Blogs Lance!

2 pontos

5 pontos da convocação da seleção brasileira para a Copa do Mundo



Divulgação CBF

Divulgação CBF

1. Poucas surpresas na lista dos 23 convocados para a Copa do Mundo da Rússia, anunciada hoje por Tite na sede da CBF, no Rio de Janeiro. Com a saída forçada de Daniel Alves, o treinador recorreu à bola de segurança e chamou Danilo e Fagner para a lateral direita. Apenas três jogadores que atuam no futebol brasileiro foram chamados: dois do Corinthians (Fagner e Cássio) e um do Grêmio (Geromel). O zagueiro do Tricolor foi um grande acerto de Tite, que enfim abandonou sua convicção em relação a Rodrigo Caio, que vive uma fase muito inferior à de Geromel.

2. O nome que mais dividiu opiniões foi a Taison. Apesar de já ter sido convocado, o atacante do Shakthar Donestsk corria por fora num setor já bem povoado e que deve deixar na reserva nomes que vivem em ótimo momento na reserva – o caso de Firmino, por exemplo. Fred, companheiro de time de Taison, merecia a vaga, assim como Arthur, volante do Grêmio que em breve partir para o Barcelona, mas ficou de fora no grupo dos 23 (ele deve constar na lista de 12 suplentes, que não foi revelada).

3. Apenas seis são remanescentes na última Copa, marcada pelo 7 a 1 contra a Alemanha: Marcelo, Thiago Silva, Fernandinho, Paulinho, Willian e Neymar. Para os supersticiosos, Tite ainda terá que quebrar uma escrita: ser campeão da Copa sem nenhum jogador de Palmeiras e São Paulo convocados. Para quem já completou o álbum da Copa, apenas duas erratas: Daniel Alves e Giuliano.

4. O Manchester City é o time europeu que mais jogadores cedeu à seleção brasileira (4), seguido por PSG (3), Barcelona, Real Madrid e Shakthar Donestsk (2), Liverpool, Chelsea, Atlético de Madrid, Internazionale, Juventus e Roma (1).

5. Na entrevista, Tite cravou Gabriel Jesus como titular no time que enfrenta a Suíça na estreia da Copa, no dia 17 de junho. Apesar de não relevar os suplentes, o treinador vazou um dos nomes: o zagueiro Dedé, do Cruzeiro, que sofreu muito nos últimos anos com lesões, mas que ganhou espaço nas últimas semanas com ótimas atuações na Copa Libertadores e Campeonato Brasileiro.

Os convocados:

Goleiros Alisson (Roma), Ederson (Manchester City) e Cássio (Corinthians);

Laterais Marcelo (Real Madrid), Fagner (Corinthians), Danilo (Manchester City), Filipe Luís (Atlético de Madrid);

Zagueiros Miranda (Internazionale), Marquinhos (Paris Saint-Germain), Thiago Silva (Paris Saint-Germain), Geromel (Grêmio);

Meio-campistas Casemiro (Real Madrid), Fernandinho (Manchester City), Paulinho (Barcelona), Renato Augusto (Beijing Guoan – CHI), Philippe Coutinho (Barcelona), Willian (Chelsea), Fred (Shakhtar Donetsk);

Atacantes Neymar (Paris Saint-Germain), Gabriel Jesus (Manchester City), Firmino (Liverpool), Taison (Shakhtar Donetsk) e Douglas Costa (Juventus).



Autores

​​R​odrigo Borges

Jornalista desde 1997, fez parte da primeira equipe do LANCE!, onde trabalhou por três anos. Passou por publicações como jornal Destak e ESPN., foi cofundador do site Esporte Final e é um dos criadores do Bikpek, especializado em esportes olímpicos. Depois de passar por Nova York, hoje mora em Londres, onde trabalha como freelancer para publicações brasileiras.

fale2pontos@gmail.com

​​​Fabio Chiorino

É jornalista e pós-graduado em Comunicação. Começou sua carreira na Agência Folha, em 2000, e atuou por nove anos em agências de comunicação. Desde 2014, é editor na ESPN Brasil. Coautor do livro “Esporte Fino – O Esporte Além dos Resultados” e um dos redatores do livro “Palmeiras – 100 anos de Academia”, assinado pelo jornalista Mauro Beting.

fale2pontos@gmail.com