LeBron precisa carregar o Cleveland nas costas. Até quando ele aguenta?



O Cleveland Cavaliers começou mal a temporada da NBA. Depois de um mês, ainda está longe do time que disputou as últimas três finais (e venceu uma). Este início estranho, com vitória sobre o bom time de Washington, mas derrotas para os fracos Indiana e Atlanta, não deve preocupar a torcida, já que a Conferência Leste é fraquíssima. Os Cavs vão aos playoffs e (acho) ainda são favoritos a chegar à final. O motivo de preocupação é outro: LeBron James.

O melhor jogador do mundo (e, para alguns, o melhor de todos os tempos) vai completar 33 anos em dezembro. LeBron James é forte e nunca teve lesões importantes, mas uma hora o corpo começa a cobrar o preço. No cenário ideal, o gênio dos Cavs jogaria 30 minutos por jogo em média e chegaria voando aos playoffs. Sua média até agora é de 37,8, mais de três quartos inteiros. E Cleveland já disputou 11 partidas, ou 14% da temporada. Não é pouco.

LeBron James sinaliza em jogo do Cleveland Cavaliers

LeBron James chegará bem fisicamente aos playoffs? (Foto: Rob Carr/AFP)

Não é uma óbvia suposição. Neste início de temporada, já vimos LeBron demonstrar bastante cansaço no quarto final de algumas partidas. Ainda que esteja jogando o suficiente para fazer 57 pontos em um único jogo, o “dono” dos Cavs é obrigado a jogar seu máximo desde o princípio da temporada, que deveria ser de águas tranquilas para o time. Como chegará aos playoffs? Que condições físicas terá a oferecer em um eventual confronto contra o forte Boston Celtics ou até em uma possível quarta final consecutiva contra o Golden State Warriors?

Na final da temporada passada, LeBron não gostou quando foi questionado se estava cansado. “Eu pareço cansado? Eu estou ótimo”, respondeu. Tyronn Lue, técnico do Cleveland, afirma que está dando mais tempo de quadra ao camisa 23 para que sua grande estrela chegue às suas melhores condições técnicas, depois de participar pouco da pré-temporada. Ainda que seja verdade, a conta pode chegar tarde e ser muito difícil de pagar. Saberemos a resposta em alguns meses.