O Botafogo enlouqueceu e incorporou o ‘chororô’ à sua bandeira



O Botafogo soltou há pouco uma nota oficial em seu site para anunciar que não cederá o Estádio Nilton Santos – o Engenhão – para a final da Taça Guanabara entre Flamengo e Boavista. A explicação é tão clara quanto ridícula: alegam desrespeito por parte do jogador Vinicius Jr, atacante do Flamengo que comemorou o gol contra o Botafogo na semifinal fazendo o gesto de choro, uma provocação normal no mundo do futebol.

“Passaram-se os dias e até hoje não houve uma manifestação, quer do jogador, quer do clube, se retratando do episódio. Pelo contrário, repercute ainda mais o gesto”, diz a nota. Não houve desrespeito algum à instituição, como o Botafogo tenta fazer valer após a derrota no clássico, uma forma também de desviar o foco do momento crítico do clube.

Após um ano fora da curva de um time aguerrido comandado por Jair Ventura, o Botafogo abriu 2018 mergulhado em incertezas. Trocou de técnico, perdeu jogadores, trouxe reforços modestos e, em uma semana, foi eliminado na primeira fase da Copa do Brasil para o Aparecidense e derrotado pelo maior rival no primeiro turno do Campeonato Carioca.

Flamengo venceu o Botafogo por 3 a 1 e se classificou à final da Taça Guanabara (Foto: Vitor Silva/Botafogo)

Flamengo venceu o Botafogo por 3 a 1 e se classificou à final da Taça Guanabara (Foto: Vitor Silva/Botafogo)

O Botafogo alega ainda que a conduta Vinicius Jr pode provocar a violência entre jogadores e torcedores. Há um ano, pelo mesmo Estadual, um torcedor do Botafogo foi assassinado com golpes de espeto de churrasco antes do clássico contra o Flamengo. Tentar projetar a incontrolável violência de organizadas a um ato banal numa comemoração de gol é de uma desonestidade intelectual que jamais poderia combinar com a história do Botafogo.

Ao não alugar seu estádio por birra, o clube, tão combalido financeiramente, perde a chance de ganhar dinheiro e reforça a impressão de adotou o ‘chororô’ como bandeira. E aí vale como apelido na escola: quanto mais você luta contra, mais ele se torna presente na boca dos colegas.



  • Pingback: Fabio Chiorino: "O Botafogo enlouqueceu e incorporou o ‘chororô’ em sua bandeira" - Coluna do Flamengo - Notícias, colunas, contratações, jogos e mais()

  • Jean Felippe

    Flapress está de parabéns com essa matéria, vai pra volta redonda, aterro ou estádio da portuguesa. Quando reclamamos da imoralidade é choro e quando o clube toma providências somos birrentos, já tivemos jornalistas esportivos mais respeitáveis. O que aconteceu com o técnico Oswaldo de Oliveira é um exemplo recente do péssimo jornalismo esportivo que temos. O Botafogo não vai ser manipulado pela flapress que acha que um jogador muito mediano é craque.

    • Ciro Pellegrini

      O Flamengo irá para Cariacica, uma de suas milhares de casas espalhadas pelo Brasil. E se o mando de campo fosse do Fla (o que seria mais justo, por ter a melhor campanha), o jogo poderia ser na Ilha do Urubu sem o menor problema.

  • Charlil

    Estive em Cabo Frio ano passado , e vi muitas camisas do Botafogo,e conversando com torcedores, cheguei a seguinte conclusão, o Botafogo não pode mais ser considerado clube grande, por diversos motivos, e sua torcida não aceita essa realidade, sou Galo,e eles acham que estão no nível de Galo, Cruzeiro, Grêmio, Flamengo, Palmeiras e etc

    • Gustavo Alves

      O Botafogo é grande pela história, e médio levando em conta o passado recente e o presente. Diretorias que pensam pequeno e não ousam, fizeram isso do clube.

      • Vejota Marcelino

        Enfim, um botafoguense consciente por aqui…

      • Charlil

        Concordo Gustavo

  • Claudio

    ESSE BOTAFOGO É UMA VERGONHA, E POR ISSO ESTÁ ESSA DRAGA, FALEM SÉRIO?
    ESSA MATÉRIA JÁ FOI MUITO ESCALDADA, MAS AGORA OUSAM EM REPERCUTÍ-LA COMO FORMA DE UM PROTESTO RIDÍCULO, VTNC!

    SINCERAMENTE, NÃO DÁ PRA ACREDITAR EM TAMANHA IMBECILIDADE DESSE CLUBE JÁ TÃO SUBMETIDO A VEXAMES MORAIS, PQP!

    CRF, FALA COM A FEDERAÇÃO E MANDA ESSE JOGO PRA VOLTA REDONDA, PRA ILHA DO URUBU, OU PRA BANGU…E MANDA ESSE CLUBECO DE MERD@ TOMAR NO CUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU!

    PS…ESSE TAL DE MUFARREJ ASSINOU UM DOCUMENTO, E AGORA QUER RASGÁ-LO POR CAUSA DE MEIA DÚZIA DE VAGABUNDOS, FALA SÉRIO?

  • Flamengo: construa seu estádio e não encha o saco do Botafogo. VJ: provoque bastante os adversários, mas depois não reclame de entradas mais violentas de jogadores com pouca técnica. Botafogo: alugue seu estádio para qualquer clube, menos para aquele cujos torcedores destroem seu estádio e assassinam inocentes.

    • luciano

      Botafogo: nao se apequene aos seu
      Adversarios tente ser grande coisa que esse time mediocre nunca foi…..

      • Joaoelaura

        “Tente voltar a ser grande”, deveria ter escrito assim , pois já foram ,mas lá no milênio passado, agora não passam de um timeco que esta chateado por causa de uma brincadeira . O futebol profissional esta chato . Anos atrás o Andrezinho deu uma caneta linda no Arão e brincou ” quer tomar sopa com colher ” , e a repercussão na época foi nenhuma , ninguém do FLAMENGO zangou , e o Espírito é esse , futebol é alegria , não esse chororô que esta sendo feito.

    • Renato Luiz

      Quando o Botafogo construir um estádio vc’s pode chamar de seu….

    • Paulo Bittencourt

      Ricardo, que eu saiba o Botafogo ainda não construiu um estádio pra chamar de seu. Que eu saiba o Engenhão é um estádio público, que o Botafogo apenas tem concessão. Então acho que o Botafogo se acha muito dizendo que tem estádio. Se fosse assim o Flamengo ia dizer que a ilha é dele só pq tem concessao por 3 anos.

      • Leia um pouco sobre concessão pública e entenderá que a posse do estádio é do Botafogo. Estude sobre a Gávea e verá que o terreno é uma cessão da prefeitura.

        • Vejota Marcelino

          A concessão do estádio é do Chorafogo, a propriedade é do município. Já a Gávea realmente é uma cessão, ou seja, é de propriedade do Flamengo. Vc q tá precisando estudar…

  • Joao Daniel

    Concordo com o Botafogo, o jogador do Flamengo faltou com o respeito com a instituição. Se neste jogo tivesse uma quantidade maior de torcedores poderia terminar em tragédia. O flamengo ou o Jogador em nenhum momemto se retratarão sobre o episódio, sinal q estão de acordo com o ocorrido.
    Botafogo no próximo jogo ganha a partida faça um gol e façam a comemoração do “cheirinho” pra ver se esses repórteres flameguistas incubados se continuam defendendo sua tese .

  • Daiely Martins de Moura

    Gostaria que os repórteres esportivo fossem primeiramente profissional e não torcedores. O respeito está mais ligado as ações de pessoas pois no momento em que vivemos tudo está se tornando em guerras entre torcidas organizadas. Principalmente no Rio de janeiro.

  • Antonio Jacimar Pedroni

    Chororô é livre !

    • ED10VASCAO

      Mulambo trouxa….chora por ser mendigo sem teto rsrs…manda o jogo embaixo da ponte Rafinha fedida rsrz

      • Thiago Rodrigues

        Vascaíno chorando também… Kkkkk

      • Antonio Jacimar Pedroni

        Vasco vai ser série B cuidado menina !

  • Antonio Jacimar Pedroni

    Agora vai pegar mesmo ! Chororô !!!

    • Anthone Mateus Magalhães Afons

      Chororo e cheirinho já pegaram faz tempo. Hehehe.

      • Thiago Rodrigues

        Chora mais.

      • Sérgio Santos

        Não esquece o jogo do senta, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      • Antonio Jacimar Pedroni

        Chororô é livre !!!!

  • Anthone Mateus Magalhães Afons

    A situação é simples: quem não tem estádio pede favor a quem tem. Se não quer pedir favor e ainda arruma problema, tem que jogar na rua ou em outro local em que seja bem vindo. Em tempo, será que o colunista do Lance alugaria um bem seu para algum desafeto ou pessoa intransigente apenas pelo dinheiro? Acho que não. Então chega de parcialidade e de conversa fiada. Quem é dono faz o que quer com o que é seu.

    • Renato Luiz

      Quando o Botafogo construir um estádio vc’s podem chamar de seu, não se esqueçam inquilino não é dono….

      • Anthone Mateus Magalhães Afons

        Certo. O estádio não é do Botafogo. Quem manda lá é o Flamengo. Tem cada uma… Agora só é dono ou administra quem construiu. Se alguém comprar uma casa já construída não será dono… Pelo jeito nem adianta tentar explicar o que é um arrendamento, nao é? Bom jogo em Cariacica.

        • Thiago Rodrigues

          Meu caro, o Botafogo não comprou estádio algum. O Engenhão é da prefeitura. O clube administra lá. É só. Ta desinformado hein…

          • Anthone Mateus Magalhães Afons

            Deixa p lá. Vc não vai entender mesmo.

        • Sam R. Souza

          Mas só é dono se herdar , receber em doação ou COMPRAR .
          O estádio foi construído na maioria dos impostos de Flamenguistas .

      • Sérgio Santos

        Então, seguindo a sua “lógica”, se vc aluga uma casa, um vizinho incômodo e bandido, pode chegar a qualquer hora. e exigir utilizar a casa, e vc tem que ficar quieto porque não é dono, é inquilino? É isso mesmo que ensinam nas escolas dos mulambos? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Sam R. Souza

      “Quem é dono faz o que quer ” Então o Flamengo é dono da Ilha do Urubu?
      Pensa tão pequeno quanto seu time. Pega uma chupeta também .

      • Anthone Mateus Magalhães Afons

        Falou cheirinho…. Se a casa do fRamengo é da mãe Joana, tudo bem. Mas o Engenhao tem dono e quem manda é o Botafogo. Se discorda, que entao concorram na próxima licitação. Enquanto isso pode chorar e jogar em Cariacica. O choro é livre, nao e mesmo?

        • Eddy Jones

          Dono???? Buaaaaaatafogo no máximo é gestor

    • ClaytonGodinho

      Dono de que? Quem aluga uma casa não é dono dela…

  • Sam R. Souza

    Engraçado o torcedor do Botafogo querer zoar Flamenguista por conta do estádio . Tem mais de 10 anos com o engenhão e ganhou o que nesse período?
    Não sabe nem ganhar dinheiro alugando e montar um bom time para dar o troco em campo , prefere chorar do que se levantar e lutar.

    • Sérgio Santos

      E vcs? Com o maior orçamento anual dos times do Brasil, não conseguem ganhar porra nenhuma. Ficam sempre no cheirinho. Esse ano vai ser a mesma coisa. Foto velha! Nosso clube paga a fatura de administrações corruptas e incompetentes, que não é exclusividade nossa, mesmo assim, ano passado demos uma pequena demonstração que temos um patrimônio que poucos clubes tem: nossa grande e apaixonada torcida. E criativa.

      • ClaytonGodinho

        kkkkkkkkkk, “grande” torcida..kkkkkkkkkkkk

      • Sam R. Souza

        No período de 10 anos ganhamos:
        1 Brasileirão ( 2009)
        1 Copa do Brasil ( 2013)
        Eliminamos o botafogo em todos os confrontos diretos.
        Ganhamos alguns cariocas nesse período
        2009 , 2011 (invicto), 2014 e 2017 (invicto).
        A torcida de vcs estão assistindo jogo do flamengo e contribuindo para termos uma cota de TV muito maior .

        Olha nossa estruturas , pagando dividas e sem mexer no dinheiro de venda de jogadores que soma quase 200 milhões.
        Ainda temos mais garotos com potencialidades de vender por 100 milhões ou mais .
        Tá bom né .

  • ED10VASCAO

    Esse Lance e um jornaleco mulambo de bosta que apoia esses marginais sem teto em tudo que fazem….vergonha isso…Time de vagabundos analfas desdentados e sem tetos

    • Renato Rasiko

      Ah! que amor! A vascaína incorporando o chororô botafoguense. É emocionante ver as duas morrendo abraçadas. Vão se catar vcs duas. Vão virar time grande, em primeiro lugar; e em segundo, providenciem lenços e mais lenços.

    • Thiago Rodrigues

      Engraçado é vascaíno chamando flamenguista de favelado e marginal kkkkkk. Noção ZERO da história do próprio clube que você torce. Lamentável.

      • Eddy Jones

        Barreira do Vasco é o que mesmo???

        A boca de fumo é do lado de bostanuário

  • wal/lima

    Eu quero que os mulambos se phodam!! Eu quero que esses pseudos formadores de opinião, do tipo repórter framenguista enrustido, se phoda também. O Botafogo foi roubado descaradamente pela arbitragem naquele jogo, razão do desespero de alguns após o roubo descarado, mas, a mídia, na sua maioria mulamba, passam por cima do descalabro arbitral, e se unem ao time mulambo naquela de que ” roubado é mais gostoso”.
    Time que mais chora quando não é auxiliado pela arbitragem é o framengo, mas a imprensa idiota diz que é o Botafogo,
    Time que mais tem VICES no Rio, mas dizem que é o Vasco,
    Time que tem mais viado do que toda a torcida tricolor é o framengo.
    Vão jogar na casa do caralho, o Nilton Santos, espero, nunca mais ver
    mulambos no nosso estádio.
    E o tal do Mídia Junior, se ele não se fuder aqui, com certeza, lá ele não vai se dar bem…

    • Vejota Marcelino

      E ninguém cala…kkk

    • Eddy Jones

      Engenhão é da prefeitura….

      É só teve roubo se tiver regras na FIFA que proipr o Flamengo de fazer gol no Botafogo

    • Paulo Pinheiro

      Roubado? rsss
      O cara quase tirou a camisa do jogador do Flamengo dentro da área e o árbitro não tinha que marcar pênalti?
      Taí o que os chorões chamam de “roubado”.
      O fato na frente do focinho e os caras dizendo que não viram nada.
      O Stevie Wonder também não viu pênalti no lance!

  • Sérgio Santos

    O Botafogo enlouqueceu? Porque não parou de participar do script feito pela mídia tendenciosa que adora fazer chacota com o clube e sua torcida? Não quero nem saber se a justificativa da Diretoria está correta/aceitável ou não. Para nós torcedores, que sempre somos motivo de chacota pra essa imprensa ridícula, o que importa é que não queremos os mulambos no nosso estádio. Porque ninguém falou nada quando os mulambos, que tinham o mando de campo da semifinal, clássico com duas torcidas da cidade, recusaram a jogar no Nilton Santos? Quero é mais que se foda: imprensa, mulambos, CBF.

    • Eddy Jones

      Estádio é da prefeitura…..

      • Konrado Oliveira

        E quem gere é o Botafogo…quem não recebe um tostao da prefeitura!!!

        • Eddy Jones

          Por isso já cortaram a luz do Engenhão inúmeras vezes.

          E gestor não é dono…..

  • Konrado Oliveira

    Bla bla bla bla..bando de zé vcs jornalistas esportivos….O Real Madrid não deixa a final da Copa do Rei acontecer no Santiago Bernabeu quando o Barcelona esta na final e vcs ficam falando de rivalidade e um monte de coisa mas nada de pequenez….o Botafogo faz isso com o Flamengo e é pequenez….ainda tenho que ler que o Engenhao é publico e por isso o Botafogo teria que ceder como se o poder publico mantivesse o estadio e o time só jogasse….o estadio é de concessão do Botafogo ele cede para quem quiser ou não bando de babaca….o time não é obrigado a nada ainda mais por causa de 100 mil reais….vão se ferrar com essa historia vcs!!!

    • Eddy Jones

      O problema é o motivo.

      E o buaaaaaatafogo assinou o acordo na reunião de aprovação do edital do campeonato. Não tem que reclamar de nada

      • Konrado Oliveira

        Se seu time tivesse estadio..e agora tem né aliás….o jogo seria lá..ao invés de ser aqui no ES…nao sei porque a reclamação…vcs nao lotam um estadio de 20 mil e querem um de 40….o Botafogo não é obrigado a ceder nada pois nao recebe um tostao do seu time pra ajudar a gerir o engenhão…se somos chorões em relação a comemoração vcs são mais ainda em querer usar o que é dos outros. Usem o de 20 mil pessoas de vcs!!

        • Paulo Pinheiro

          Mas ninguém tá chorando por causa disso. O mando de campo é do Boavista. O Flamengo tá só esperando resolverem essa picuinha de guri pequeno pra ver em que lugar vai ser campeão da Taça Guanabara. O resto é pequenez de clube que está fracassando em tudo este ano e faz fumaça pra enganar a torcida trouxa.

          • Konrado Oliveira

            kkkkkkkkk….trouxa….sera q são os botafoguenses ou vcs flamenguistas que passam o ano todo dizendo que vão ganhar tudo e ganham só o carioca? Kkkkkkk vc pelo visto nao sabe o que é trouxa o cara de pateta! Deve ser porque vc mesmo faz o papel Kkkkkkkkkkk

          • Paulo Pinheiro

            Eu não lembro do meu time ser desclassificado pelo Aparecidense…

          • Konrado Oliveira

            Alem de trouxa tem Alzheimer….nao foi seu time que perdeu para o Santo André num Maracanã lotado numa final de copa do brasil? Kkkkkkk vai num medico pra melhorar sua memória o trouxa! Kkkkk

          • Paulo Pinheiro

            E o Aparecidense já chegou em uma final? Não sei nem se já chegou na final do Goiano, rss
            Sério, cara. O ano do Botafogo tá bem incerto. E enquanto vocês aplaudirem pirotecnia tosca do presidente ele se sente aliviado. Mas quando a bomba explodir você vai entender o que eu quis dizer com “trouxa”.

  • ClaytonGodinho

    E ninguém cala….kkkkkkk

  • Charles Ubiratan

    Flamerda NÃO TEM ESTÁDIO, que vá jogar na pqp da mãe joana dos quintos da judas dos infernus!

    • Eddy Jones

      Melhor jogar no aterro do que na boca de fumo que vocês chamam de estádio

  • Córdova77

    Bostafogo e Vascaindo……chorando juntos……piada eterna

  • wal/lima

    Mulambo é babaca mesmo ou se faz de ignorante? O Nilton Santos pertencerá ao Glorioso pelos próximos 60 anos, isso significa que os mulambos atuais morrerão e seus filhos crescidos também morrerão, e o Nilton Santos continuará sendo do Botafogo, e, o framerda continuará sem ter estádio, sem ter onde jogar… pagará a fortuna que o Maracanã exige ou vai pra Volta Redonda…. Fiquei sabendo agora que o Esgoto do Urubu caiu com a chuva de ontem… nem no Estádio da Portuguesa poderão jogar…ahahahah!
    A imprensa do Brasil é uma bosta, a imprensa esportiva carioca é mais ainda… um bando de babacas que pensam que são formadores de opinião, na verdade, são vendidos…. a imprensa e a globo fizeram a mídia mulambenta, mas não colocam nunca que os principais títulos do framengo foram roubados, máfia do apito, papeletas amarelas e outras… mas para esses imbecis, roubado é mais gostoso…. o clube que mais títulos brasileiros conquistou foi o Sport Clube Recife, só de 87 eles ganhou mais de 10 vezes kkkk
    o Botafogo não é dono do Nilton Santos, mas os clubes pagam ao Glorioso para jogar lá, as propagandas do estádio são pagas pra nós, os serviços de estacionamentos e bares e lanchonetes são nossos também, e a torcida mulamba quando ia lá e quebrava as cadeiras, roubava vasos sanitários, portas, fechaduras, pias e torneiras… o prejuízo eram pago pelo time mulambo….
    Quero ver , o framerda só jogará lá como visitante ou quando o Glorioso deixar ou quiser .

    • Paulo Pinheiro

      Grande porcaria. Como se fosse o único estádio do mundo, rsss
      O Neymar também só vai entrar na sua casa se você quiser.
      Mas pergunta se ele tá preocupado com isso, rsss
      Sobre as reclamações sobre arbitragem… obrigado. Você acabou de confirmar a validade do gesto do Vinícius Jr.
      rsss

  • wal/lima

    Pessoal, uma amigo meu que andava sumido, apareceu e disse que veio do futuro, do ano de 2129, disse que o mundo é outro, a tecnologia é outra, alimentos e transportes, que já existe o teletransporte… mas, que o framengo continua sem ter estádio.

  • Paulo Pinheiro

    Perfeito!

  • Jose Guilherme Pereira Leite G

    O Botafogo não pode esquentar com chororo, porque o junior chora até hoje quanto o mendonça deixou ele sentado com o drible que ele levou?

MaisRecentes

Nos 60 anos de Oscar Schmidt, lembre o discurso de sua entrada no Hall da Fama



Continue Lendo