18 HOMENS E UM PROBLEMA



GOLEIROS Renan (Internacional) Diego Alves (Almería) ZAGUEIROS E LATERAIS Thiago Silva (Fluminense) Alex Silva (São Paulo) Breno (Bayern de Munique) Ilsinho (Shakhtar Donetsk) Rafinha (Schalke 04) Marcelo (Real Madrid) VOLANTES E MEIAS Lucas (Liverpool) Anderson (Manchester United) Hernanes (São Paulo) Thiago Neves (Fluminense) Diego (Werder Bremen) Ronaldinho (Barcelona) ATACANTES Robinho (Real Madrid) Alexandre Pato (Milan) Rafael Sobis (Betis) Jô (Manchester City) Esta é a Seleção Brasileira olímpica, convocada ontem por Dunga (exceção feita ao último nome do meio-de-campo), como você deve saber. Como Kaká não está na lista porque o Milan não deixou, é difícil, muito difícil, convocar um grupo melhor do que esse. Os nomes estão certos, mas o problema é outro. Sabe o que Renan, Diego Alves, Breno e Thiago Silva têm em comum? Jamais jogaram pela seleção principal. E o que Rafinha, Ilsinho, Hernanes, Thiago Neves e Jô têm em comum? Só jogaram uma vez. Falta experiência à metade dos convocados para a Olimpíada. É por isso que (perdoe-me se você está cansado dessa conversa), desde fevereiro, este blog insiste que 2008 deveria ser o ano da seleção olímpica. Que a seleção olímpica deveria ser, por oito meses, a seleção principal. Se o grupo chamado ontem tivesse sido formado no início do ano, os nove jogadores praticamente estreantes com a camisa do Brasil, teriam em seu currículo quatro amistosos internacionais (Irlanda, Suécia, Canadá e Venezuela), e mais dois jogos de Eliminatórias Sul-Americanas (Paraguai e Argentina). Sobre os dois últimos, uma perguntinha: você acha um time com (só uma suposição, e sem os mais velhos) Diego Alves, Ilsinho, Breno, Alex Silva e Marcelo; Hernanes, Lucas, Diego e Thiago Neves, Rafael Sóbis e Alexandre Pato, bem treinado e cheio de vontade, só faria um ponto contra Paraguai e Argentina? Eu acho que não. E se não fizesse nenhum, qual seria a diferença? Portanto, a questão não é qual time tentará conquistar a medalha de ouro olímpica em Pequim. É como este time chegará lá. A CBF descobriu os Jogos Olímpicos na madrugada do dia 19 de junho, logo após o emocionante empate com os argentinos, em BH. Se tivesse levado a sério o planejamento do título que falta à Seleção Brasileira, teríamos um time pronto (que poderia, até, enfrentar Chile e Bolívia pelas Eliminatórias, em setembro). Não temos.



  • Marcelo

    Não temos a menor condição de vencer as Olimpíadas. O time até que não é ruim, mas sem um treinador de verdade e com o pouco tempo que resta, dificilmente consegue alguma coisa.

  • Felipe Luis Matos

    E quanto a liberação desses jogadores?? Os times afinal são ou nao são obrigados a liberá-los para oas jogos olimpicos? Tomara que eu esteja errado, mas nao tenho muitas esperanças não, ando meio discrente com a seleção brasileira. Ou melhor seleção caça dólares da CBF.. AK: Os clubes têm de ceder seus atletas com idade olímpica. Um abraço.

  • Alluy Richardd (BH – CIDADE DO GALO)

    AK, discordo de vc sobre a falta de experiência do Diego Alves, Renan, Breno e Thiago Silva. O Diego Alves e o Renan sempre fizeram parte das seleções de base do Brasil, não tenho certeza quanto ao Breno e o Thiago Silva. A seleção é OLÍMPICA, se fosse pra uma Copa do Mundo tudo bem! Sem contar que o Diego Alves foi titular do Atlético Mineiro em sua pior fase na história que foi na série B, onde a pressão era terrível e ele se saiu maravilhosamente bem, sagrando-se campeão Brasileiro (B) e mineiro, jogando com autoridade e passando confiança à torcida. Transferiu-se para a Europa e foi destaque na sua 1ª temporada jogando pelo modesto Almería contra times como Barcelona, Real Madri, Sevilha, etc., batendo, inclusive recorde de permanência sem levar gols. O Breno foi titular do São Paulo campeão brasileiro e hoje joga no Bayer de Minique. O Thiago Silva é campeão da Copa do Brasil e disputou a final da libertadores; o Renan é titular do Inter; ou seja, só jogadores que atuaram como titulares em grandes clubes brasileiros com enorme competência! Pra disputar as olimpíadas a experiência que eles têm é bastante e suficiente. Isso vale pro restante. Abraço. AK: Eles não têm experiência na seleção principal, que é o que conta em competições entre países. Um abraço.

  • GUILHERME

    concordo com o marcelo, que diz que o time não ruin, e faço até um adendo dizendo q o acho inclusive bom! Mas sem um treinador de verdade pra prepará-los vai ser difícil mesmo, principalmente por que o time de dunga, não tem ninguém pra “só marcar” no meio (inacreditável, né?), e um time desse precisa estar bem montado pra não se abrir todo lá atrás e sobrecarregar os zagueiros.

  • fabio velame

    levaria o Ramires no lugar de Lucas ou Rafael Sobis. Mas pro Cruzeiro foi bom o Ramires ficar pra nao desfalcar o time no brasileirao. E vc levaria o Ramires?

  • Edouard Dardenne

    Você está coberto de razão, especialmente porque não é dado à seleção brasileira assumir um papel de franco atirador no Jogos de agosto. Com pressão nas costas, nenhuma seleção de ´novatos´ ganha qualquer campeonato. É diferente quando um time joga sem ter muito o que perder, e se essa fosse a situação, esse time seria uma máquina. Mas não é. eles embarcam para a China com a missão de ir buscar o tal do “único título que falta à Seleção”. Tudo isso com um técnico igualmente inexperiente. Não estou muito otimista. Um abraço.

  • Juninho

    Andre. segue minha opiniao sobre o Dunga. Pode ate vir a ser o melhor tecnico do mundo, mas daqui a alguns anos. eu comecei na minha empresa como estagiario, nao como presidente. imagino q vc e o leitor a mesma coisa. pq ele ja comeca com o maior cargo q um tecnico pode ter. falta experiencia e tecnica para ele. agora quem eh o culpado. a cbf q o contratou ou ele q aceitou o cargo???

  • Anna Barros

    Andre,acho que vamos tomar um sacode da Argentina com esse time,sem Kaka e Ronaldinho longe da forma fisica… Nao sei se o ouro chega pq nao houve preparacao,planejamento,nada. Parece que querer a medalha e da boca pra fora pq nao vi nada de concreto ser feito. Pena Kaka nao estar e acho que o Miranda devia ser convocado.E nao chamaria o Jo.So nao lembro de ninguem com idad olimpica no momento e atacante. So nao sei o que vai acontecer ao fluminense sem os thiagos silva e neves… Nao tem george clooney nem brad pitt nem matt damon pra salvar esse time por causa do ocean”s eleven(11 homens e um segredo) Abraco,anna

  • leonardoatleticano

    André, e mais uma coisa, se o Dunga perde para Venezuela, perde para o Paraguai e empata com a Argentina em casa, mas em prol de um projeto futuro, todos entenderiam, é o preço para ter um time formado nas olimpíadas, mas ele não quiz assim e teve que aguentar um coro de 60.000 gritando jumento.

  • André Luis Dadi

    O problema não são os jogadores, mas quem os comanda. Como você bem disse André, os jogadores não tem experiência e nessa hora conta. Mas o que falar do Dunga então. Sem experiência nenhuma como treinador, nacional e internacionalmente, o que é pior ainda. Esse negócio de falar que a coisa é simples nas olimpíadas, pois são jovens que irão jogá-la está por fora. Como já vimos anteriormente, algum time africano apronta uma correria e acaba nos surpreendendo. Realmente, não acredito na medalha de ouro, e você?

  • Felipe

    André, vc não acha arriscado o Dunga ter convocado só 3 zagueiros para as olimpíadas? A posição de zagueiro é a que tem maior probabilidade de vir a sofrer algum desfalque nos jogos pelos cartões…e pela convocação nenhum dos laterais ou volantes tem o costume de jogar improvisados de zagueiros…não era melhor ter deixado de fora um atacante e chamado mais um zagueiro, já que Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves podem jogar no ataque?

  • BASILIO77

    Eu questiono a escalação do ponto de vista tático. 3 zagueiros é pouco. 1 lat. esquerdo é pouco. 4 atacantes + gordinho é muito. Nenhum volante de pegada, protetor da zaga… Vamos ver…ninguém pode reclamar de retranca nessa convocação. Dunga tá pedindo pra sair… Abraço.

  • formigão

    a convocação de maneira geral foi boa , mas não levari o robinho , levaria um matador tipo adriano, não levaria rg e sim o alex do fenerbache e a pergunta quem será lateral esquerdo reserva? se marcelo machucar não vai ter reserva

  • Marcos tricolor

    Eh exatamente o que penso. Preparação começou atrasada e errada. Planejamento equivocado, deveria ser outro tecnico. um para a principal e outra para olimpica.

  • Alexandre

    Sinceramente, André, você não acha que está dando muita importância ao torneio olímpico de futebol ? O fato de nunca o termos ganho não signifca que ele mereça ser o ponto principal do ano da Seleção. AK: Eu acho que significa. Um abraço.

  • Fabio

    Também concordo que poderíamos ter um time bem melhor preparado. O que eu quero saber, é se as outras 15 seleções concorrentes estão muito melhores. Principalmente os africanos e argentinos.

  • NEM FLAMENGUISTA ( JUIZ DE FORA M.G )

    NÃO CONFIO NESTA SELEÇÃO POIS NÃO TEM TÉCNICO E SUA MAIORIA E JOGADORES QUE NÃO SABEM NEM O HINO NACIONAL E ESTARÃO PENSANDO NOS EUROS DA PRÓXIMA TEMPORADA E ENTÃO DARA SELEÇÕES DA ÀFRICA DE NOVO,UM TIME DE EMPRESÁRIOS E ESTA SELEÇÃO QUE NADA TEM DE BRASIL ME DIGA SE O TIAGO NEVES VAI DIVIDIR BOLA,LUCAS VAI DIVIDIR BOLA,O RONALDIONHO GAÚCHO VAI E ZOAR,O RESTO COMO O ROBINHO QUER E APARECER PARA MÍDIA QUE ADORA VER ESTES REBOLANDO E O POVO SOFRENDO COM ESTES PERNAS DE PAÚ,O BRASIL PASSA DA PRIMEIRA COMO QUALQUER TIME DA QUARTA DIVISÃO DO BRASIL MAS DEPOIS JÁ ERA,A SELEÇÃO TINHA QUE SER TODA DAQUI DE DENTRO DO PRÓPIO BRASIL.

  • Sandra

    Oi André. E por que o brasil nunca ganhou uma olimpíada? diego, robinho, kaká, dudu cearense e cia., certa vez nem classificaram a seleção! Luxemburgo, como treinador não fez nada de relevância e o zagallo não deu valor a medalha que ganhou por não ser a de ouro. Teoricamente o brasil sempre teve ou bom time ou técnico ou até mesmo os dois. Acho que o porque dos fracassos está além da compreensão, por enquanto. Por isso acho que o brasil pode até ganhar o ouro. Afinal tudo pode acontecer.

  • Víctor Fernandes Soares

    Perguntas: 1) Esse time olimpíco é muito melhor do que o principal ?, 2) Para que planejamento se esse torneio dos empresários começa antes e fora da sede dos jogos ?, 3) Essa história de falta de experiência não é conversa mole, pois todos eles sofrem pressões diárias por resultados positivos em seus respectivos times ?, 4) O Dunga acha que é técnico ou a gente que cobra demais para um cargo onde experiência e profissionallismo deveriam ser a essência ?. Desde já, obrigado !

  • william

    André, vc simplesmente falou tudo! só a CBF tapada e sua mediocre comissão técnica não viram isso.

  • vicente

    na verdade eu quero fazer uma pergunta,os jogadores convocado pra seleção brasileira que está diputando as eliminatorias pra copa de2010 são pagos recebem salarios da cbf ou não??

MaisRecentes

Em frente 



Continue Lendo

Acordo



Continue Lendo

Futilidade



Continue Lendo