LA BOMBONILHA



Conforme se vê pelo título do post, tratarei o extra-campo da decisão de logo mais (Ilha do Retiro, 21h50: Sport x Corinthians – Globo) com bom-humor e esperança de que nada de grave aconteça, por causa de um jogo de futebol transformado em guerra civil. Sobre o intra-campo, há um detalhe interessante a comentar. O título da Copa do Brasil será decidido pela forma como o Corinthians se comportará quando, e se, estiver perdendo por 1 x 0. Não é a minha opinião, é o que aconteceu em todos os jogos do Sport em casa na competição. A saber: Primeira fase, contra Imperatriz: 1 x 0 aos 14´ (final: 4 x 1) Segunda fase, contra Brasiliense: 1 x 0 aos 23´ (final: 4 x 1) Oitavas-de-final, contra Palmeiras: 1 x 0 aos 7´ (final: 4 x 1) Quartas-de-final, contra Internacional: 1 x 0 aos 3´ (final: 3 x 1) Semifinal, contra Vasco: 1 x 0 aos 14´ (final: 2 x 0) O único dos placares acima que, repetido hoje à noite, não dá o título ao Sport é o do jogo contra o Inter. Ainda assim, leva a decisão para os pênaltis. Portanto, a julgar pelo histórico do Sport em casa, é (um pouco mais do que) provável que o Corinthians leve o primeiro gol nesta noite. Se for cedo, terá tempo para reagir e buscar um gol decisivo. Mas o Sport terá o mesmo tempo para chegar ao segundo. Se for tarde, verá o Estado de Pernambuco inteiro na pressão. Com o agravante de que, se o gol sair, o jogo acaba. Claro que tudo isso não leva em conta a dinâmica da partida de hoje (e o comportamento do Corinthians desde o apito inicial), que é o que verdadeiramente determinará o resultado final. Só mais uma coisa que me chamou a atenção: o que André Santos estava fazendo no jogo de sábado passado, contra o Grêmio Barueri, em que o Corinthians poupou vários titulares? Jogando no meio-de-campo, com Wellington Saci na lateral-esquerda… Não parece o teste de um esquema para deixar Diogo Rincón como opção no banco?



  • Ricardo

    ….e pela primeira vez, sem seu principal jogador, Romerito. Muito difícil para o Sport, que vem caindo desde os jogos citados.

  • Thiago

    Oras, esse determinismo do resultado do sport só nos leva a lembrar a frase do Garrincha, de que “só falta combinar com os russos”. A mesma coisa vc pode dizer dos resultados do Corinthians fora de casa, e aí só um jogo que não daria vitória ao corinthians, mas nenhum que significaria derrota. AK: Não, não pode. Você compara duas situações (Sport em casa, Corinthians fora) que não podem ser comparadas. O Corinthians jogou como visitante em quatro estádios e ambientes diferentes. Num deles (volta contra o SC, em Ribeirão) era, na real, o mandante do jogo. Meu post é sobre uma situação única, o comportamento do Sport em casa. Um abraço.

  • Joao

    Andre, Infelizmente já teve torcedor baleado ontem em Recife conforme link na pagina inicial do UOL. Espero que não ocorra mais nada. Abs, Joao

  • Tiago

    correto…. acho que entra com andré santos e alessandro no meio (caindo nas costas de festim – (bala) e “craque” enilton hahaha, com saci e carlos alberto mais presos na marcação

  • marcelo aranha

    caro André conforme dito vc fez um scout do SPORT dentro de casa, porém se esqueceu de falar do CORINTHIANS fora de casa, vamos lá: Barras do Piaui 0 X 6 Corinthians Fortaleza 1 X 2 Corinthians Goias 3 X 1 Corinthians São Caetano 1 X 3 Corinthians Botafogo 1 X 2 Corinthians portanto André apenas um resultado leva a decisão por penaltis, e como um bom corinthiano já estou acostumado a sofrer e comemorar. AK: Situações diferentes, conforme resposta abaixo. Um abraço.

  • David

    Um corintiano foi baleado em Recife e um jogador do corinthians quase foi atropelado propositalmente. Triste…

  • Diego Salem

    Se o Mano colocar o André no meio, entra o Carlão na lateral.

  • marcelo aranha

    Andre algum desses jogos do Sport ele já estava perdendo por 3 x 1 ? será mesmo que ele consegue parar o cCorinthians ou fazer 2 gols sem tomar nenhum? AK: Aí é que está. Foram resultados construídos a partir de situações diferentes da que se apresenta hoje. Nenhum adversário visitou a Ilha com o plano de jogo que o Corinthians terá logo mais. Um abraço.

  • Joao Luis Amaral

    É, André! Apesar de eu ser Corinthiano, acho que dará Sport. Sério mesmo. O clima, a torcida, a pressão fará com que o Sport, invarivelmente, leve este título… (Sport do Recife??? Nao, nao… dará SPORT CLUB CORINTHIANS PAULISTA!!!) Ah! Meu Deuuuussss! É sofrido ser Corinthiano, mas é bom demais da conta! Abs, Joao Luis Amaral

  • Thiago

    André, entendo que o post trata apenas do Sport, mas ainda assim vejo ares determinísticos: ainda que cada jogo fora de casa do Corinthians tenha sido em estádios e situações específicas e diferentes. algo em comum ´une´ e as caracteriza: jogar fora de seus domínios, longe de sua torcida. Assim não é incorreto que se diga que uma análise da campanha do Sport (em casa) deva ser complementada com análise do Corinthians (fora), sob risco de ser incompleta para saber “aquilo que tudo leva a crer” que acontecerá nesta decisão. AK: Cara, de novo: a questão não é o que o Corinthians faz fora. É o que o Sport faz em casa. Um abraço.

  • Leandro Thome

    Foi dito em alguns sites que o Sport so liberou 950 dos 3.500 ingressos ao que o Corinthians teria direito. Isso procede? Pq se isso acontecer vai rola confusao na Ilha hoje… Abraco

  • Andre

    Ola André. Um aspecto importante desse jogo e o forte contra-ataque da equipe alvinegra ( alem disso o Herrera, jogador que eu considero mediano, esta em uma fase incrivel e desequilibrando). O Sport virá para cima, e um gol nao bastará. Con certeza deixará espaços atrás, que serão aproveitaods pelo alvinegro. Dessa forma dificilmente o Corinthians não fará gol, o que torna a trefa do Sport muito difícil. Por isso tudo acho que o Corinthians chegará ao tri da Copa do Brasil. Um abraço a todos. AK: Eu penso como você. Mas isso não anula o que escrevi. Um abraço.

  • marcos

    andré vc ta ficando mala como seu pai…para de secar AK: Seria bom se você entendesse a minha intenção. Acho que não é difícil.

  • Eduardo

    André, concordo com tudo o que voce disse, mas a resposta para como o Corinthians vai se portar em campo voce já respondeu: o Corinthians tem maiores opções táticas que o Sport, o que pode se tornar a maior vantagem sobre todos os outros adversários do Sport.

  • André

    Tambem concordo com o seu post. Minha intensão era mostrar que a vantagem do corinthians e muito grande, vai alem dos 3×1. O Corinthians jogará da maneira como gosta e para qual oo time foi montado. Outra coisa aposto que o Saci joga o segundo tem no lugar do Rincon. Assim o poder de marcação corinthiano sera maior, o contra-atque masi forte, e para piorar para o esporte em cim do luisinho neto cansado (ele nao aguenta dois tempos de um jogo desce) e ruim. Um abraço.

  • Rogerio Jovaneli

    André, ao entrevistar Mano Menezes para a Placar, fiquei com a impressão de que o treinador corintiano sabe muito bem como traçar estratégias de jogo. Aliás, disse que gosta disso. E de ter na mão o grupo de atletas. Segundo ele, todos sabem as suas tarefas e o nível de importância que cada um tem no elenco. Certamente, ele já treinou essa alternativa (André Santos) antes mesmo de usá-la contra o Barueri. Mano não é daqueles que muda o time toda a hora, logo seria normal escalar André na lateral esquerda e Alessandro como meia marcador pela direita. Porém, todavia, contudo…aposto que tentará surpreender Nelsinho. Sabe que é muito difícil pensar em título, jogando para segurar o Sport o tempo todo. Aliás, já disse que acredita ser preciso marcar ao menos um gol para ganhar a Copa do Brasil em Recife. Então, das umas uma: ou entrará com Lulinha na meia direita e Alessandro ou C. Alberto como lateral, deixando A. Santos na dele; ou com o bom lateral esquerdo na meia, como você falou. Aliás, se levar em conta que Lulinha é ainda muito garoto e pode sentir a decisão (minha opinião, inclusive), pode cravar seu palpite: Andre Santos na meia esquerda. Nesse caso, a dúvida muda de posição: Saci na esquerda ou três zagueiros, nesse caso com a entrada de F. Ferreira, que Mano parece gostar bastante.

  • GUILHERME

    caraaaca, só goleada! não sabia disso… apesar de tudo agora acho q o stport é favorito.

  • garfield

    kd a historia de jordan?

  • André Luis Dadi

    Acho até engraçado alguns comentários que ouço por aí. Fase boa termina tão fácil como vem. Não que estou sugerindo que a fase acaba hoje, mas o time do Corinthians é simplesmente um time esforçado, em boa fase, com um técnico competente. Não é um bicho papão que possui o melhor ataque do mundo. Por que então a certeza do gol fora de casa? O Corinthians para ser campeão deve jogar com inteligência e segurar o resultado. Resta saber se tem emocional para isso, coisa que o Botafogo não teve. Porque se tivesse um pouco que fosse, estaria na final.

  • Leo

    O retrospecto do Sport em casa é bom mas vejo uma queda no rendimento deste e uma subida de produção do Corinthians. Contra o Vasco o Sport quase deu adeus a Copa do Brasil. Contra o Botafogo o Corinthians se superou. Acho que dá Corinthians, não por ser superior mas pelo fato de estar em um momento melhor.

  • Carlos Patricio

    Olá, André! Interessante a sua análise mas, como disse o primeiro comentário, todas essas partidas do Sport na Ilha foram com o Romerito, inclusive contra o Vasco. Sem o Romerito o Sport só perdeu, mas tbm foram os jogos fora da Ilha, ou seja, este é de fato primeiro o jogo do Sport na Ilha sem o Romerito pela Copa do Brasil. Esta questão do Mano ter escalado o André Santos com o Saci contra o Barueri, pra mim tbm foi um teste e bem interessante. Eu gostaria de ver esta formação com André Santos no lugar do Rincon. Abraços!

  • Massara

    Pô, André. A história que você falou que ia contar do Jordan era pegadinha? Abs.

  • Pedro

    André, discordo da parte em que você, a partir do fato de que o Sport fez o primeiro gol nos últimos 5 jogos, conclui que é provável que o Timão leve o primeiro hoje. Eu concluiria justamente o contrário: quanto mais jogos o Sport joga e faz o primeiro gol, menos provável é que ele faça o primeiro no próximo jogo. Ou seja, o mais provável hoje é: ou o Timão não leva gol hoje, ou faz o primeiro. Pode anotar aí.

  • MACABEUZINHO

    boa analise…porem o comportamento dos times em casa e fora de casa(nesse caso e ocasiao) nao devem ser levados em conta quando o componente principal e o psicologico,na minha modesta opiniao. fazer um gol no 1 º nao significa que o sport tera a mesma performance no segundo…isso seria ciencia exata,o que nao ocorre em comportamentos humanos. o corinhthians marcar nao significa nada alem de um gol que pode ser hipervalorizados pelo mais inexperientes a decisao esta no equilibrio emocional alias nao sou torcedor de nenhum dos times,porem e minha opiniao que o sport leva vantagem nessa descisao..principalmente se fizer o placar necessario no 1º tempo quanto ao corinthians ele precisa aproveitar o que tem de melhor a juventude e a garra da equipe e nao temer levar gols e levar a descisao para o 2º tempo ..onde o aspecto fisico pod pesar demais para o sport enta…a sorte esta lançada para os dois times que vença o futebol! nao a babaquice de alguns daki e de la em tempo: eu sou recifense e acho uma babaquice essas historias de orgulho paulista,nordestino,etc…tudo e brasil! no bom e no ruim!

  • marília

    eu sei como o Corinthians vai se comportar se (duvido que ocorra) tomar 1 x 0… NÃO VAI PARAR! VAI PRA CIMA TIMÃO! eu, hein… o Sport isso, o Sport aquilo, pq ganhou de inter, palmeiras e numseiquem. e daí? o placar tá 3 x 1 e o Corinthians tá indo lá pra jogar bola, sem Rincon, com Rincon… eu tenho certeza que o Mano não vai cometer o erro que o Sport cometeu em São Paulo de esperar o adversário. O Corinthians está lá pra vencer o jogo. e vai.

  • Guilherme Torres

    André, faltou apenas vc lembrar o fato que o Corinthians marcou em TODAS as partidas que disputou… Dentro ou fora, sempre marcou gols… todos os resultados fora de casa, o único que levaria o jogo de hoje pra penaltis seria contra o goias… com o sport saindo, creio que antes dos 20 o coringão já marcou seu gol…

  • Edu Cury

    Fiz essa observação (do diogo no banco com saci na lateral a André na meia) pra todos os meus amigos e ninguém levou a sério…. Ainda bem que mais alguém notou. “Corto meus dois braços” se o Mano nao entrar assim como vc disse ou mesmo num 3-5-2 (como no começo do paulista). Em ambos os casos com André S. e Saci (como lateral ou ala)… Abs

  • Jorge

    Só mais uma coisa que me chamou a atenção: o que André Santos estava fazendo no jogo de sábado passado, contra o Grêmio Barueri, em que o Corinthians poupou vários titulares? Excelente pergunta!

  • roberto sousa

    Deixando a teoria do apocalipse de lado, foi o Palmeiras que saiu na frente contra o Sport. Um abraço. AK: Ôps, não foi não. Gols: Romerito, aos 7min, aos 31min e aos 42min, e Alex Mineiro, aos 15min do primeiro tempo; Dutra, aos 19min do segundo tempo. Um abraço

  • Felipe Lima

    Caro André, os números são apenas números. E a história do futebol está aí para provar, o Maracanazo, a derrota do Brasil para a Itália, em 1982… Em decisão, é preciso talento e coração, portanto, a única coisa que podemos fazer é esperar o “jogo ser jogado” AK: Eu acho que podemos fazer mais. Um abraço.

  • Luiz Fernando

    E ai Andre…. É, não tinha pensado nisso mesmo, pode ser até uma boa mesmo por que o Rincon não ta jogando nada nos ultimos jogos…

  • Felipe Lima

    Você pode fazer mais: exercitar a masturbação numérica. Desculpe, mas eu já passei dessa fase. Um abraço. AK: Felizmente não sei o que é isso. Lamento por você. Um abraço.

  • Luis

    Sport x Corinthians – Globo …. foi sem querer mas ficou perfeito…

  • Rafael

    2,23

MaisRecentes

A notícia de conforto



Continue Lendo

Metamorfose



Continue Lendo

Classificado



Continue Lendo