca de 100 mil residentes até o ano passado) também ajudou na criação de mecanismos que permitem que um “não-chinês” entre num táxi em Pequim, e chegue ao seu destino. Uma revista editada em inglês (feita para quem vem de fora), com dicas de hotéis, restaurantes e vida noturna na cidade, informa o endereço e o telefone dos estabelecimentos em chinês, para auxiliar o taxista. O passageiro entra no táxi com a revista e aponta o local onde quer ir. Se o motorista não conhecer, pode usar o celular para se informar. Claro que tudo é na base da confiança, mas qual é a solução? A equipe da ESPN ganhou pequenos cartões plastificados, com a tradução para o chinês dos seguintes dizeres: “Por favor, me leve para os apartamentos Palm Springs, no endereço…” Um recurso para o dia em que as alternativas se esgotarem. É entregar o cartãozinho para o taxista, e rezar para que ele não te leve para a Mongólia. A coisa não é simples mesmo quando a conversa é de chinês para chinês. Descobrimos ontem um restaurante italiano, salvador de vidas, num bairro próximo. Entrei no táxi com Alex Tseng (apresentador do “Futebol no Mundo” da ESPN Brasil, fluente no idioma local), que disse ao motorista onde íamos. Cinco minutos depois, o cara parou num local desconhecido. A tradução da conversa entre eles: Taxista: Chegamos. Alex: Não é aqui. T: É, sim. A: Não é. T: É. A: Não é. T: Claro que é. A: Claro que não. É para lá (e aponta a rua de trás). T: É para lá? A: É. T: Para lá?! A: É. T: Lá?! A: É!! T: Então vamos. Fomos. O restaurante serve carne importada da Austrália e bons vinhos. Chegar é que é complicado.



  • Rafael Lucho

    Andre, sou mais um daqueles leitores silenciosos que te acompanham desde os tempos do IG. Está na lista de favoritos e leituras desde então. Sei da correria que voce deve estar tendo, isso que nem começaram os jogos, mas se puder colocar fotos como colocou na outra visita a China no ano passado, ainda melhor… Sobre o restaurante, estou com um primo trabalhando ai na China, setor de operações de outra emissora, gostaria de passar esta dica para ele ….abraços e boa cobertura.

  • Willian Ifanger

    Hahahahahahahahahha. Sensacional. E deve ter sido mais engraçado ainda o “diálogo” em chinês.

  • capu

    André, nada a ver com o tópico ,mas revi ontem o clássico “poderosa afrodite” (não sei se gosta de w.allen, eu sou fã) e tem um diálogo que acho sensacional entre o persopnagem dele e o seu filho : -papai , quem é o chefe entre você e a mamãe ? ele enrola mas diante da insistência , responde : “of course I am the boss, she is just the decision maker.” Um abraço !!!!

  • roberto

    André, Me desculpe mas sua informação de apenas 600 estrangeiros residentes em Pequim não procede. Outra coisa o numero de estrangeiros que visitam a China e Pequim é enorme. Este volume não é somente devido os jogos, e sim porque a China tornou-se um grande destino de investimentos. Quanto ao problema da lingua com os motorista, realmente é verdade, acabei de voltar dai e chega a ser divertido. Os 100 mil mtororistas que o governo obrigou a ter aulas de ingles devem ainda estar na escola. Boa Viagem AK: Você tem toda razão. Confundi com o número de brasileiros residentes, que também não estaria correto (hoje são cerca de 900). A informação foi corrigida. Obrigado e um abraço.

  • Anna Barros

    Andre,pelo menos o motorista teimou mas aceitou a assertiva do Alex Tseng,pior seria se vcs apertassem o cinto e o piloto sumisse…rs Tem italiano em todo lugar do mundo e e uma das melhores culinarias existentes!Voce sabe o que vai provar e que vai gostar! Abraco,Anna

  • Luiz

    André, te acompanho sempre. Mas estou fazendo questão de ler seu blog “Olímpico”. Suas histórias estão hilárias! Parabéns! Bom trabalho e por favor, não pare de publicar esses “causos”. Abraço de um Fã de Esportes.

  • Alejjandro

    Eu juro pra você que abri agora pra ver a Notinhas Pós-Rodada… ai, ai… até eu me acostumar, vai um mês… e aí volta tudo ao normal de novo! :^D

  • Tarso Holanda

    kkkkkkkkkkkkkk

  • Henrique

    É André você está com um problema que muito de nós adorariamos estar!

  • Rodrigo Arduine

    O Blog corre sério risco de ter sua melhor fase durante essas Olimpíadas! Não me divertia tanto por aqui desde a sua viajem para a Suíça, antes da Copa.

  • Edgard

    André, não sei em Pequim, mas em Hong Kong Outback, que ajuda quando bate uma vontade de comer um filet. Abraços. Edgard. AK: Aqui também tem, e os similares. Obrigado pela dica e um abraço.

  • Thiago Romão

    Dei boas risadas com esse diálogo. “Seria cômico, se não fosse trágico.” Parabéns pelo blog, é a primeira vez que comento das inúmeras que li. É muito interessante saber o que se passa por trás dos bastidores de grandes eventos como esse.

  • marília

    hahahaha… lendo essa transcrição só fiquei imaginando a sua cara de “tô entendendo naaada”… p.s tô adorando o blog versão olímpica (e nem começou pra valer ainda!)

  • Fabiano Filho

    Meu amigo aqui do Brasil só posso te dar notícias ruins. A quinta feira acordou cinzenta, o povo está triste. Mas Domingo se tudo voltar a dar verto o Povo estará feliz de novo. abraços

  • Marcos Rui

    André. Tenho que alerta-lhe, pois pelo histórico do sujeito, você não deve saber que é uma espécie de correspondente dele em pequim. Ao menos é o que podemos inferir quando ele traz esse mesmo post que você escreveu e diz o seguinte “O HBLOG já está na China através do jornalista André Kfouri” Espero estar ajudando, estou alertando principalmente pq ele tem anunciantes em seu blog, ou seja recebe p/escrevê-lo. Endereço do blog citado hugueneybisneto.blogspot.com Qualquer coisa procure no marcador ´Mundo´ AK: Obrigado pelo aviso. Um abraço.

MaisRecentes

Jogarás



Continue Lendo

Uruguai 1 x 4 Brasil



Continue Lendo

Fortalezas



Continue Lendo