Felipe Melo é o reflexo de um Palmeiras que compra suas próprias ameaças



Felipe Melo não é o vilão, mas foi um ‘capricho’ de uma diretoria que se viciou em fazer contratações de forma agressiva, sem estudar demais o mercado e não deixando passar nenhuma oportunidade. O Palmeiras acertou em várias investidas, é verdade, com jogadores de perfis bem distintos: o jovem promissor Róger Guedes, trazido do Criciúma; Dudu, a estrela em potencial do Grêmio disputada a tapa pelos rivais paulistas; Moisés, um jogador experiente que perambulou sem brilho por times de menor expressão, até se tornar o maestro do time campeão Brasileiro de 2016. Mas são três exemplos em mais de 50 reforços anunciados desde 2015, impulsionados pela dinheirama de sua patrocinadora máster.

E Melo entrou na lista das contratações que podem ser batizadas de “desnecessárias”. O volante, que vivia uma fase quase invisível numa capengante Inter de Milão, foi um movimento do diretor de futebol Alexandre Mattos que não pode ser olhado de forma isolada. Trouxe um veterano de 34 anos, que disputou Copa do Mundo e fez quase toda sua carreira na Europa. Não viria nunca para compor o elenco e foi apresentado com o selo de “titular”.

Desde a sua chegada, os gritos aleatórios buscando uma idolatria que não tinha nenhum pilar para existir. Como dito neste espaço, buscou se tornar um porta-voz do Palmeiras, ganhando notoriedade pelas frases de impacto, as provocações, a encarnação do “cachorro louco” que a torcida já gritava antes mesmo de a bola rolar. E quando a bola rolou, não se viu nenhum brilhantismo em campo que correspondesse ao barulho fora dele.

Felipe Melo, em jogo contra o Jorge Wilstermann, válido pela Copa Libertadores (Foto: Cesar Greco/Agência Palmeiras)

Felipe Melo, em jogo contra o Jorge Wilstermann, válido pela Copa Libertadores (Foto: Cesar Greco/Agência Palmeiras)

A verdade na relação entre Cuca e Felipe Melo provavelmente estará escondida entre as declarações de Cuca e as próximas manifestações do jogador. Ambos negam o confronto, mas algumas peças não se encaixam. Se o volante não é o ideal para o esquema, por que o treinador o escalou como titular na decisão pela vaga nas semifinais da Copa do Brasil contra o Cruzeiro? O staff de Felipe Melo nega problemas de ambiente, mas não tem como ignorar os desentendimentos do jogador com Róger Guedes e o preparador físico Omar Feitosa em treinamentos.

No planejamento estratégico de grandes empresas existe a análise SWOT, que traça as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças diante de um cenário. O Palmeiras falhou nesta avaliação, acreditando que o perfil “cascudo” de Felipe Melo seria um aditivo importante para a Copa Libertadores. No fim das contas, o volante se envolveu em uma briga com os uruguaios do Peñarol, foi suspenso, lesionou-se e se tornou uma peça coadjuvante na campanha. A força do jogador de qualidade técnica jamais suplantou a ameaça de plantar voluntariamente dentro do elenco uma bomba-relógio.

Agora descartado por Cuca, o jogador poderá resgatar seu futebol e espaço em outro clube da Série A (não atingiu a marca de sete jogos no Brasileirão) ou até mesmo em times médios da Europa. Para os palmeirenses, o sentimento é quase nulo. Não fará falta por aquilo que a torcida idealizou, mas que jamais chegou perto de se concretizar. O obcecado Palmeiras precisa olhar o mercado com mais frieza. O problema, obviamente, não é o dinheiro, e sim o bom senso que separa o time forte da pura e falha ostentação.



  • ODEIO O CORINTHIANS

    Zzzzz

  • wilson r gomes

    incrivel como impresa 7×1, escreve lixo. mas é Palmeiras, se escreve tem otário como eu que le. mas nao tem como ficar puto com a besteira acima. os malditos números que são colocados. os famosos 50 jogadores contratados, o time de 120M da Crefisa. a folha salarial, um bla bla bla de jornalista fraco. A contrataçao do FM, foi elogiada por muitos na imprensa, mas alguns sim colocaram o risco da contratação. Não deu certo, como tantos não deram e como tantos deram no futebol. Negócio bom mesmo é contratar Mauricio Ramos, Thiago Heleno, Juninho, Adriano Michel Jackson, Messi Black, Betinho….. Deixem o Palmeiras em paz.!

    • Ranieri Araujo

      exato

    • PauloFini

      Assino em baixo!!!

  • carlos

    real piada da américa>>>>>>

    bom já são 10:18:20 do dia 31/07/2017 e o guarani da turiassu continua sem mundial!!

    eterno virjão pigmeu da turiassu!!!

  • Ranieri Araujo

    Escreveu babaquice! FM fará falta sim. E vc Rodrigo não fala nem nome de 20 milhões de palmeirenses!

    • Patinkeiro

      E NEM VC RANIERI E DESDE QUANDO NO PALMEIRAS UM VOLANTE FOI PROTAGONISTA DO TIME? ALIAS EM QUE TIME DO MUNDO TEVE UM VOLANTE COMO PROTAGONISTA

      AHAA VAI ESCREVER BABAQUICE NA CHINA

  • Antonio Miguel

    Infelizmente, o Cuca saiu do Palmeiras após o término do Br 16. O Eduardo Baptista provavelmente indicou o Felipe Melo (péssimamente indicado), ou o Mattos bancou essa contratação sem pé nem cabeça.
    No dia que o Palmeiras o contratou, eu fiz várias críticas, inclusive, aqui no site Lance.
    O Palmeiras não estava precisando de volantes. À época tínhamos o Gabriel (um dos melhores volantes do Futebol Brasileiro, e o perdemos para o Corinthians), tínhamos o Matheus Salles, bom volante, guerreiro, além de Tchê Tchê, Arouca (que machucou-se em 2017), Jean (atua como volante).
    Até hoje não entendi essa contratação que à época eu também achei desnecessária. Infelizmente, perdemos o Gabriel para nosso maior rival, ficamos sem o Gabriel e o Felipe Melo vai sair (não deveria nem ter vindo).
    Que isso sirva de experiência para os mandatários do Palmeiras, que apostaram num técnico sem rodagem (Eduardo Baptista), para dirigir o Palmeiras na Libertadores, que indicou ou acatou uma contratação desnecessária.
    Dos males, o menor… Pois essa atual presidência/diretoria tem inúmeros acertos e um erro ou outro não manchará todo o trabalho. Avanti Palestra!!!

  • odair

    A panelinha de moças não gostaram que ele falou em “corpo mole”. A torcida gostava dele e isso causa inveja. Mas Cuca gosta de Thiago Santos, o trator.

  • ROGERIO JOSE

    Bem, ja que não vai usar que pelo menos essa diretoria faça alguma coisa que presta, usa-lo como moeda de troca por laterais que estamos precisando ou então porque nao oferece-lo na troca pelo conca que esta encostado no flamengo?

    • Paulo Rufino

      Tá doido????? Deixa esse encosto longe da Gávea….. Sugere a troca dele por Nenê do Va2co. No Flamengo não

  • odair

    Pseudo-jogadores que ganham centenas de milhares de reais e precisam ser poupados porque não podem jogar mais que dois jogos seguidos. E ficam tentando enganar que é Libertadores que interessa. Tem a obrigação de lutar até o ultimo jogo no brasileirão.

  • Joao Augusto Barbosa

    Análise corretíssima, falta equilíbrio aos gestores, que por ora, beira à arrogância. O excesso cobra seu preço…

  • junior

    sempre falei que era ruim ,

  • Sérgio Wagner

    Pegue-se o mesmo texto e substitua Felipe Melo por Borja….

  • Verdumn

    Boa análise e bom texto ! À acrescentar que escapamos do Diego Souza, seria mais uma extravagância …

  • PauloFini

    O Cuca precisa explicar seu sistema de jogo…o ano passado ele montou um time que tinha em Prass, V.Hugo, Mina ,G.jesus, Dudu , Tech-Tech e Moisés seu pilar de sustentação….o problema deste ano, é que ele perdeu O Moisés (contusão) , o V.Hugo e principalmente, o G.Jesus…peças que não se encontra no mercado…todos sabemos que ele não sabe ou não gosta de treinar um time para aproveitar as características dos jogadores…ele obriga os jogadores a jogarem no seu esquema, muitas vezes obrigando o jogador a mudar completamente sua maneira de se posicionar em campo, lembram do Barrios?O mesmo esta acontecendo com o Borja…não se encaixa

  • PauloFini

    Assim, como o Cuca chegou com o bonde andando, não tendo indicado o Guerra, Borja e o F.Melo…sendo que só o Guerra se adaptou a sua necessidade, ele queimou o F.Melo e vai queimar o Borja, assim como fez com o Robinho e com o Barrios, vejam o que ele esta fazendo de gols no Grêmio….e o Robinho no Cruzeiro…acabou com o Palmeiras no Allianz…agora é rezar para passar pelo Barcelona e esperar que o Moisés volte em grande estilo….ARRUMAR esta defesa, pelo amor de deus…que no ataque a gente se vira…temos que parar de tomar gols bestas…

    • Ganha do Barcelona ( 2 x 1 ) mas não se classifica!! Aguardem e Confiram !!!

  • BI MUNDIAL FIFA

    TIMINHO LIXO ! FELIPE MELO, BORJA, GUERRA NÃO VAI MEIO JÔ….KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    • MAIS RICO DAS AMÉRICAS

      FALOU SEU LIXO FDP.

      • BI MUNDIAL FIFA

        TORCEDORZINHO DE TIMINHO BI REBAIXADO E SEM MUNDIAL….KKKKKKKKKKKKKKKKKK
        FELIPE MELO ? TA CAINDO FORA
        BORJA ? BANCO DE RESERVAS
        GUERRA ? SÓ VIVE MACHUCADO.
        DE QUE ADIANTA GASTAR MILHÕES PRA VER O CORINTHIANS SE TORNAR O ÚNICO HEPTA CAMPEÃO BRASILEIRO DO PAÍS EM 2017 ? …….KKKKKKKKKKKKKKKK

        TIMINHO PEQUENO QUE PENSA QUE É GRANDE ! TITIA LEILA DEVE ESTAR SE PERGUNTANDO : QUE MERDA EU FUI FAZER COM MEU DINHEIRO NESSE PORRA DE TIME PEQUENO E SEM TRADIÇÃO…KKKKKKKKKKKKKK

    • Jmqrz

      O Jo aquele dos 7 X 1 contra a Alemanha???? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK Nao me mata de tanto rir. KKKKKKKK

      • BI MUNDIAL FIFA

        JO tem mais gols no Brasileiro que os pé de ratos DUDU, BORJA, WILIAN BIGODE juntos…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Caros amantes do futebol: No texto acima onde foi escrito por sabemos quem e de onde vem “Para os palmeirenses, o sentimento é quase nulo. Não fará falta por aquilo que a torcida idealizou, mas que jamais chegou perto de se concretizar”. É mais uma mentira plantada neste momento fara FALTA SIM e muita falta, um dos maiores problemas nos bastidores do Palmeiras deste a primeira passagem de Cuca é a insanidade do técnico que ao meu ver por seu egocentrismo não aceita trabalhar com jogadores de temperamento forte que possivelmente venham afronta-lo em suas idéias mirabolantes e isto não é de hoje: Foi com o Lucas, Robinho, L. Barrios, Rafa Marques, Alec Gol, F. Tobio, Mouche, M. Sales, J. Pedro, Nathan, M. Bastos, Dudu e agora Felipe Melo.. Para ele somente servem jogadores que dizem amém… Luan, T. Santos, Fabiano, Maike, e mais um monte de pereba que ele indicou para o Palmeiras e nenhum vingou como titular.. Porque será eim!!!!!!????? Será é porque ele não indicou…#Fica a pergunta… Quem será o proximo?
    Vou um pouco mais além… Quem era, qual é a historia do Sr. Mauricio Galliote no Palmeiras antes de ser vice do Paulo Nobre?….. Sr. Cuca, OSr. foi um jogador meia boca… O que conquistou como jogador… É duro enfrentar homens quando ambos tem o mesmo objetivo.

MaisRecentes

A torcida rasgou o ‘Soberano’ e é o maior reforço do São Paulo no ano



Continue Lendo

Agora em Barcelona, Paulinho precisará se provar mais uma vez



Continue Lendo

Um adversário minúsculo era o que Neymar precisava em sua estreia pelo PSG



Continue Lendo