O QUE EU QUERO SABER SOBRE A PARADINHA



Primeiro, só para deixar claro: eu gosto da paradinha. Acho um momento divertido. Se o goleiro cai, é até engraçado. Se não cai, e pega, mais ainda. Mas o que eu quero saber é o seguinte: imaginemos que o goleiro, como na maioria dos casos, vai na onda do cobrador e cai no chão. Ele não cai em cima da risca, certo? Que goleiro fica em cima da risca? Aí, o cobrador tenta jogar a bola no outro canto, o chute sai torto, e o goleiro consegue voltar e pegar. O que acontece? Vale a defesa ou volta a cobrança? Porque, em tese, o goleiro se adiantou. Mexeu-se para a frente antes da bola ser tocada. Ligo para Renato Marsiglia, comentarista de arbitragem da Rede Globo. Ele me diz que, se o goleiro se adiantar, a defesa não vale. O árbitro deve mandar voltar. Pergunto: mas Marsiglia, que goleiro cai em cima da risca do gol? Ele ri. “Situação difícil…”, comenta. Difícil para o goleiro, não para o árbitro. Desse jeito, é melhor mandar cobrar o pênalti com o gol vazio…



  • José A. Matelli

    Ouvi dizer que árbitros não-brasileiros consideram ilegal o que está acontecendo no Brasil. É permitido ao cobrador interromper a corrida em direção à bola quantas vezes quiser. O que não pode, e é isso que eles dizem ser ilegal, é interromper o movimento da perna na hora do chute, como fizeram na última rodada Alex Mineiro, Alan Bahia e Roger. Tá certo que a penalidade é máxima, mas assim é melhor nem cobrar a falta e dar logo o gol…

  • Rafael Pontes

    André, tô contigo. Mas o arbitro vai ter que ter muito peito pra mandar voltar uma cobrança defendida hein… Seguinte, eu estava num barzinho batendo papo com amigos sobre futebol (claro) e surgiu um tema interessante e engraçado: A ESCALAÃO MAIS MARRENTA DO FUTEBOL BRASILEIRO. A minha escalação foi a seguinte: Goleiro: RONALDO (ex-Corinthians) Zagueiros: JÚNIOR BAIANO E ANTÔNIO CARLOS Laterais: VALBER (improvisado na direita, pois não lembrei de nenhum com perfil “marscarado”) e FELIPE na esquerda Volantes: VAMPETA E DINHO (ex-grêmio) Meias: MARCELINHO CARIOCA E DJALMINHA Atacantes: ROMÁRIO E EDMUNDO Técnico: EMERSON LEÃO Presidente do clube: EURICO MIRANDA Seria cômico se não fosse trágico um elenco desses hein… Já imaginou na hora de escolher quem ia bater o pênalti? Faz esse tema aí, garanto que vai ter muita escalação engraçada. Abraço.

  • Sandro

    Que goleiro não se adianta!? Rogério Ceni ora bolas.

  • Teobaldo

    Engraçado, tenho a nítida impressão de ter visto esta dúvida no post NOTINHAS PÓS-RODADA….

  • ronan

    E se o jogador ameaçar 3 vezes chutar ao gol e, na quarta tentativa, marcar… Geraria polêmica? Por isso, até para a paradinha precisaria ter limites. Paradinha em que o jogador faz o movimento de chute e volta atrás, deveria ser anulado. Paradinha tradicional é aquele atraso na corrida que antecede o chute.

  • Ricardo

    André, acho o seguinte: O time que comete um pênalty tem que ser punido e não beneficiado. Acho que limitar o batedor, seja de que forma for, seria beneficiar o infrator. Além disso, a maioria dos “coitadinhos” dos goleiros ficam catimbando, falando besteira para o batedor no intuito de enervá-lo(que o diga o Rogério Ceni), o que é tão ou mais condenável. O goleiro também pode, por exemplo, se movimentar(sobre a linha) sem nenhuma limitação. Ficam apontando o lado que o cara vai bater o pênalty, ameaçam pular p/ um lado e caem no outro e se adiantam e todas as cobranças, se exceção. Desta forma acho que se o batedor quiser ir pulando em uma perna só, quiser dar uma sambadinha e plantar bananeira antes de bater o pênalty, está valendo.

  • marcelo coelho

    E o Viola, Rafael, não tem lugar nesse ataque não?!?!

  • Joao Luis Amaral

    Fala, André! Eu sou da opinião que o goleiro poderia sim se mexer, limitado à pequena área, partir do apito do árbitro. Acabaria com essa bobagem de “deu passo”, “beliscou o bandeira”, “bateu asas e voou”… Abs. AK: Pequena área?! É pênalti com barreira, então. Rs. Um abraço.

  • Marcio R

    Bem o proprio nome diz, penatil é a PENALIDADE MAXIMA. Ora como penaltil é a punição maxima a um time nao vejo problemas no atacante ter mais vantagens. Abraços!

  • márcio luiz Xavier

    Não entendo como os goleiros ainda procuram adivinhar o canto. 90% dos penaltys hj ou são com paradinha ou no meio do gol ou ainda o jogador espera a definição do goleiro. Aí, em vez de ter que arriscar o cantinho, tem meio gol pra jogar a bola… AK: Eu também não entendo, e o Casillas provou isso na Euro, contra a Itália. Mesmo sendo um goleiro considerado “pequeno” para os padrões atuais, ele não arriscou. E se deu bem. Um abraço.

  • Carlos Patricio

    Perfeita essa colocação. Eu ouvi o Clemer do Inter falar alguma coisa parecida com isso. Eu tbm acho que é hora de rever alguns conceitos sobre cobrança de pênalti pq só os goleiros são os prejudicados nessa história. Td bem, concordo com o Mauro Beting que diz que o goleiro representa o time infrator e este não pode ser favorecido numa decisão da arbitragem, mas não pode ser tão prejudicado tbm. Eu sou a favor de fazer com que se crie uma linha imaginária de uns dois passos da linha do gol. O bandeira não tem que se basear numa linha imaginária para determinar o impedimento? Usaria este critério para ver se o goleiro se adiantou muito a ponto de se beneficiar deste avanço ou não. O que vc acha, André? Abraços! AK: Eu não tenho problemas com a regra que impede que o goleiro se adiante (só acho que ela deveria ser aplicada sempre, e não apenas de vez em quando). Mas acho que a paradinha em que o cobrador começa o movimento do chute, e pára, é covardia. Um abraço.

  • Hani Hassan

    Já está virando covardia com os goleiros. Limitar o goleiro a se mover apenas sobre a linha, enquanto o cobrador pode fazer o que quiser antes de tocar a bola, é sacanagem.

  • Sandro

    AH, vamos parar com isso. O penalti é pra punir o infrator, é penalidade máxima, tem que se dar todas as chances de sair o gol. Se os goleiros treinarem e se condicionarem com paradinha ou sem paradinha, 505 dos penatis batidos são defensáveis. Eles precisam se condicionar a ter o sangue frio de esperar a definição do batedor. Esse percentual de penaltis defensáveis pode ser ainda maior. Sim a paradinha.

  • Haroldo Batelli

    É engraçado ver o goleiro cair…desde que vc NÃO seja o goleiro ou NÃO torça pelo time dele. Acho tão simples acabar com essa discussão que não entendo pq a FIFA e os velhinhos ingleses não se manifestam. Pô, coloca uma linha a cerca de 50 cm da linha do gol. Até ali o goleiro faz o que quiser! Planta bananeira, dança funk, joga truco, sei lá…e por sua vez o batedor dá paradinha, paradona, ameaça…Tão simples e “complexo”!!!

  • André

    Tenho uma dúvida dessas difíceis também. O jogador X do Time A já tem cartão amarelo. O time B está no ataque e X faz falta grave (pra amarelo, consequentemente expulsão), mas como a jogada é de perigo, segue com vantagem para o time B, que conclui a gol e o goleiro do time A defende e repõe com rapidez para X, que domina a bola ja no campo de ataque, corre, invade a área e faz o gol. O juíz deve validar o gol e expulsar X?

  • Gabriel Ciríaco Lira

    Caro André, famosa frase diz “O direito deve ser interpretado inteligentemente para não cometer abusos” COM ISSO MELHOR INTERPRETACAO é que se o ATACANTE assume o RISCO da PARADINHA, a caída do GOLEIRO não seria INFRAÇÃO. Ele ficar na linha é para proteger o ataque. Este que abriu mao…abracos AK: Não é o que dizem os árbitros. Um abraço.

  • cesar

    André, sou totalmente a favor da paradinha, mesmo porque o jogador não está fazendo nada de ilegal. Se é assim, vamos reclamar da paradinha na batida de falta (o Marcelinho Carioca faz isso), no jogador que ameaça cobrar o lateral para um um lado e bate para outro, por exemplo. Hoje no Globo.com tem uma matéria com goleiros reclamando (Ceni, Clemer, Castilho). Jogador de futebol é estranho. Nunca vi eles sejuntarem e para pedir o fim das cotoveladas, dos carrinhos criminosos, dos agarrões dentro da área, das voadoras do Fábio Costa, etc e tal. Agora, quando se trata de um lance bonito, sem nenhum tipo de violência os caras vão reclamar? Tenha dó, né. Daqui a pouco vão exigir o fim do chapéu, do drible da vaca, da bola no meio das pernas…. Abraço.

  • Ricardo

    O goleiro de Handebol convive com “paradinhas” numa boa… O atacante que cobra o 7 metros ameaça várias vezes antes de arremessar a bola. Acho que isso é muita frescura desses goleiros que posam de coitadinhos, mas catimbam o jogo todoa, principalmente se estão vencendo o jogo. Fazem cera para bater tiro de meta, se alguém encosta neles, se jogam no chão e pedem atendimento médico, etc. Acho que acabar com as paradinhas seria sim beneficiar o infrator. AK: É, mas no Handebol, o goleiro não é obrigado a ficar em cima da linha do gol. Também não acho que a paradinha deveria ser proibida. Interromper o movimento em direção à bola, tudo bem. Mas interromper o movimento do chute, já acho covardia. Um abraço.

  • Reinaldo Soares Estelles

    Eu acho que, já que vale a paradinha como estamos vendo nos jogos, o goleiro poderia se movimentar até a linha da pequena área em qualquer momento após a autorização do árbitor para a cobrança da penalidade. Isso sim seria engraçado: gols por cobertura, frangos e grandes defesas!

  • Aleandre Wenichi

    A melhor definição das paradinhas atuais foi dada pelo jornalista Joelmir Beting. Ele disse que o que se vê não é paradinha, é chutar a grama. O cara vem correndo e dá dois chutes, o primeiro na grama e mata o goleiro, depois ele chuta a bola. Diferente da paradinha em que o cobrador não chuta a grama ele literalmente dá a paradinha antes de chutar. AK: É isso. Um abraço.

  • Marcelo de oliveira

    sempre tive essa dúvida, se alguem souber responder manda a resposta pro meu e-mail por favor. Bom é assim. Acontece uma falta, na hora de colocar a barreira quem escolhe se quer a barreira o goleiro ou o cobrador da falta ?? se alguem souber me fala! brigadoo!!

  • GEDAIAS CAETANO GOMES

    ANDRÉ KFOURI, EM UMA COBRANÇA DE TIRO LIVRE DIRETO, QUEM ESCOLHE SE QUER A BARREIRA? O DEFENSOR OU O ATACANTE?

MaisRecentes

É do Carille



Continue Lendo

Campeão de novo



Continue Lendo

Inglaterra 0 x 0 Brasil



Continue Lendo